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Click & collect: confira na prática os benefícios desse modelo de logística

por João Cristofolini Terça-feira, 10 de julho de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

O e-commerce precisa se reinventar para atender a um consumidor cada vez mais exigente e bem informado. Pagar caro e esperar dias para receber a encomenda não faz mais parte dos planos de quem compra pela internet. Grandes redes varejistas, aos poucos, vem buscando soluções logísticas inovadoras. Uma delas é a Via Varejo (administradora das lojas online Casas Bahia, Ponto Frio e Extra), que está adotando em seu sistema novas alternativas logísticas. A exemplo do click & collect, que você conhecerá a seguir!

Click & collect

Click & collect é uma expressão em inglês que indica pontos de retirada. Corresponde à opções de entregas diferentes da tradicional, que utiliza transportadoras ou mesmo os Correios para levar a mercadoria até o endereço do consumidor.

E a estratégia de click & collect da Via Varejo pode ser considerado um ótimo case no Brasil. A seguir, acompanhe algumas modalidades que a empresa já adota ou pretende utilizar em breve em seus processos logísticos.

Pick up store, a retirada na loja

A retirada direto na loja, ou pick up store, é uma realidade no mundo inteiro. Por aqui, no entanto, ainda é um modelo tratado como inovador. O Retira Rápido é o serviço da Via Varejo para a retirada em loja, que já atende com eficácia os clientes da rede.

Segundo dados da empresa, a cada minuto, quatro novos pedidos são resgatados nos estabelecimentos físicos. Em um mês, isso representa a forma de entrega escolhida para mais de 200 mil vendas.

O uso de lockers

Uma alternativa ao pick up store são os lockers, uma espécie de “armário” para onde são levadas mercadorias adquiridas no e-commerce e, de lá, retiradas por seus compradores. Nos Estados Unidos, principalmente, esse é um modelo que ganhou fama a partir da adoção pela gigante Amazon.

No Brasil, a empresa tem uma estrutura de lockers instalada em postos de combustíveis na cidade de São Paulo. Os armários são desbloqueados pelo cliente a partir de um QR Code, com leitura realizada por meio do smartphone.

Eles funcionam no modelo de autoatendimento, 24 horas por dia. Ou seja, o próprio consumidor vai até o local e retira o produto, sem interagir com nenhum funcionário da loja.

Com o aumento da procura por essa modalidade, nos próximos meses, ela deve aumentar o número de armários disponíveis para a retirada de mercadorias.

Os lockers serão instalados em áreas de grande circulação de pessoas, como estações rodoviárias, de trem e em grandes condomínios.

Entrega por Uber

O aplicativo de transporte mais utilizado atualmente também deve se tornar um parceiro logístico do e-commerce. Ainda não está em uso, mas há planos para isso e, mais uma vez, envolve a Via Varejo, que pretende reduzir o tempo e os custos de entrega usando esse tipo de serviço.

Importante destacar também que há outros modais de distribuição de produtos em estudo, incluindo a entrega a partir de bicicletas.

Retirada nos Correios

Até setembro, segundo ela, as compras feitas pela internet poderão ser retiradas em um maior número de agência dos Correios. Hoje, a parceria já deu início ao serviço em 540 locais, mas deve ser ampliada para 6.000 diferentes pontos espalhados por todo o país.

Como o seu e-commerce pode se beneficiar

Diante dessa inovação em alternativas logísticas, não há razão para o seu e-commerce ficar fora dessa tendência. Até porque ela soluciona muitos dos problemas relacionados à entrega e às trocas e devoluções de produtos.

O conceito de omnichannel, que integra os ambientes online e físico como se fossem um só, está cada vez mais em evidência. É nele que se encaixam algumas das soluções já utilizadas pela Via Varejo e que podem estar ao alcance também da sua empresa.

Outro modelo, um pouco diferente do praticado por ela, é o pick up point. Trata-se de pontos de retirada sem vínculo com o e-commerce. Nesse caso, portanto, qualquer ponto comercial pode se credenciar como local de entrega e recebimento de encomendas de uma loja online.

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