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Cinco dicas de precificação para lojas online

Por: Gustavo Chapchap

Graduado em Marketing com especialização em Gestão de Projetos, trabalha com comunicação há mais de 20 anos e com e-commerce desde 2006. Redigiu o projeto que originou o Dia do Profissional Digital #404DigitalDay aprovado no plenário da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo em 2014. Colaborou com o lançamento do Guia de e-Commerce ABRADi-SP Sebrae-SP escrevendo o capítulo de plataformas, atua como CMO na JET. Em 2019 foi premiado como MVP no Fórum E-Commerce Brasil.

Acertar a precificação de produtos não é uma tarefa tão simples. Se a sua loja virtual vende muito, mas você não vê a cor do dinheiro no final do mês, provavelmente tem alguma coisa errada.

Confira cinco dicas para manter a precificação dos seus produtos em dia.

E sim, o preço de venda das mercadorias pode ser uma das coisas que te impedem de lucrar. Por isso, separamos cinco dicas para manter a precificação em dia. Confira!

Não aumente os preços sem ter uma estratégia definida

Reajustes são bastante comuns no varejo. Inclusive, é importante monitorar regularmente se o valor de venda dos produtos garante uma boa lucratividade. No entanto, um erro que alguns lojistas cometem é subir os preços de maneira compulsória para tentar suprir os gastos do negócio, uma prática insustentável, diga-se de passagem.

Suponhamos que a sua loja tem muitos custos com logística. Em vez de subir o preço das mercadorias para tentar remediar a situação, procure soluções mais eficientes, como usar os serviços de intermediadores de frete.

Viu?! Com uma mudança simples, você é capaz de reduzir os custos logísticos sem a necessidade de aumentar o preço de venda dos produtos, algo que poderia resultar em uma perda de competitividade.

Mantenha uma margem de lucro saudável

A precificação deve ser feita de modo que o preço de venda dos produtos seja capaz de manter uma margem de lucro saudável. Portanto, ao manter essa métrica bem definida, você consegue:

  • negociar preços e não tomar prejuízo.
  • criar promoções mais atrativas.
  • conceder benefícios como frete mais barato ou gratuito.
  • permitir parcelamentos longos, sem se preocupar com as taxas cobradas pelas intermediadoras de pagamento, e muito mais.

Agregue valor aos produtos

Antes de tudo, é preciso compreender que preço e valor são coisas diferentes. O primeiro é a quantia em dinheiro que o comprador vai pagar pela mercadoria. Já o segundo é um conceito mais subjetivo, estando atrelado ao que o seu produto, ou a experiência de compra, proporciona para a clientela. Basicamente, o valor representa o quanto a pessoa está disposta a pagar para receber um “plus ou algo a mais”.

De modo geral, itens ou serviços que possuem um alto valor agregado tendem a ter um preço de venda maior. Marcas premium são caras justamente porque as pessoas estão dispostas a pagar uma quantia maior para passar por uma experiência de compra única ou possuir algo exclusivo.

Portanto, antes de cravar o preço de venda, encontre maneiras de agregar valor aos seus produtos e à sua marca. Por exemplo, uma loja online que fabrica e comercializa peças artesanais de cerâmica pode criar edições limitadas de canecas temáticas ou desenvolver uma técnica de modelagem inovadora. Isso certamente vai despertar o interesse de seus clientes. O segredo é vender um diferencial, e não “mais do mesmo”.

Use ferramentas para agilizar a precificação

Sistemas e ferramentas de precificação são boas alternativas para quem procura mais agilidade e precisão. Aliás, algumas soluções eliminam a necessidade de preenchimentos manuais, o que otimiza o tempo e minimiza as chances de erros. Logo, aposte nesse tipo de solução.

Não baseie seus preços na concorrência

Apesar de ser importante prestar atenção à concorrência, evite ao máximo ajustar os preços baseando-se em seus concorrentes. Se a outra pessoa tiver adotado uma estratégia de precificação errada, você acabará comprometendo a saúde financeira do seu negócio.

Além disso, o mercado está cheio de vendedores que tomam decisões arriscadas, como sacrificar a margem de lucro para cobrir ofertas anunciadas pela concorrência. Por isso, seguir esse tipo de estratégia vai minar o seu negócio a longo prazo.

Existem diversos métodos de precificação, como markup, margem de contribuição, fórmulas baseadas no lucro, entre outros. Basta escolher uma metodologia que esteja alinhada com os objetivos da sua empresa.

E se você conhece algum lojista que está passando sufoco na hora de precificar os produtos da loja virtual, envie este artigo. Compartilhar conhecimento é o caminho para uma concorrência saudável. Até a próxima!