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Cervejaria: como divulgar suas cervejas?

O segmento cervejeiro, e falando aqui especificamente da produção de cervejas, possui uma característica comum entre todos seus mestres-cervejeiros, que é a busca da perfeição na produção de suas receitas.

Melhorias constantes nas receitas de panela, até que sua cerveja esteja com sabores e aromas perfeitos, de acordo com o estilo escolhido, para então partir para a produção em maior escala e consequente necessidade de comercialização.

Logo após as primeiras garrafas estarem prontas a cerveja vira sucesso, primeiramente entre os amigos, logo após em sua cidade e região, depois ela começa a percorrer caminhos um pouco mais longos através da rede de distribuição estabelecida pela cervejaria.

Esse processo está ocorrendo a cada dia com mais frequência em diversas partes do Brasil, novas cervejas e cervejarias são criadas, quase que diariamente, em decorrência do crescimento do mercado de cervejas especiais no Brasil.

E este crescimento gera a cada dia maior disponibilidade de rótulos.

Analisando o cenário na ótica de mercado, este crescimento é maravilhoso para o consumidor, que a cada dia se depara com maior mix de opções e possibilidades. É uma verdadeira revolução do universo cervejeiro no Brasil! Todos nós, apreciadores de boa cerveja, comemoramos este crescimento.

Na visão empresarial da cervejaria: A concorrência está aumentando, e agora?

Este crescimento na quantidade de rótulos disponíveis no mercado gera uma necessidade, a cada dia mais latente, de divulgação efetiva das cervejas por parte das cervejarias.

Elas precisam apresentar para o mercado seus rótulos espetaculares, com receitas elaboradas e melhoradas a exaustão.

Mas para que o consumidor conheça toda sua qualidade, ele precisa degustar.

Produzir cerveja é quase sempre uma paixão, gera entusiasmo e aumenta a autoestima, porém os investimentos necessários para uma cervejaria são elevados, não podemos esquecer que é um negócio, precisa gerar resultados.

Internet: Principal responsável pela disseminação da nova cultura cervejeira

Sem sombra de dúvidas esta revolução cervejeira em andamento no Brasil, não teria essa velocidade se não fosse a internet.

O poder da grande rede, principalmente das mídias sociais, onde pessoas compartilham suas experiências diversas vezes em um mesmo dia, onde a comunicação instantânea está a cada dia mais eficiente, é a responsável pelocrescimento vertiginoso do mercado das cervejas especiais, que podemos também denominar cervejas artesanais.

Logo após um apreciador degustar uma nova cerveja ou conhecer uma nova cervejaria, quase que imediatamente ele compartilha sua experiência em seus perfis sociais, e a informação viaja em velocidades assustadoras, seu poder de alcance é impressionante.

Marketing Digital: O caminho escolhido

As cervejarias certamente sabem deste poder da internet, e iniciam sua jornada de marketing digital através das mídias sociais e da construção de seus sites.

Porém na grande maioria das vezes, em virtude da grande complexidade do marketing digital, sim isso é fato – com a ascensão da internet o ambiente ficou democrático e amplamente complexo – investem quantidades significativas de recursos monetários em campanhas digitais que geram pouco resultado. Seu ROI (Retorno sobre investimento) fica no negativo, isso quando ele é mensurado.

Apenas uma fan page pouco ativa nas principais mídias sociais e um site, que na maioria das vezes é apenas um folder digital, são uns dos fatores que contribuem para a pouca eficiência destas ações – porém o principal fator realmente é o ambiente complexo. Como se destacar na multidão?

Para fazer uma analogia com o texto citado no início: O dono da cervejaria precisa ter o mesmo empenho no marketing digital de sua empresa que o mestre cervejeiro tem na elaboração das receitas cervejeiras (quando ambos forem a mesma pessoa o empenho é necessário nos dois campos).

Marketing de Conteúdo – Esta é a melhor opção

O caminho mais efetivo a seguir com os avanços tecnológicos disponíveis, é o Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing), que em contraponto ao marketing de interrupção que perde força a cada dia, atrai o público interessado no segmento cervejeiro.

Essa atração é promovida através de conteúdos relevantes disponibilizados por sua empresa, que irão instruir os interessados e divulgar seus produtos.

E quais são estes conteúdos?

Falar em criação de conteúdo no universo cervejeiro é algo relativamente fácil, pois o segmento é rico em fontes de conteúdo, que podem ser:

  • História da sua cervejaria
  • História da cerveja
  • Origem e características de estilos e escolas
  • Harmonização, entre outras infinidades de possibilidades de temas.

Podemos resumir dizendo: Você oferece conteúdo relevante para quem procura, em troca de uma conversão, ou seja, em troca do contato da pessoa interessada, a partir deste momento você inicia um relacionamento mais próximo com sua audiência construindo proximidade e afetividade com seu possível cliente.

Após seu possível cliente estar totalmente apaixonado por sua história, marca, cervejas, é muito fácil efetivar o próximo passo que é: Converter o possível cliente em consumidor assíduo de seus produtos e conteúdos.

Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://www.lupulada.com.br/marketing-de-conteudo-para-cervejarias/