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Sete principais desafios na construção do catálogo digital

Por: Valéria Mancini

Valéria Mancini é especialista em comércio eletrônico, marketing e negócios digitais. Com mais de 10 anos de experiência no setor, Valéria é Account Manager da Alephee, uma empresa com três anos de mercado que ajuda marcas, distribuidores e varejistas em sua transformação digital, criando redes, conectando a cadeia comercial para desenvolver estratégias de comércio eletrônico.

A construção do catálogo digital é um dos principais pilares na hora de desenvolver sua estratégia de e-commerce. Afinal, há muitos pontos que precisam ser estudados para que as empresas consigam proporcionar aos consumidores uma boa experiência de compra.

De acordo com dados apurados pelo E-commerce Quality Index, 96% dos e-commerces brasileiros não oferecem uma boa experiência de compra. Tal fato pode ser explicado pelos desafios encontrados durante a construção no processo de catalogação.

Abaixo, listamos os sete desafios mais comuns encontrados pelas marcas durante a construção de sua vitrine digital no comércio eletrônico.

Falta de conhecimento sobre a estratégia de catalogação

Antes de começar a criar o catálogo, é essencial entender com que finalidade ele está sendo criado. Para que vamos utilizá-lo? Qual é o objetivo? Todos os envolvidos no comércio eletrônico têm o objetivo principal de vender mais em seus canais comerciais. Para que isso aconteça, é necessário desenvolver uma estratégia bem definida de criação de catálogos, que parta do entendimento de quantos produtos eu preciso catalogar, como vou estruturar as informações de meus produtos, a que categorias eles correspondem? Como será realizado? Vamos usar uma plataforma? Temos recursos, tempo e dinheiro para isso?

Não saber onde vamos utilizá-lo

Se em sua estratégia decidir publicar em um mercado, no seu próprio site de comércio eletrônico ou nas redes sociais, é importante saber quais especificações ou exigências cada um tem para a criação do catálogo. Conhecer as categorias, as informações básicas que necessitamos, os formatos de imagem etc.

Não conhecer os recursos necessários para fazê-lo

Quando começamos a projetar a estratégia de criação do catálogo, é importante deixar claro se o processo será realizado pelo pessoal da empresa, se serão contratados recursos externos ou se será utilizada uma plataforma de criação e automação de produtos. Qualquer que seja nossa escolha, é imprescindível que ela seja definida antes de começar a funcionar.

Informações incompletas

É essencial que nossos arquivos de produtos tenham todas as informações disponíveis: nome do produto, marca, código SKU, descrição técnica, descrição, atributos, variantes ou até mesmo compatibilidades no caso de o produto ser somente para a indústria de autopeças. Fotos e vídeos profissionais também farão a diferença.

Como mencionado acima, é importante saber onde vamos utilizá-lo, pois, dependendo do mercado ou do site de comércio eletrônico, as necessidades de informação podem ser diferentes. Quanto mais completa for a informação do produto em seu catálogo, menos consultas, reclamações e devoluções a sua empresa terá.

Escassez de recursos necessários para a criação da estratégia

Um dos principais desafios na hora de criar uma boa estratégia para as plataformas de marketplaces é a falta de tempo e recursos necessários para a criação e a atualização das informações. Para vencer esse “obstáculo”, é fundamental ter um time que possa cuidar da estratégia de catalogação. Afinal, é um trabalho que demanda muita atenção e dedicação.

Não conhecer as plataformas de marketplaces

Se você vai começar nesse mercado de lojas virtuais, o primeiro passo é estudar todas as ofertas de marketplaces disponíveis no mercado e entender qual melhor se encaixa ao seu produto e qual possui a melhor logística.

Não ter boas imagens para começar o processo de catalogação

As pessoas se lembram de 20% do que leem e de 80% do que veem. É indispensável que as imagens ou vídeos utilizados em nosso catálogo de produtos sejam os mais profissionais possíveis. As recomendações dos principais mercados (como o Mercado Livre) indicam que a primeira foto do produto deve ser sobre fundo branco simples e, posteriormente, incluir fotos com fundo contextual ou vídeos – recomenda-se fazer vídeos do tipo unboxing que mostrem os detalhes de nosso produto. Nenhuma foto deve incluir legendas, descrições, logotipos ou marcas d’água.

Quer saber como criar um catálogo digital para a sua marca? Leia o nosso conteúdo “Catálogo digital de produtos: entenda o que é e saiba como criar”.

Leia também: Saiba como construir um catálogo digital para as plataformas de e-commerce