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Checkout transparente: como usar e potencializar os resultados

por Sabrina Carvalho Terça-feira, 14 de maio de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Em um mercado concorrido como o de vendas online, qualquer detalhe pode fazer a diferença no momento de um cliente fechar ou não a compra com você. Muitas desistências, por exemplo, acontecem na hora do fechamento da compra. Ou seja, depois que o consumidor já escolheu o que deseja adquirir. De acordo como a pesquisa E-commerce Radar, esse número chegou a 82% em 2017. Apesar de alta, a porcentagem se manteve constante em relação aos anos anteriores, mostrando que o problema é recorrente.

Para tentar reduzir esse número, muitas ações podem ser realizadas para melhorar a experiência do cliente. E muitos empreendedores já descobriram as vantagens de utilizar o checkout transparente para alcançar este objetivo. Confira abaixo!

O que é checkout transparente?

Alguns motivos podem ser responsáveis pelo alto número de desistência no momento de fechamento da compra. Como a falta de informações sobre o valor do frete em etapas anteriores ou a disponibilização de poucas opções de pagamentos. No entanto, um dos principais fatores que influenciam no abandono do carrinho é a insegurança de informar dados na internet. E é justamente para minimizar essa insegurança que muitos empresários apostam no checkout transparente.

O checkout, ou seja, a finalização da aquisição, é transparente quando o cliente termina o pagamento na mesma plataforma em que começou a compra. Assim, mesmo que aconteça algum direcionamento, ele ocorre sem o consumidor perceber a mudança.

O que ocorre quando o cliente é direcionado para outro site para realizar o pagamento (e percebe isso)? Ele pode não sentir confiança em realizar o pagamento em um local diferente daquele em que estava navegando. O checkout transparente elimina essa etapa de redirecionamento e, dessa forma, consegue diminuir a taxa de abandono de carrinhos.

Quais as vantagens do checkout transparente?

Utilizar o checkout transparente em seu e-commerce melhora, e muito, a experiência que os usuários têm com seu negócio. A utilização de um serviço mais simples e eficiente de finalização da compra deixa o cliente mais satisfeito. Afinal, quem não fica irritado com uma série de redirecionamentos ou com o preenchimento de inúmeros dados? Quanto mais longo e complexo for o processo, maiores são as chances de desistências.

A configuração do checkout também permite que você personalize a tela de pagamento com seus dados. Dessa forma, o cliente fica mais seguro para finalizar o processo.

Como oferecer o checkout transparente?

Como explicamos, o uso do checkout transparente é um grande aliado para o aumento das vendas. Agora você deve estar imaginando como colocá-lo em prática no seu negócio. A forma mais simples e econômica de ter esse recurso é utilizando um intermediador de pagamentos. O sistema funciona como uma ponte entre seu empreendimento e os serviços bancários. Ele proporciona outras funcionalidades que também auxiliam na diminuição do abandono de carrinhos, como a possibilidade de oferecer pagamentos por boletos e cartões de créditos, além da segurança nas transações.

Ao optar por usar os serviços de um intermediador, verifique se ele oferece o checkout transparente. Confira também as tarifas cobradas, se são feitas por emissão ou por pagamento confirmado, e se os boletos gerados são registrados, seguindo as determinações da Federação Nacional dos Bancos. Escolhendo bem um parceiro, você ainda consegue economizar em todo o processo de cobranças.

Como diminuir o abandono de carrinhos?

Além de oferecer o checkout transparente e opções de pagamento, outras ações podem contribuir para a queda das diminuições de desistências. Uma delas é certificar-se de que seu site possui todas as informações sobre os produtos ou serviços vendidos e também da forma de entrega. Tenha certeza que seu cliente não ficará com nenhuma dúvida sobre o processo. Se possível, ofereça ainda o chat online. Dessa forma, qualquer questão pode ser tratada imediatamente, aumentando as chances de conversão.

Mas lembre-se: tão importante quanto essas ações é oferecer produtos de qualidade e uma boa experiência de compra. Isso fará o cliente retornar e indicar o seu negócio para outras pessoas.

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