Cinco dicas para sua loja decolar nesta Black Friday

por André Cruz Quinta-feira, 14 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 10 minutos

Uma das datas mais esperadas para o mercado de vendas do mundo está chegando! A Black Friday teve início nos EUA e acontece sempre na última sexta-feira de novembro, dia seguinte à Ação de Graças.

No Brasil, o evento surgiu em 2010 e, desde então, cresce surpreendentemente, batendo recordes de vendas a cada ano. Sua loja está preparada para este desafio? Antes de falarmos sobre que estratégias usar para vender, é necessário entender um pouco mais sobre a data e o que ela pode representar para o faturamento da sua loja online.

Em 2018, os ganhos foram os melhores dos últimos seis anos, com um crescimento de 15% em relação a 2017. E as expectativas apontam para um faturamento ainda melhor neste ano. Projeção feita pela consultoria GfK revela que esta edição promete movimentar R$ 13,5 bilhões de reais no comércio brasileiro.

Black Friday

Após a leitura desses números, você deve ter se animado com a data, não é? Há então duas perguntas principais:

  • A sua loja está preparada para o Black Friday?
  • Você sabe quais técnicas usar para vender mais?

Se suas respostas para estas questões foram “ainda não pensei” ou “tenho tempo”, atenção! Um dos principais desafios de cada edição da Black Friday é chamar a atenção do consumidor. Se você ainda não planejou, nem desenvolveu sua estratégia de vendas, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de faturamento e
expansão do seu negócio.

Seguem aqui cinco dicas que irão ajudar você a se preparar para esta data, e aumentar suas vendas e seu  faturamento.

#1 Atraia novos clientes nesta Black Friday

Datas sazonais são uma boa oportunidade para atrair novos clientes. A Black Friday é aquela data ideal para atrair novos compradores para o seu site, com preços atrativos.

Isso porque muitos consumidores aguardam esta data para comprar com desconto aquele produto que não conseguiram comprar ao longo do ano.

A personalização da sua loja é muito importante. Assim como as vitrines das lojas físicas são preparadas para grandes eventos, a sua loja online também deve buscar atrair cada vez mais clientes.

Em outras palavras, surpreenda o visitante, pense a longo prazo, ofereça um “doce” aos compradores. Por exemplo, ofereça o frete grátis para suas encomendas, muitas vezes os custos de envio estão entre as principais razões de abandono do carrinho de compras. Mais do que isso: invista numa boa relação com o consumidor.

#2 Antigos Clientes também são importantes

Sabe aquele cliente que você não tem notícia há mais de quatro meses? Ou aquele que comprou apenas um produto e nunca mais comprou nada? Esta, talvez, seja a oportunidade de recuperá-lo. Crie conteúdos que cativem e transformem sua loja num “tapete vermelho”, que convidem o cliente a visitar sua loja, invista na fidelização.

Esta data, talvez, seja a oportunidade para retomar essa relação, aproveite para mostrar novidades e oferecer descontos para antigos clientes. Você pode ainda dar aos antigos consumidores a oportunidade de se inscrever em promoções especiais, como cupons de desconto em novas compras – tudo visando atrair este ex-cliente de volta para a sua lista ativa.

Aposte em campanhas de e-mail marketing, postagens nas redes sociais e campanhas na sua loja online. Lembre-se: conquistar um cliente novo custa cinco vezes mais do que manter um antigo.

#3 Invista na infraestrutura da sua loja

Essa dica parece ser um pouco óbvia. Diferentemente de uma loja física que, se estiver lotada, pode fechar as portas e impedir o tráfego excessivo, uma loja online pode ter sérios problemas e até mesmo sair do ar, se não estiver preparada para o tráfego mais intenso nesta época.

Quem nunca se frustrou ao acessar o link de um anúncio e se deparar com o famoso erro 404 ou 503? Você pode evitar que seu cliente passe por isso! Verifique com antecedência se o seu servidor tem capacidade para suportar um tráfego maciço no e-commerce.

No caso de usar um e-commerce hospedado, faça contato prévio e aumente o seu tráfego. Dessa forma, você fica mais bem preparado para resolver possíveis problemas. Aposte num domínio seguro. Não apenas em um belo gateway de pagamento, como também em uma firewall de segurança que possa lhe auxiliar neste momento.

Outro ponto importante é incluir uma verificação de segurança de dados dos seus clientes durante toda a temporada de compras; lembre que você trabalha duro para conquistar a confiança deles, não deixe, portanto, tudo a perder.

Invista também num suporte de atendimento, ora durante o processo de compra, ora no pós-venda. Mas você não precisa necessariamente investir em todas essas ferramentas, uma vez que ter um e-commerce nem sempre tem a ver com ter uma loja virtual.

O mais importante, certamente, é estar preparado para lidar com essas conversões!

#4 Invista na criação de anúncios e links patrocinados

Na Black Friday, a rivalidade entre lojas é ainda maior. E onde fica a sua loja? É importante que ela se destaque em relação aos concorrentes. Para se diferenciar, a publicidade direcionada é uma boa aposta, porque, permite inserir anúncios associados a palavras-chave relacionadas com a sua loja.

Dessa forma, pode gerar mais visitas qualificadas. Assim, você pode definir um orçamento (diário e total), bem como o valor a pagar por cada clique no seu anúncio, ganhando maior notoriedade.

Aposte em anúncios que reforcem a força de sua marca, destacando-se da concorrência. Dessa forma tornará sua loja conhecida, atrairá novos clientes, sendo lembrada sempre no momento de fazer uma compra.

Em conclusão, aposte na comunicação, apareça e divulgue a sua loja, atraia mais visitantes. Para isso, não esqueça de fazer anúncios de forma simples e assertiva. Podendo ainda, mensurar resultados e definir o orçamento que pretende gastar.

#5 Aproveite o alto volume de visitas para gerar mais leads

Esta última dica é um dos grandes desafios para as lojas online. Não tem necessariamente a ver com a Black Friday, mas com a forma como as lojas podem atrair mais visitantes para os seus canais de vendas – serve para todas as
comemorações especiais e sazonais.

Aproveite o número de visitas neste período para cadastrar mais leads para sua base de dados. Como? Aposte em pop-ups, newsletters, e-mail marketing, cupons de incentivos e ofertas de fretes, como forma de incentivo para cadastrar clientes. É importante obter o maior número de informações sobre o seu lead e nutri-lo ao longo
do resto do ano.

E boas vendas!!!


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