Acesso rápido

Chatbots: o desafio dos negócios de olhar além de robôs

por Luiz Tardelli Segunda-feira, 27 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Entender que um chatbot não é uma mídia tradicional e que você precisa ter conhecimentos específicos para aproveitar o potencial da sua relação com seu público, sejam: clientes, leitores, fãs ou outros é um grande desafio dos gestores.

Vamos voltar no tempo não muito distante para ver a evolução e as transformações da nossa relação com as máquinas.

Nos anos 90’, a forma em que as marcas se relacionavam com as pessoas eram produzindo conteúdo para que todos pudessem ler e nada mais.

Nos anos 00’, participamos do início da era da comunicação unilateral. Os aplicativos de comunicação (social, mensageiros, etc) se popularizaram e ganharam força entre os usuários e marcas.

Nos anos 10’, a comunicação ganhou um novo papel na era moderna. Marcas e Consumidores se conectam e juntos criam conversas, participam de movimentos sociais e tudo é visto de maneira integrado.

Nos anos 20’, bem – ainda não chegamos nesse tempo, mas já é possível prevermos que as marcas que não estiverem inseridas nesse contexto de relacionamento, não serão nem chat, nem bot. A integração da comunicação estará tão presente no cotidiano e a tecnologia ganhará um papel de destaque e fundamental para manter pessoas conectadas as marcas.

O cenário parece complexo e é! Mas temos um ponto de partida para entrar nessa nova era. Passamos a olhar a partir de agora para dois pontos: Pessoas e Tecnologia, um cria e outro executa.

A tarefa da sua equipe é ensinar o robô como ele deve agir nas interações com o mercado sem que ele perca a essência e a alma do seu negócio.

Os robôs terão que ser capazes de executar os ensinamentos e através das interações entregar para você dados mais ágeis, confiáveis e inteligentes.

As organizações das idéias e a tecnologia serão a ruptura dessa nova era. Temos que ser capazes de ensinar os robôs e emocionar os humanos, quebrando o paradigma da robótica atual.

E você? O que acha dos bots? Deixe seu comentário!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.