Logo E-Commerce Brasil

Chat online: solução inteligente para o seu SAC

Já pensou em adotar o chat online como uma ferramenta para otimizar o atendimento ao cliente de seu site? Muitos empreendedores têm dúvidas a respeito e não sabem se o canal é uma boa opção ou se irá simplesmente sobrecarregar ainda mais sua equipe de atendimento. Para tirar as suas dúvidas, neste artigo iremos abordar o funcionamento do chat online e os diferentes tipos de chats disponíveis no mercado.

Uma introdução ao serviço de atendimento ao consumidor

Os consumidores estão cada vez mais atentos aos seus direitos. Com essa realidade, todos que precisam lidar com clientes têm investido tanto quanto possível em atender bem e rapidamente as demandas que surgem. Diversas ferramentas têm sido utilizadas pelas empresas nesta empreitada: chats online, teleatendimento, FAQ (seção de dúvidas frequentes), e-mail e as redes sociais. E os clientes querem respostas: se não tiverem suas solicitações atendidas, rapidamente e a contento, procuram os órgãos de defesa do consumidor e sites como Reclame Aqui, além de espalhar em todos os meios de comunicação possíveis o descontentamento com a empresa.

Para evitar esse tipo de repercussão negativa é importante estar munido com excelentes ferramentas para atender ao cliente rapidamente e, em caso de não ter uma solução imediata, ao menos tranquilizá-lo e demonstrar que algo será feito a respeito.

Chat online: solução inteligente para o seu SAC

Nesse cenário, o chat online é uma excelente ferramenta para quem possui um e-commerce. Isso porque a melhor forma de atender o cliente é dentro da plataforma em que ele já está. Muitas vezes o consumidor só tem uma pequena dúvida que está impedindo-o de realizar a compra e uma rápida conversa no chat pode aumentar a conversão da loja.

Outra vantagem do chat online é a de que o atendimento imediato a respeito de problemas que surjam durante o processo de compras pode evitar que a reclamação chegue até sites como o Reclame Aqui, onde a simples presença de sua empresa já pode ser desabonadora. Até onde for possível evitar comentários negativos, melhor para o seu negócio e para a credibilidade da sua empresa.

O serviço de chat também costuma ser bem mais barato do que manter uma central de teleatendimento, e muitos robôs de atendimento existentes podem diminuir ainda mais os custos de sua equipe.

Chats gratuitos e chats pagos

Existem tipos diferentes de chat online disponíveis no mercado, até mesmo gratuitos. No entanto, é preciso estar atento às diferenças para entender qual deles vale a pena implantar em seu negócio.

Chat online gratuito

Simples e limitados, são utilizáveis quando se está começando um negócio online e a demanda é bem pequena, já que esse tipo de serviço gratuito tem o limite aproximado de 30 conversas permitidas por mês. Outro detalhe é que somente uma posição de atendimento é liberada, ou seja: só se atende um cliente por vez.

Chat online pago

Dentro dos pagos, existem diversos modelos de chat, dependendo de quanto você estiver disposto a pagar e de quais são as necessidades do seu negócio. Existem planos internacionais a partir de 5 dólares que oferecem conversas ilimitadas e guardam conversas por até um ano. Existem outros planos mais completos, que oferecem análises de atendimento e medem horas de operação, além de oferecerem diferentes possibilidades de customização. Há também softwares de chat online nacionais que oferecem possibilidade de gravação de respostas padrão, agilizando assim o atendimento online.

E agora? Sente-se mais preparado para implantar um chat online em seu e-commerce? Não deixe de contar para a gente!