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Cinco premissas para reduzir os riscos no pagamento em lojas virtuais

Por: Eduardo Fregonesi

Antes de co-fundar a Synapcom, Eduardo também participou da fundação do Shop2gether, onde foi diretor comercial. Formado em administração pela Universidade de São Paulo, possui especialização em Business Administration pela London School of Economics and Political Science (LSE). À frente da empresa, conquistou prêmios de diferentes entidades do setor: Melhor Operação em E-commerce pelo E-commerce Brasil e Melhor Gestão de E-commerce pelo E-awards.

Foi-se o tempo em que comprar no e-commerce era fonte de preocupação em grande parte da população brasileira. Prova disso é que o comércio eletrônico cresce a cada ano: apenas no primeiro semestre de 2019, movimentou R$ 35 bilhões, um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Mesmo assim, as lojas virtuais precisam ficar atentas a cada transação, pois os riscos continuam no processo de pagamento e é preciso oferecer o ambiente mais seguro possível para seus consumidores. Confira cinco dicas para minimizar essas ameaças:

1 – Utilize certificado de segurança

É um item praticamente obrigatório para a operação de qualquer e-commerce, dos pequenos aos grandes. Basicamente, consiste em uma tecnologia que protege as informações fornecidas pelos clientes na página, dificultando o trabalho de criminosos. A iniciativa também mostra ao visitante que a página e a navegação são seguras, auxiliando-o na tomada de decisão para concretizar a compra.

2 – Conte com um sistema de análise de risco

Nos últimos anos, tornou-se importante para o e-commerce contar com sistemas que analisam o nível de risco de seus consumidores. Isto é, comparam padrões de comportamento dos usuários, identificando possíveis discrepâncias, como localidade e valor médio gasto. É uma forma eficiente de minimizar as chances de prejuízo por conta de estelionatários.

3 – Escolha bem os intermediadores de pagamento

É essencial escolher bem os intermediadores de pagamento que irão operar em seu e-commerce. Tanto para garantir que todas as transações sejam concluídas sem desgaste para o consumidor, quanto para ser uma camada a mais de segurança em tentativas de fraudes. Afinal, essas empresas também analisam os riscos envolvidos antes de liberar o pedido.

4 – Atualize e cheque os dados cadastrais

A base de dados de seus clientes é um dos principais ativos do e-commerce, não apenas para gerar insights para campanhas, mas também para evitar fraudes. É essencial que todas as informações estejam atualizadas e completas, pois isso permite que a loja possa verificar se o consumidor que fez uma determinada compra suspeita é legítimo – além de permitir um futuro contato para comunicar a tentativa de fraude.

5 – Cruze as informações

Apesar dessa vantagem, o banco de dados cadastrais de seus clientes não pode ser a única fonte de informação para o e-commerce. A principal vantagem dos negócios digitais é a capacidade de cruzar dados para construir um perfil mais completo das pessoas. Isso é útil não só para o departamento de marketing e vendas, mas também para aumentar a segurança nas transações realizadas.