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Cinco dicas para usar um chatbot na sua estratégia de marketing de conteúdo

Por: Thamara Miranda

Formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia e com Pós-Graduação em Marketing Digital. Possui mais de 4 anos de experiência no Marketing Digital, com especialidade na geração de conteúdo. Hoje é uma das responsáveis pela estratégia de Marketing de Conteúdo da Cedro Technologies.

Que o marketing de conteúdo é essencial para atrair novos clientes você já sabia. Mas você sabe como o chatbot pode te ajudar nessa estratégia?

Chatbots, principalmente aqueles com inteligência artificial, são customizáveis e personalizáveis de acordo com o objetivo da empresa. Por isso fica fácil adaptar o uso dessa tecnologia para estratégias de marketing de conteúdo.

Vou te contar cinco dicas de como usar o chatbot no seu e-commerce e atrair e engajar seus clientes. Continue a leitura.

Chatbot com inteligência artificial

Os chatbots são ferramentas criadas para facilitar a comunicação com os seus clientes. Através de tecnologias como inteligência artificial, machine learning e deep learning, os chatbot estão cada vez mais inteligentes e personalizáveis.

Com isso, fica mais fácil adaptar às suas estratégias, seja de atendimento, vendas e até mesmo marketing.

Através da plataforma, é possível criar trilhas de conteúdo que guiam a experiência do usuário. Com a IA, o chatbot aprende a se comunicar como o usuário e através de intenções, como “Olá”. O bot entende o que o usuário deseja e inicia a comunicação com o cliente.

Mas como usar essas tecnologias a favor da sua estratégia de marketing de conteúdo? É o que vou te contar a seguir.

Chatbot e marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem objetivo de guiar e nutrir os clientes e possíveis clientes através de conteúdos que sirvam como solução para os problemas que ele enfrenta.

Por exemplo, se seu e-commerce vende calçados, você pode criar um conteúdo que ensine como escolher o melhor tênis para corrida. E a partir disso ele inicia um relacionamento com sua empresa.

O chatbot pode ajudar na captura desse possível cliente, pode apoiar na distribuição de conteúdo e também na qualificação desse cliente.

No marketing de conteúdo, esse possível cliente que inicia um relacionamento através de conteúdo pode ser chamado de lead. Vamos usar essa nomenclatura aqui.

Chatbot para capturar leads

Você pode usar o chatbot para capturar leads em seu site. Por exemplo, criando um bom conteúdo sobre tênis de corrida, esse conteúdo tem as chances de aparecer como resultado para o lead quando ele faz a busca por essa dúvida.

Assim, ele será direcionado para o seu site. Através do chatbot, você pode iniciar ativamente um contato, perguntando se ele tem mais dúvidas e oferecendo mais conteúdos sobre aquele tema.

Chatbot para substituir formulários

Quando se criam materiais ricos, como e-books e infográficos, são usados os formulários, que solicitam informações do lead para que ele receba aquele conteúdo ofertado. Nesses formulários, são pedidas informações como nome, e-mail, telefone e afins.

Muitas vezes, os formulários podem ser uma barreira para que o lead deixe as informações e acesse o material. Mas os chatbots transformam essa experiência. No lugar de usar formulários, você pode adotar o chatbot para interagir com o lead a fim de solicitar as informações e liberar o acesso ao conteúdo.

Chatbot para distribuição de conteúdos

Outro uso do chatbot é para a distribuição de conteúdo. Muitos usuários navegam, na maior parte do tempo, por dispositivos móveis. Através do chatbot integrado ao WhatsApp, assim que o lead solicitar acessar o conteúdo, você pode oferecer a oportunidade de ele receber direto no WhatsApp.

Assim, por meio da integração com a API do WhatsApp, você pode criar um fluxo que envia o material para o lead.

Além de melhorar a experiência, possibilita que o lead compartilhe mais facilmente aquele conteúdo com sua rede de relacionamento.

Chatbot para qualificação de leads

Assim como no uso substituindo os formulários, os chatbots podem servir como ferramentas para qualificação de leads.

Através da trilha de conteúdos, você pode criar perguntas que sirvam como qualificação do lead. Por exemplo, qual produto ele está buscando, como ele chegou até você, qual número de calçado ele deseja etc.

Assim, fica mais fácil direcionar a melhor opção de produto para ele, fazendo com que efetive de fato a compra em seu site.

Bom, acredito que tenha ficado claro de quantas maneiras o chatbot pode ajudar na estratégia de marketing de conteúdo do seu e-commerce. Tanto o chatbot quanto a criação de conteúdos são essenciais para melhorar a experiência dos seus clientes e garantir que eles se fidelizem à sua marca.

Se você ainda não adota uma dessas estratégias, pode estar perdendo clientes para seus concorrentes. Conheça melhor sobre esses assuntos, entenda os objetivos das suas estratégias e procure aplicar na sua empresa para obter todos os benefícios.

Leia também: Muito além dos chatbots: leve seu atendimento para outro nível