Acesso rápido

Cinco anos de tokenização: o futuro já chegou

por Leandro Garcia Segunda-feira, 14 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

A indústria de pagamentos está em constante evolução para se antecipar às novidades tecnológicas que transformam continuamente o cenário varejista. O primeiro pagamento de comércio eletrônico realizado na rede Visa acaba de completar 25 anos. Com o crescimento dos pagamentos digitais, lançamos, há cinco anos, a tokenização, tecnologia que substitui o tradicional número do cartão por um token, uma sequência única de caracteres a cada compra, o que reforça a segurança.

E esta parece ser a direção para onde aponta a bússola do futuro. O e-commerce se consolida cada vez mais e caminha para se tornar o maior canal global de varejo até 2021, segundo estudo da Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado.

Antevendo esse novo panorama, iniciamos, em 2016, um programa para auxiliar nossos parceiros a implementar dispositivos, softwares e soluções para pagamentos com tokens.

A iniciativa popularizou as operações tokenizadas e começa a trazer bons resultados. Prova disso é que a cada ano, as transações com token registram aumento de 100% sobre o ano anterior.

Tokenização

Mais de 410 milhões de tokens já foram emitidos em todo o mundo pela Visa e mais de 100 mercados estão aptos a usar a tokenização. No Brasil, registramos aumento de 300% nas transações tokenizadas no primeiro semestre deste ano em relação ao acumulado de todo o ano passado.

Neste contexto, a segurança é, sem dúvida, o fiel da balança para o avanço do e-commerce. O consumidor quer ter a facilidade de clicar no botão “comprar” do seu celular no conforto do sofá de casa ou de qualquer lugar do mundo, sem abrir mão da precaução.

Para tanto, é preciso oferecer todo o suporte necessário para tornar a experiência fluida e eficiente. E é justamente a tokenização capaz de criar um ambiente protegido para nortear a inovação do comércio online.

Isso porque o processo oferece uma camada adicional de proteção que pode ser restrita a um tipo de transação, estabelecimento comercial ou dispositivos específicos, o que dificulta a atuação de fraudadores e hackers.

Para se ter uma ideia, a taxa de fraudes nas compras online nos Estados Unidos com o recurso de tokenização foi 22% inferior à registrada nas transações não tokenizadas de janeiro a março de 2018, segundo dados da VisaNet.

Ambiente protegido

Ao constatar que o ambiente online é protegido, o consumidor sente mais confiança para realizar suas transações. Uma pesquisa da Visa e da PYMNTS.com mostra que os índices que citam a segurança de dados ou a privacidade como um inibidor ao e-commerce caíram cerca de 3% em relação ao ano anterior.

Ainda segundo a pesquisa, a segurança é uma das três principais razões da compra online, com 82,4%, atrás apenas da economia, 84,9%, e a agilidade por evitar filas, 83,4%.

À medida que o mercado online amadurece, inúmeras empresas focadas no comércio eletrônico entram no mercado. Isso abre um mundo de infinitas possibilidades a ser explorado em que a tokenização é a força matriz dos pagamentos digitais. Em um

futuro profundamente conectado, impulsionado pela Internet das Coisas (IoT), a tokenização vai habilitar alguns dos maiores saltos tecnológicos, de carros e espelhos conectados a pagamentos habilitados por voz e autenticação biométrica. E esse futuro já está batendo à porta.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.