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Checklist básico para aumentar a credibilidade de sua loja virtual

por Raphael Tomé Quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Tornar uma loja segura requer mais do que boa vontade. É preciso um cuidado real com as informações das pessoas que navegam em seu site. Isso significa investir em medidas de segurança e promover melhorias que associam seu e-commerce a uma navegação segura.

O trabalho deve ser principalmente em duas frentes: o de ser de fato e o de ser reconhecido com um e-commerce seguro. É essa combinação que irá aproximar clientes e mantê-los confiantes em sua loja por um longo período, após comprarem seus produtos.

Abaixo, você pode consultar o checklist necessário para aumentar a credibilidade de sua loja e a segurança de seus clientes:

Engajamento com o público

Sua marca precisa se expressar, independentemente do formato de comunicação que irá adotar. O público precisa conhecê-la e interagir com ela para a sua sobrevivência. Cabe a você manter essa relação aquecida. Para isso, crie páginas e perfis em redes sociais, publique conteúdos em diferentes formatos, exponha seus produtos, crie uma comunicação diferenciada e gerencie cada comentário ou mensagem que receber. Dê o seu melhor!

Recomendações e comentários de clientes

Um site que mantém algum espaço para clientes avaliarem produtos e deixarem comentários também possui um nível extra de credibilidade. É uma forma de as pessoas verificarem que aquele produto avaliado já foi adquirido por outros consumidores naquele e-commerce e que eles confiam na sua loja virtual.

Mesmo alguém que avalie o item adquirido de forma negativa pode ser uma pessoa relevante para deixar claro que seu site é um canal seguro para fazer compras. Só vale sempre responder todas as mensagens que envolvam diretamente seu negócio e procurar solucionar eventuais problemas experimentados pelos clientes.

Criptografia das informações dos clientes

É uma exigência legal que a loja virtual criptografe as informações dos clientes por meio de certificados SSL (Secure Socket Layer) – os consumidores estão cada vez mais atentos quanto a isso.

No entanto, você pode protegê-los ainda mais e aumentar a credibilidade da loja se optar por uma criptografia de validação estendida como SSL EV (Secure Socket Layer Extended Validation). Ao fazê-lo, o site passa a exibir sua razão social na barra de endereço e isso pode ser uma forma de o cliente reconhecer o site mesmo que alguém mal-intencionado crie uma versão fraudulenta do mesmo. Ao olhar a razão social, o consumidor sabe que está no site (e razão social) que ele já conhece e confia.

Selo de certificação

Além da imagem do selo – por exemplo, o Site Blindado – ser identificável pelo cliente, o selo é um “certificado” emitido aos sites que passam pelo serviço de Blindagem de Sites que, por meio de um scan, procura semanalmente por falhas de segurança e vulnerabilidades no site. O consumidor final sabe que as empresas que fazem esse investimento estão preocupadas com a questão da segurança, e ele se sente mais confortável em comprar naquele e-commerce.

Design “clean”, agilidade e facilidade de navegação no site

Mesmo fazendo inúmeros esforços para melhorar a segurança e credibilidade de seu e-commerce, pouco adiantará se o cliente se sentir desconfortável em navegar no seu site. Uma página com credibilidade precisa ter uma comunicação responsável, facilitar acesso a informações dos produtos, agilizar a velocidade de carregamento das páginas e manter um design profissional.
Textos mal escritos, design amador ou informações imprecisas podem gerar desconfiança no cliente. Mas se você for zeloso, fica muito mais fácil o cliente sentir segurança em comprar em seu site.

Alimente a relação com clientes antigos

A credibilidade é uma construção periódica. O cliente antigo precisa sentir que você não o esqueceu após a primeira compra e, ao mesmo tempo, que sua marca não é abusiva ao enviar um número absurdo de e-mails com propaganda.

Algumas lojas e-commerce já têm segmentadas suas campanhas para enviar um maior número de e-mails para os clientes que mais interagem e menos aos que ignoram a maioria dos e-mails. Esse é um exemplo de como respeitar seu consumidor e atender a necessidade de cada um, aumentando a credibilidade de sua empresa.

Estes são os itens mais básicos para aumentar a segurança e reputação de sua loja virtual. Lembrando apenas que é preciso também ficar atento à toda a cadeia de parceiros de sua marca: fornecedores de produtos, serviços de logística e segurança. Entregar credibilidade é também cuidar dela em todas as etapas, sendo criterioso sobre quem são as pessoas que trabalham com você.

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