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Checklist para a Black Friday

por Diego Santana Quarta-feira, 22 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Opa, lojista tudo bem? Como estão os preparativos para a Black Friday?

Montei um pequeno Checklist para a Black Friday deste ano para e-commerces, a fim de não deixar nada para trás! Vamos lá?

Eu dividi em 3 etapas sendo: promoções, qualidade da loja e marketing estratégico.

Promoções:

Produtos com promoção real 

Isso nem precisava estar falando concorda? As promoções em sua loja devem ser reais, considerando o preço antes da Black Friday, sem aumentar para tentar enganar os compradores, até porque eles já sabem o preço que estava.

Então, pratique com ética e tenha bons resultados, para não ficar taxado como uma loja que engana os consumidores.

Abuse do 0,99

A estratégia do 0.99 funciona super bem nesta época, além das promoções com os preços arredondados, algum preço como R$ 150,38 pode ser alterado para R$ 149,99. É muito mais atrativo para os clientes e comercialmente é comprovado que essa regra funciona super bem.

Combos

Outra grande dica é criar combos no site, produtos estrela + produtos parados, assim você consegue atrair o cliente para compra, e de quebra ele leva um produto parado, além de aumentar seu ticket médio.

Analise sua concorrência

Outro ponto importante é analisar sua concorrência, veja os preços que eles estão praticando, faça uma planilha para um acompanhamento melhor, e tenha o melhor preço na Black Friday.

Qualidade visual:

Banners

Capriche nos Banners, coloque produtos atrativos neles, não poupe informações como % de desconto que o produto está, além de destacar em R$ o valor do desconto! Use e abuse dessas informações para atrair o clique e, consequentemente, a conversão.

Layout

Seu layout está atrativo? Capriche nas cores, disposição de banners, vitrine organizada, categorização, deixe a loja o mais fácil de navegar possível para o cliente encontrar o que deseja mais rapidamente!

Descrição dos produtos

Outro ponto que considero muito importante é a descrição dos produtos, ela deve estar completa com todas informações gerais e técnicas do produto que está vendendo.

Fotos e preços

Este é um fator determinante, as fotos com boa qualidade, para que o cliente veja o produto de diferentes ângulos, como sabe, o que vende é a foto, você pode ter a loja mais completa possível se o seu produto não tiver foto, não vende.

O preço deve estar claro perto do botão de compra, e claro competitivo com relação a concorrência. Tente dar ênfase ao preço á vista e o parcelado coloque no formato (ou em 12x de x).

Marketing estratégico:

Chat online

Quer aumentar as vendas neste período, atenda e aborde os clientes em sua loja, eles querem tirar dúvidas, conversar com alguém para maior confiabilidade, e uma dica surpresa, tenha um cupom de desconto na manga, será o cheque mate para aquela venda acontecer! E lembre cupom desconto com validade para o Dia!

Redes sociais

Facebook e Instagram são ótimos impulsionadores de suas ofertas, use elas durante toda semana, criando chamadas, teasers e até mesmo promoções exclusivas para o público de lá! Gere cupom para as Redes e mensure os resultados!

Lembre de impulsionar os anúncios para ter um bom alcance.

Crie campanhas para o público de sua loja, e para amigos deles, com estratégias de quem trazer o amigo ganha mais xx de Desconto. Crie campanhas para o público externo, aproveite este movimento para alavancar suas redes.

E-mail marketing

Esta ferramenta é imprescindível! Na semana da Black Friday dispare mais e-mails marketing com condições exclusivas, incentive as pessoas a se cadastrarem em sua loja, oferecendo alguma vantagem, aproveite o movimento para aumentar sua base de e-mails.

No e-mail marketing não esqueça de colocar bastante CTA ( Call to Action ) para diversos setores da sua loja.

Google Shopping e links patrocinados

Quer ter um bom retorno? Invista em Anúncios como Google Shopping e a links patrocinados.

No Google Shopping não tem segredo, o que vale lá são 3 fatores foto do produto, nome e o mais importante o preço, se o seu for o menor o clique é garantido!

No nome do produto sempre deve conter palavras chaves para ser encontrado mais fácil nesta rede.

Para o Links Patrocinados, crie campanhas específicas direcionando para uma categoria ou landing page de Black Friday.

Crie campanhas por marca e tipo de produto.

Buscadores

Vale a pena estar presente nos buscadores como Buscapé e Zoom, muitas pessoas pesquisam preço antes e querem comprar por meio destes portais que trazem uma boa conversão.

Marketplaces

Se não trabalha, eu recomendo que entre neles, se já tem, ajustes seus produtos, Nomenclatura, Preços, Fotos, crie promoções de Frete, Preço e faça de tudo para conseguir o Buy Box!

Frete grátis

Esta técnica vem sendo usada a um tempo, use com produtos estratégicos, ofereça Frete Grátis para eles, ou crie cupons e distribua pela loja estrategicamente. Peça sempre o e-mail para a pessoa ter o cupom. Se o frete ficar caro, recomendo que conceda uma porcentagem do frete, continua sendo atrativo para o cliente.

Remarketing

Sua loja estará com um tráfego além do normal, mas para onde vão estas pessoas depois? Se quiser saber e tentar reconquistá-las use o Remarketing, configure uma campanha, instale as tags e trabalhe estes Leads!

Recuperação de carrinhos abandonados

Muitas pessoas abandonam os carrinhos nesta época, é importante trabalhar bem esta questão com estratégias rápidas, pois nesta semana não podemos perder muito tempo, qualquer minuto, podemos perder um cliente que foi comprar no concorrente por diversos motivos!

Recursos da plataforma

Dependendo da sua plataforma, ela possui diversos recursos que ás vezes você passa direto e nem repara, e eles são super úteis para aumentar sua conversão como:

– DESCONTO PROGRESSIVO (Compre 2 e ganhe xx% de Desconto)

– URL AFILIADO (Indique um amigo e ganhe um bônus em sua compra)

– BUSCA PREDITIVA (O cliente começa a digitar o produto e a busca já indica alguns, como o autocomplete do Google)

Bom, acho que são dicas úteis para seu Black Friday ser incrível!

Boas Vendas!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

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