CDP e CDM: o que são e como irão potencializar seus resultados digitais

por Gabriel Ishida Terça-feira, 14 de janeiro de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

Em agosto de 2018, a consultoria eMarketer lançou o artigo “Por que Customer Data Platforms estão quentes no momento?” (em inglês, tradução livre) para apresentar as grandes movimentações que a área de gestão de dados de audiência estava passando, principalmente com aquisições e investimentos em plataformas de unificação de dados de consumidores.

O artigo aponta que um dos grandes motivadores para que soluções chamadas CDPs (Customer Data Platforms) terem crescido em popularidade foi a maior regulamentação no controle de dados dos usuários (GDPR, principalmente). Anunciantes e veículos precisaram integrar os dados de suas audiências ao mesmo tempo que se enquadravam nas leis vigentes.

Por isso que plataformas como Treasure Data, Segment e BlueVenn ganharam destaque e grandes players, como Oracle, lançaram suas próprias plataformas, oferecendo soluções que:

  • Integram dados de CRM com informações digitais de navegação, consumo e comportamento;
  • Criam segmentações e clusters mais personalizados baseados nesses dados integrados;
  • Oferecem mais inteligência para construção e otimização da jornada do consumidor nos múltiplos canais online e offline, contribuindo para uma experiência mais personalizada para o cliente e lead;
  • Gerenciam a privacidade e consentimento dos usuários (Consent Management) para se adequar nas leis de regulamentação de dados (GDPR, LGPD, etc);
  • Diminuem os chamados silos de dados, unificando todos os dados referentes aos consumidores em apenas um lugar.
Exemplo de informações de um perfil construído em uma CDP. Fonte: Piwik PRO

Contudo, não basta apenas implementar uma plataforma de CDP e esperar que os resultados cheguem. São milhares de dados e pontos de contato de centenas de consumidores interagindo com sua marca. É necessário ter um direcionamento e um planejamento de como esses dados vão contribuir para melhorar seus resultados. É aí que entra a CDM ou Customer Data Management.

CDM: a gestão inteligente da audiência

A principal função da área de CDM é otimizar a jornada do consumidor por meio dos dados. Atua da implementação das plataformas até a ativação dos canais online e offline que utilizam os dados. Sendo assim, CDM não se restringe apenas aos clientes com CDP, mas sim para qualquer projeto que colete e analise dados de audiência e consumidores, como CRM e DMP (Data Management Platform).

Ou seja, toda frente que trabalha a experiência cross-channel da jornada do consumidor para potencializar os resultados está dentro do escopo de atuação do responsável em CDM.

Para cumprir com essa função, é necessário:

  • Ter uma implementação técnica da plataforma com o mapeamento completo de todos os pontos de contato e taxonomia otimizada da audiência que corresponda aos objetivos de análise;
  • Desenvolver um planejamento da jornada do consumidor e suas variações, buscando sempre os melhores resultados e a experiência 360 cross-channel;
  • Rastrear e analisar os dados de cada etapa da jornada e de cada ponto de contato, traçando KPIs a serem atingidos e monitorados.

A unificação e enriquecimento dos dados dos consumidores possibilita segmentações muito mais personalizadas e afinadas com o interesse e com a etapa na jornada. O resultado que temos visto é o crescimento na receita, retenção e customer lifetime value (CLV) dos clientes que adotam soluções de gestão de audiência.

Conteúdo original aqui.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.