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Cinco formas de estimular vendas e fidelizar clientes no comércio eletrônico

por Marcelo Quaiatti Segunda-feira, 01 de abril de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que as vendas do comércio eletrônico devem chegar a R$ 79,9 bilhões em 2019, representando um crescimento de 16% em comparação ao ano passado. A associação também prevê que o e-commerce deve registrar um tíquete médio de R$ 301, com um total de R$ 265 milhões de pedidos até o fim de dezembro e 87 mil lojas virtuais. Micro e pequenas empresas também devem aumentar sua participação no faturamento, chegando a 29%.

Expor os itens que não estão na promoção gera interesse nos clientes

 

Em um mundo cada vez mais digital, o e-commerce tem mostrado sua ascensão no Brasil. Os empresários, portanto, devem aproveitar o momento para atrair consumidores e revolucionar a maneira com a qual marcas e clientes se relacionam no ambiente online. E o melhor caminho é conhecer esses compradores e acompanhar as tendências do mercado.

Para que os varejistas possam atrair e fidelizar consumidores no comércio eletrônico, algumas ações são fundamentais.

1) Prestar serviço de qualidade

Os clientes esperam e merecem uma boa experiência de consumo. No e-commerce, a disponibilidade de diferentes produtos e serviços gera ganhos. Alinhar as ações da empresa aos horários de picos de acesso é essencial, e esses dados asseguram otimização dos recursos dos sites e/ou aplicativos e satisfação do consumidor. Detalhes como oferecer descontos ao comprador em seu primeiro acesso — ou em datas sazonais — fazem a diferença.

2) Automatização do atendimento

Um dos pontos que mais incomoda o consumidor é o tempo de espera para o atendimento. Portanto, é preciso garantir o bom funcionamento da ferramenta online. Quando o cliente consegue tirar dúvidas sobre produtos ou detalhes da compra de forma simples e rápida, as chances de torná-lo fiel aumentam. Portanto, canais de comunicação, como FAQs ou chatbots, devem ser priorizados. A falta de assistência pode acabar com uma venda em poucos segundos.

3) Aproximar-se dos clientes usando marketing móvel

Os consumidores estão constantemente conectados a seus smartphones e dispositivos portáteis e, portanto, uma boa campanha de marketing móvel maximiza a possibilidade de interação. Um aplicativo é uma excelente forma de o varejista apresentar seu negócio e suas oportunidades. Além disso, mensagens de texto enviadas para os clientes podem proporcionar uma boa experiência. Outra opção é medir o aumento de acesso gerado pelas campanhas de marketing e entender como a taxa de conversão se comportou durante esse período. Esses dados irão fornecer uma maior riqueza de informações e ajudarão a planejar campanhas futuras.

4) Utilizar dados de análise de acesso para planejar ações

Organizar a ferramenta online para que a experiência de consumo seja conveniente e intuitiva fará com que os clientes tenham uma boa experiência e queiram retornar. A análise de dados dará informações preciosas sobre as zonas do site ou app com maior concentração de clientes nas horas de pico e quais são as menos visitadas. Desta forma, o varejista pode indicar onde se encontram os itens em promoção, destacar suas melhores ofertas e garantir uma boa acessibilidade a essas áreas.

5) Valorizar os itens que não estão em promoção

Um portal ou app atrativo aumenta o tempo de permanência dos consumidores e chama a atenção dos visitantes. Ao expor os itens que não estão na promoção em locais de destaque, o varejista poderá gerar interesse nos clientes, aumentando os valores médios por transação. Com a análise de acesso, é possível identificar quais áreas estão fazendo maiores conversões e adaptar a estratégia de preços à procura local. Ações desse tipo podem reforçar a marca e fidelizar o cliente. Para se diferenciar da concorrência, é importante oferecer um serviço alinhado à informação estratégica disponível.

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