Logo E-Commerce Brasil

Cinco dicas de marketing para negócios de assinatura

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O mercado da economia da recorrência expandiu 219% ano passado. Para estimular ainda mais esse crescimento, investir em estratégias de marketing e relacionamento com o cliente é fundamental. Veja cinco dicas de marketing para negócios de assinatura:

1. Planos promocionais ou alternativos

De tempos em tempos é interessante dar um “up” nos planos dos assinantes. Que tal um plano promocional mais barato por um tempo limitado? Outra dica bacana é perguntar se o cliente está satisfeito com o plano ou se ele tem alguma sugestão para melhorar. O ideal é que você conheça o perfil de cada cliente e consiga pensar em planos que sejam “a cara deles”, aumentando o índice de satisfação e ajudando na fidelização.

2. Brindes de qualidade

Muitos clientes reclamam que a qualidade dos brindes diminui conforme passa o tempo da assinatura. Enviar brindes ou artigos de cortesias ruins pode parecer “descuido” do lojista. Assinantes costumam prestar atenção nesses detalhes, por isso lembre-se de manter a qualidade dos brindes e dos produtos que a loja envia para ele.

3. Trial para não assinantes

Quem ainda não é assinante pode se interessar por um período de teste (trial) para experimentar seu produto ou serviço. Oferecer um período grátis de 15 ou 30 dias pode ser uma ótima estratégia para alcançar essas pessoas.

4. Cross-selling sem ser inconveniente

Se o seu ecommerce ou site oferece produtos diferentes vale a pena usar a estratégia do cross-selling. Mas é importante adotar essa estratégia sem ser inconveniente. Nada de lotar a caixa de email do cliente. Pense no processo de compra, escolha o produto e o momento certo para fazer uma oferta. Quanto melhor você escolher o que vai oferecer, maior a probabilidade de converter.

5. Aproveite a personalização nas redes sociais

O modelo de compras por assinatura também combina bastante com as redes sociais. Uma vez que o vendedor já conhece o perfil de seus assinantes pode procurar outros clientes parecidos com os seus nas redes sociais e explorar isso através dos links patrocinados, Facebook Ads e Rede de Display.