Acesso rápido

Cinco anos de tokenização: o futuro já chegou

por Leandro Garcia Segunda-feira, 14 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

A indústria de pagamentos está em constante evolução para se antecipar às novidades tecnológicas que transformam continuamente o cenário varejista. O primeiro pagamento de comércio eletrônico realizado na rede Visa acaba de completar 25 anos. Com o crescimento dos pagamentos digitais, lançamos, há cinco anos, a tokenização, tecnologia que substitui o tradicional número do cartão por um token, uma sequência única de caracteres a cada compra, o que reforça a segurança.

E esta parece ser a direção para onde aponta a bússola do futuro. O e-commerce se consolida cada vez mais e caminha para se tornar o maior canal global de varejo até 2021, segundo estudo da Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado.

Antevendo esse novo panorama, iniciamos, em 2016, um programa para auxiliar nossos parceiros a implementar dispositivos, softwares e soluções para pagamentos com tokens.

A iniciativa popularizou as operações tokenizadas e começa a trazer bons resultados. Prova disso é que a cada ano, as transações com token registram aumento de 100% sobre o ano anterior.

Tokenização

Mais de 410 milhões de tokens já foram emitidos em todo o mundo pela Visa e mais de 100 mercados estão aptos a usar a tokenização. No Brasil, registramos aumento de 300% nas transações tokenizadas no primeiro semestre deste ano em relação ao acumulado de todo o ano passado.

Neste contexto, a segurança é, sem dúvida, o fiel da balança para o avanço do e-commerce. O consumidor quer ter a facilidade de clicar no botão “comprar” do seu celular no conforto do sofá de casa ou de qualquer lugar do mundo, sem abrir mão da precaução.

Para tanto, é preciso oferecer todo o suporte necessário para tornar a experiência fluida e eficiente. E é justamente a tokenização capaz de criar um ambiente protegido para nortear a inovação do comércio online.

Isso porque o processo oferece uma camada adicional de proteção que pode ser restrita a um tipo de transação, estabelecimento comercial ou dispositivos específicos, o que dificulta a atuação de fraudadores e hackers.

Para se ter uma ideia, a taxa de fraudes nas compras online nos Estados Unidos com o recurso de tokenização foi 22% inferior à registrada nas transações não tokenizadas de janeiro a março de 2018, segundo dados da VisaNet.

Ambiente protegido

Ao constatar que o ambiente online é protegido, o consumidor sente mais confiança para realizar suas transações. Uma pesquisa da Visa e da PYMNTS.com mostra que os índices que citam a segurança de dados ou a privacidade como um inibidor ao e-commerce caíram cerca de 3% em relação ao ano anterior.

Ainda segundo a pesquisa, a segurança é uma das três principais razões da compra online, com 82,4%, atrás apenas da economia, 84,9%, e a agilidade por evitar filas, 83,4%.

À medida que o mercado online amadurece, inúmeras empresas focadas no comércio eletrônico entram no mercado. Isso abre um mundo de infinitas possibilidades a ser explorado em que a tokenização é a força matriz dos pagamentos digitais. Em um

futuro profundamente conectado, impulsionado pela Internet das Coisas (IoT), a tokenização vai habilitar alguns dos maiores saltos tecnológicos, de carros e espelhos conectados a pagamentos habilitados por voz e autenticação biométrica. E esse futuro já está batendo à porta.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.