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Chatbot no e-commerce: vale a pena usar?

Por: Tiago Moraes

Bacharel em Análise de Sistemas, empreendedor e apaixonado por tudo que envolve o varejo digital, é fundador e CEO da agência e-Plus, E-commerce e Marketing Digital.

Chatbots são softwares com Inteligência Artificial que simulam a interação humana em meio a um ambiente de chat. Sendo assim, eles podem ser utilizados para fornecer respostas personalizadas para as pessoas em sites da web. Mas será que um chatbot no e-commerce funciona bem?

Em geral, além da conversa humanizada, os chatbots podem atender mais pessoas com menos custos do que os atendentes humanos. Isto é, eles conseguem orientar vários consumidores ao mesmo tempo sem que para isso você tenha que lhes pagar um salário.

Isso sem falar que os chatbots prestam atendimento 24 horas por dia, todos os dias do ano. Eles também atendem mais rápido, o que reduz as filas de espera e diminui a frustração dos consumidores.

Além disso, os chatbots podem ser usados em múltiplos canais, tais como no seu blog de e-commerce, na sua loja virtual ou no seu marketplace, por exemplo. Eles ainda liberam o tempo dos seus atendentes e vendedores humanos para que estes possam se dedicar à tarefas mais complexas.

Muito bem, mas o que as estatísticas nos revelam sobre o uso do chatbot? Pois confira em seguida alguns números reais sobre o uso desse recurso. Continue lendo!

Vale a pena usar chatbot no e-commerce?

De acordo com relatório da Grand View Research citado por Acquire, o mercado global de chatbot deve atingir a marca de US $ 1,2 bilhão até 2028, expandindo-se a uma taxa de crescimento anual de 24,9%. Esse, por si só, é um grande indício de que este recurso tem futuro.

E para comprovar que o chatbot não é só uma ferramenta do futuro, mas algo que já está sendo usado com sucesso, coletei dez estatísticas provenientes de diferentes pesquisas e estudos realizados por várias instituições sobre o tema. Confira:

  1. 30% de economia nos custos de atendimento às solicitações de clientes é o que as empresas podem obter ao usarem chatbots (IBM citada por Acquire);
  2. 87,2% dos consumidores têm experiências neutras ou positivas com chatbots (Drift citada por Startup Bonsai);
  3. 55% das empresas que usam chatbots geram mais leads de alta qualidade (Drift citada por Startup Bonsai);
  4. 68% dos consumidores gostam de chatbots porque eles fornecem respostas rápidas (Userlike);
  5. 34% dos consumidores de lojas de varejo online aceitam os chatbots com Inteligência Artificial, o que é um percentual maior do que qualquer outro setor (Invesp);
  6. 64% dos consumidores acham que o serviço 24h por dia é o maior benefício dos chatbots (Invesp);
  7. 80% das perguntas feitas por usuários podem ser respondidas pelos chatbots, o que libera tempo para seus atendentes e reduz custos (IMB citada por Small Biz Genius);
  8. 40% dos consumidores não se importam se serão ajudados por um humano ou por um chatbot, desde que suas perguntas sejam respondidas (Hubspot);
  9. 47% dos consumidores comprariam produtos por meio de um chatbot (Hubspot);
  10. 35% dos consumidores querem ver mais empresas usando chatbots (Opus Research).

Como visto, os chatbots geram economia nas empresas, sobretudo no setor de atendimento. Eles também geram mais leads de alta qualidade, os quais estão muito mais próximos de se tornarem clientes da sua empresa.

A maioria das perguntas feitas pelos consumidores podem ser respondidas com sucesso pelos chatbots. Ademais, os consumidores gostam dos chatbots porque eles oferecem respostas rápidas e atuam o tempo todo, todos os dias.

Como instalar um chatbot no seu e-commerce

Existem dois caminhos populares para a criação de um chatbot no e-commerce. O primeiro deles é criar um nos aplicativos mensageiros convencionais. Nesse caso é só seguir a documentação de cada app para gerar o bot.

Além disso, é possível instalar aplicativos de chat com inteligência artificial na sua plataforma e-commerce via API. Há uma porção de apps desse tipo no mercado. Você só tem que escolher um e fazer a integração.