Acesso rápido

Chatbots: o desafio dos negócios de olhar além de robôs

por Luiz Tardelli Segunda-feira, 27 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Entender que um chatbot não é uma mídia tradicional e que você precisa ter conhecimentos específicos para aproveitar o potencial da sua relação com seu público, sejam: clientes, leitores, fãs ou outros é um grande desafio dos gestores.

Vamos voltar no tempo não muito distante para ver a evolução e as transformações da nossa relação com as máquinas.

Nos anos 90’, a forma em que as marcas se relacionavam com as pessoas eram produzindo conteúdo para que todos pudessem ler e nada mais.

Nos anos 00’, participamos do início da era da comunicação unilateral. Os aplicativos de comunicação (social, mensageiros, etc) se popularizaram e ganharam força entre os usuários e marcas.

Nos anos 10’, a comunicação ganhou um novo papel na era moderna. Marcas e Consumidores se conectam e juntos criam conversas, participam de movimentos sociais e tudo é visto de maneira integrado.

Nos anos 20’, bem – ainda não chegamos nesse tempo, mas já é possível prevermos que as marcas que não estiverem inseridas nesse contexto de relacionamento, não serão nem chat, nem bot. A integração da comunicação estará tão presente no cotidiano e a tecnologia ganhará um papel de destaque e fundamental para manter pessoas conectadas as marcas.

O cenário parece complexo e é! Mas temos um ponto de partida para entrar nessa nova era. Passamos a olhar a partir de agora para dois pontos: Pessoas e Tecnologia, um cria e outro executa.

A tarefa da sua equipe é ensinar o robô como ele deve agir nas interações com o mercado sem que ele perca a essência e a alma do seu negócio.

Os robôs terão que ser capazes de executar os ensinamentos e através das interações entregar para você dados mais ágeis, confiáveis e inteligentes.

As organizações das idéias e a tecnologia serão a ruptura dessa nova era. Temos que ser capazes de ensinar os robôs e emocionar os humanos, quebrando o paradigma da robótica atual.

E você? O que acha dos bots? Deixe seu comentário!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.