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Certificado SSL e a sua conversão de venda. Tudo a ver

por Maurício Balassiano Sexta-feira, 20 de março de 2015

Quem é que nunca ouviu falar que o Certificado SSL é uma maneira eficaz de garantir a segurança dos dados dos clientes em uma loja virtual? Essa afirmativa é inquestionavelmente verdadeira, mas o que muitos ainda não se atentaram é que o Certificado SSL, na verdade, é muito mais que isso.

O Certificado SSL é uma maneira eficaz de aumentar sua conversão de vendas. Você pode estar pensando, obviamente: “claro, ambiente seguro é igual a confiança para comprar”. Sim, de fato, é. Mas o Certificado SSL, além de garantir a segurança e gerar confiança, é um instrumento de Marketing Digital, pois ajuda na conversão de vendas por meio de SEO, que ajuda a sua loja a aparecer melhor colocada nas buscas do Google, e da inserção de Selo de Segurança que adiciona valor a sua marca e conquista verdadeiramente a confiança do cliente. Mas SEO é importante? Claro. Quem quer vender precisa ser visto. Hoje, sabemos que o Google é o provedor de pesquisa de milhões de usuários. E quem é visto, vende mais.

O SSL também é um aliado na redução da taxa de abandono de carrinho. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE e-commerce, em 2013, constatou que a taxa de abandono de carrinho é alta entre as lojas virtuais. No setor de informática, o percentual chega a 83%; no de vestuário e calçados 80%; no de casa e decoração 76% e no de escritório e papelaria 65%. Por que isso ocorre?

Podem existir diversos motivos, mas a minha experiência no setor me faz crer que essa alta taxa está relacionada à ausência de elementos que expirem confiança ao usuário. O site pode até ter um Certificado SSL, mas como isso está sendo representado? HTTPS, cadeado na barra do navegador… E o Selo de Segurança? O internauta está se deparando com o Selo de Segurança de uma Autoridade Certificadora reconhecida por sua ética? Ao clicar ele consegue conferir as informações do Certificado SSL emitido e, consequentemente, os dados da empresa, na qual está efetivando uma compra? Ou é só uma imagem inserida na página, que o desenvolvedor inseriu ao fazer o site, sem se preocupar com o valor e risco legal dessa ação?

O que eu quis dizer com todas essas afirmações e questionamentos? Que existe muito mais valor por trás de um Certificado SSL. E isso posso comprovar. A Giuliana Flores, por exemplo, com a inserção do SSL Site Seguro Certisign, somada a outras ações, reduziu a taxa de abandono de carrinho em 20% e aumentou em cerca de 35% a receita mensal. É extremamente importante que o empreendedor, assim como sua equipe de marketing e tecnologia, tenha conhecimento sobre todos os benefícios de ter um SSL proveniente de uma empresa séria e ética.

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