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Checklist do e-commerce para as férias

Com a chegada das férias, os varejistas de e-commerce estão preparando seus sites para as vendas de alta temporada. Aqui vai um checklist rápido para ajudar a fazer a sua temporada de férias 2014 mais brilhante avaliando a prontidão do seu site. Inclui algumas dicas e ferramentas de teste que funcionaram bem para mim no passado.

1. O seu site está rápido o suficiente?

Com 47% dos usuários esperando uma página de web carregar em menos de dois segundos, velocidade é crucial. Sites mais lentos aumentam os índices de abandono e diminuem a conversão. Segundo um dado do Walmart, para cada um segundo de velocidade melhorada, os índices de conversão aumentam até 2%. Reflita sobre o que significa esse resultado. Durante as férias os consumidores não estão dispostos a esperar para que o seu site carregue.

Isso traz um ponto interessante quando estamos falando de velocidade de carregamento de página. Para os seus usuários, a página é completa quando aparece visualmente pronto eles podem interagir com ele. Uma boa forma de mensurar isto é através da página www.webpagetest.org que permite comprar um site com seus concorrentes. Isto vai ajudar a identificar scripts e elementos que podem carregar depois em seu ciclo de páginas para melhorar a performance.

Nós não vamos falar sobre velocidade e férias sem falar do stress de testar seu site para o pico de tráfego que essa época vai trazer. Queremos nos certificar que a infraestrutura da sua web e rede de entrega estão configurados corretamente para que você não precise passar por nenhuma interrupção ou inatividade no site. Testar o carregamento adequado de um site requer coordenação com o seu CDN (em tradução livre: sistema de entrega de conteúdo) e sua equipe de TI para garantir que você não sofrerá nenhum ataque distribuído de negação de serviço (também conhecido como DDoS) em seu site.

2. Você possui uma experiência de usuário consistente em todos os canais e dispositivos?

O tráfego do tablet e mobile apagaram agora o tráfego do desktop, de acordo com a pesquisa Branding Brand’s Mobile Commerce Index 2014. Hoje os usuários geralmente interagem com múltiplos dispositivos antes de converterem. A maioria dos emails – 65% – são abertos em smartphones e tablets. De acordo com a Limelight Networks, 80% dos consumidores abandonam um site mobile se eles têm uma má experiência de uso.

Os usuários esperam uma experiência sem obstáculos nos diferentes dispositivos. Se você não otimizar essas primeiras experiências do consumidor, você corre o risco de perder compradores. Existem muitas formas de identificar esse problema, do design responsivo aos sites mobile dedicados, cada um com seus desafios. Por exemplo, o design responsivo requer uma codificação cuidadosa e configuração CDN para minimizar o tempo de download enquanto os sites dedicados mobile precisam de atenção especial para redirecionar os links baseados no dispositivo.

Tudo para diminuir os “ruídos” para o usuário que passa pelo funil da conversão. Para usuários mobile, não use funcionalidades do desktop incompatíveis como hover e garantir que os links do email estão otimizados para pequenas telas. Por outro lado, confira se os links compartilhados via mobile abrem adequadamente para usuários desktop.

Aqui vão algumas estratégias que deram certo não importa o formato do dispositivo: limite a quantidade de campos no formulário do checkout, coloque a barra de pesquisa em um lugar óbvio, perto do topo da página e use a análise preventiva para ajudar o auto-preenchimento dos resultados de busca.

3. Você tem o merchandising correto e o mix de produtos?

Conhecer os produtos corretos para oferecer e exibir primeiro em suas páginas de categoria aumenta as vendas. Para consumidores que usam algumas ferramentas inteligentes de navegação é possível fazer com que todas as páginas de categorias sejam automaticamente comercializadas baseadas em comportamento do usuário, conversões, vendas e margem, para garantir que o varejista exiba os produtos mais relevantes primeiro.

4. Você está usando buscadores para presente?

Nessa época do ano, você terá consumidores que não são seus clientes regulares e vão até o seu site comprar um presente. Uma busca com parâmetros permite a você fornecer uma experiência de compra guiada e dirigir o usuário em sua trajetória. Um usuário pode dizer que ela é uma mulher comprando para um homem, que quer gastar $100 dólares e quer que o presente esteja em artigos esportivos. Rapidamente isso leva o consumidor aos produtos relevantes. Este tipo de busca funciona bem e em qualquer lugar uma experiência guiada é útil, assim como um buscador de viagens onde o filtro de busca por região e preço facilita a visualização de uma vasta gama de produtos.

5. Você oferece recomendações?

Clientes apreciam uma experiência personalizada enquanto compram. Ser capaz de oferecer a eles outros produtos contextualmente relevantes reforça a experiência do consumidor e aumenta tanto a conversão como o “tamanho” do carrinho. Quando os clientes interagem com os produtos relacionados que são exibidos varejistas podem ver um aumento de 10 a 20% das taxas de venda, segundo dados da SLI.

Enquanto o consumidor navega pelo site você pode fazer mais recomendações. Na homepage, novos consumidores podem ver os “mais vendidos”. Assim que eles começarem a navegar mais profundamente no site, baseado no comportamento, você pode mostrar recomendações como “os clientes que viram este item também viram” ou “geralmente comprados juntos”. No carrinho, você pode sugerir acessórios relacionados aos itens que eles compraram e na confirmação de pedido, você tem a oportunidade de vender de novo.

As recomendações mais personalizadas que você oferecer são “visualizadas recentemente”, que performam muito bem. Neste caso, consumidores mostraram explicitamente o interesse naquele produto. Se você tornar fácil e rápido o retorno do cliente àquele produto – mesmo que eles tenham voltado ao site depois de alguns minutos ou alguns dias – isso aumenta as conversões drasticamente.

Meu conselho nas recomendações é testar todas as variáveis que você puder na página para ver quais têm melhor desempenho. Eu poderia até testar os verbos do call to action nas recomendações porque o contexto é muito importante. Consumidores vão valorizar mais as recomendações se eles puderem entender a lógica e porque você está mostrando os itens.

Texto traduzido com autorização do autor. Publicado originalmente em: http://www.sli-systems.com/blog/2014/11/checklist-for-a-holiday-ready-e-commerce-site.html