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Checklist para o Natal: você já fez o seu?

por Galleger Ilhe Quinta-feira, 28 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Em datas comemorativas, as lojas virtuais são bombardeadas de novos consumidores. Por isso, é necessário ter muita cautela ao tomar decisões e preparar um planejamento para a ocasião. Afinal, o Natal é a maior data do varejo físico e online.

Em 2018, o e-commerce faturou R$ 9,9 bilhões no período natalino, segundo Nielsen, que ainda apontou que houve uma alta de 13,5% em relação ao ano anterior. Isso devido a uma mudança no hábito de comprar em lojas físicas e a um grande investimento em marketing digital.

As categorias mais compradas no e-commerce, durante o Natal de 2018, foram:

  • Eletrodomésticos (14,4%)
  • Perfumaria e cosméticos (10,4%)
  • Moda e acessórios (10,1%)
  • Casa e decoração (9,8%)
  • Telefonia e celulares (7,6%)

Aproveitar a época para incentivar a compra de presentes e engajar o 13º salário do cliente é uma ótima estratégia para adotar dentro do e-commerce, assim como diversas outras promoções que podem ser usadas como gatilho nesse período.

Devido ao tempo de espera e entrega, a data chega muito antes para o varejo online, é necessária uma preparação prévia para atingir os consumidores no momento em que eles realmente estão procurando determinados produtos.
Planejamento é tudo!

É imprescindível definir um plano para seguir todos os detalhes. Por isso, preparei um checklist para você correr atrás do que falta. Aplique em seu e-commerce e veja suas vendas aumentarem!

  • Estoque garantido
  • Segurança de informações
  • Layout adequado ao tema
  • Infraestrutura
  • Plataforma eficiente
  • Equipe treinada
  • Vitrine virtual
  • Usabilidade
  • Promoções
  • Variedade de pagamento
  • Equipe pós-venda

Estoque garantido:

Não adianta realizar muitas vendas e não ter o estoque que você prometeu. Confira tudo antes de promover um produto. A expectativa do cliente, principalmente em datas comemorativas, deve ser suprida, em relação ao
produto e ao serviço.

Segurança de informações:

Muitos consumidores não arriscam comprar em novas lojas. Por isso, é imprescindível que o seu e-commerce deixe claro a segurança de informações que eles têm ao hospedar seus dados no site.

Layout adequado ao tema:

O Natal transmite uma energia que gera muita expectativa do cliente. Por isso, adaptar o layout às cores da data (vermelho e verde) dão sensação de cuidado afetivo com o consumidor. Vale a pena se atentar
à isso!

Infraestrutura:

Toda base de serviços e produtos deve estar andando em conjunto. Instalações, equipamentos e processos devem estar muito bem alinhados, integrados e em comunicação constante. Para, assim, formar uma só equipe que
trabalha em prol da ascensão da empresa e satisfação do cliente.

Plataforma eficiente:

Todas as demais funcionalidades não fazem sentido sem uma plataforma eficiente que possibilite usabilidade de qualidade para o usuário, personalização e suporte.

Equipe treinada:

Em datas comemorativas, os problemas aumentam e, por isso, é necessário investir em treinamento para que a sua equipe dê o melhor suporte possível ao cliente. Esse setor pode resgatar o cliente caso algum processo não
tenha saído da maneira como esperado. Programe plantões e ofereça treinamento intensivo para a equipe.

Vitrine virtual:

A sua home é a sua vitrine. Assim, escolha os “queridinhos” da sua marca para chamar a atenção do seu usuário e referenciar sua loja com aquele produto que pode atrair muitas outras vendas. Na loja virtual, é necessário ainda
mais cuidado para estampar a cara do seu e-commerce, pois isso reflete diretamente na escolha do consumidor.

Usabilidade:

Facilidade de navegação é um pilar essencial da sua loja. Seu cliente deve estar satisfeito em navegar por seu e-commerce e, assim, efetivar a compra e recomendar sua loja. É imprescindível um layout responsivo e intuitivo.

Promoções:

Nada abrilhanta mais o olhar do público do que promoções. No Natal, é comum os clientes comprarem uma gama de produtos para presentear. Dessa forma, use e abuse do “pague 3 e leve 4” ou promoções cumulativas que estimule a compra do seu cliente.

Variedades de pagamento:

Oferecer boas chances de parcelas e diversas opções de pagamento pode ser um ótimo diferencial da sua loja.

Equipe pós-venda:

Muitas vezes considerado insignificante por alguns lojistas, esse é um ponto fundamental. Ofereça um atendimento personalizado de pós-venda em datas comemorativas.

Para chamar a atenção do seu cliente, além de oferecer um processo de compra impecável, é importante olhar para todas essas etapas mostradas no checklist. Os elementos colocados na tabela são itens básicos que você deve ter bem definido o quanto antes. Por isso, se você ainda não desenvolveu algum desses processos, foque na sua dor e crie estratégias para executá-las da melhor maneira.


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