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É o momento de reorganizar o e-commerce utilizando a CDP

Por: Bertoldo Prellwitz

Possui mais de 15 anos de experiência no mercado digital, passando por empresas do mercado financeiro, telecom, loyalty, startup e como empreendedor. Hoje, atua com Big Data e Desenvolvimento de novas Parcerias na Tail.

Existem momentos que são feitos para repensar prioridades, verificar se o que está sendo feito está correto, se dá para melhorar ou então simplesmente redefinir o rumo do negócio. Com a retomada da economia e a reta final do ano chegando, vale lembrar, o momento é agora.

As mudanças que tivemos nos últimos 4 meses deu um empurrão em quem ainda não tinha virado a página para a digitalização. Boa notícia, corre que ainda dá tempo.

Você pode fazer isso de uma maneira rápida ou mais gradativa. Tudo vai depender do seu apetite em tornar sua empresa data driven, o investimento que você tem em mãos e conhecimento do seu time.

Nesse artigo vamos explorar um pouco mais a CDP, uma nova plataforma que além de ajudar no gerenciamento dos seus dados, também vai aumentar a sopa de letrinhas do nosso ecossistema.

O que é CDP?

De uma forma simples, no tradutor mesmo, significa Customer Data Platform. Trata-se de um sistema voltado ao time de Marketing que vai gerenciar suas bases de dados de uma forma descomplicada — ótima notícia 😀

Como a CDP trabalha com muitas fontes de dados, é como se a gente fizesse uma varredura em tudo que temos de informações dentro da empresa. E, em seguida, colocasse dentro de uma única plataforma e ainda pudesse cruzar todos os seus dados com múltiplas fontes externas.

Vamos trazer para um exemplo extremamente simples e real.

Quero saber para onde posso expandir minhas vendas da categoria “Recém-Nascidos”:

Alguns ganhos com a CDP:

  1. As fontes internas cruzadas com a base de natalidade (informação externa) podem nos dar uma visão de como as vendas crescem de acordo com o crescimento de novos bebês no Brasil;
  2. Com essa visão, podemos fazer uma correção de rota em uma campanha de mídia;
  3. Ou então, verificar se o e-commerce está atendendo em regiões de maior crescimento de bebês no Brasil.

Aqui é um exemplo muito “simplista” de uma oportunidade que temos cruzando bases internas com bases externas.

Cruzar dados online e offline

Agora, imaginando que essa rede tem cerca de 50 lojas físicas e um e-commerce relevante — que traz um volume de receita receita considerável — a possibilidade de fazer cruzamentos do online com o offline é gigantesca. Utilizar dados first party (que são os visitantes do seu site), entender perfis comportamentais desses usuários e ter a possibilidade de cruzar com dados dos compradores, pode ampliar o conhecimento do seu público.

Para ajudar, a CDP ainda pode fazer um enriquecimento das informações do CRM com dados declarados, por exemplo.

Já podemos listar ganhos como:

  • Mais assertividade em campanhas de mídia;
  • Criação de Personas;
  • Geração de novos fluxos de automação de marketing.

Citei aqui apenas 3 ganhos que a CDP vai ajudar a mexer no ponteiro!

Ganho de tempo

De uma forma automatizada, a CDP vai rodar múltiplos pipelines com bases que estavam agendadas de acordo com a sua regra de negócio. Isso tira a carga pesada dos profissionais que fazem isso de uma forma manual. Diminuir o tempo da sua operação é receita indireta, pois seu time vai utilizar o tempo para tomada de decisões mais estratégicas do negócio.

Por último, a CDP é muito importante nesse momento que estamos com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Afinal, existe a possibilidade que a CDP traz de criar o Data Lineage, Golden Record ou ID Único de toda a sua base de clientes. Assim, é possível identificar quais são os dados em posse da empresa, de onde eles são provenientes e para que fim serão usados.

Tudo isso em tempo real dentro de um único Dashboard.