Acesso rápido

Case de marketing relevante: Kleenex e smoyz

por João Paulo Arraes Quinta-feira, 05 de janeiro de 2012

Muito se fala, aqui neste blog, inclusive, sobre como o uso das mídias sociais em ações de marketing pode ser uma estratégia muito efetiva e relevante, mas nada melhor que um exemplo da vida real para ilustrar quão bem essas estratégias realmente podem funcionar.

Com a chegada do inverno ao hemisfério norte, muitas pessoas desenvolvem gripes e resfriados. Pensando nisso, a divisão israelense da Kleenex (marca que é praticamente sinônimo a lenços de papel), que vê seu lucro decolar nessa época do ano, contratou a agência smoyz para uma ação de marketing no Facebook.

A ação foi simples, mas tremendamente bem executada e efetiva: Usando a própria ferramenta de busca do Facebook, os analistas de mídias sociais da smoyz identificaram através de palavras-chave 50 pessoas reclamando de sintomas diversos de gripe e resfriado.

Depois dessa identificação, eles entraram em contato com amigos das pessoas escolhidas para recolher informações de endereço e identificação. Com esses dados em mãos, a Kleenex enviou, em menos de 2 horas e por meio de entregadores locais, 50 kits com produtos diversos para ajudar as pessoas a se sentirem um pouco melhor.

Os resultados falam por si mesmos: Todas as pessoas que receberam um kit ficaram tão impressionadas que postaram fotos deles em seguida, gerando 650,402 impressões e 1800 interações (comentários, “curtidas”, compartilhamentos, etc.) ao todo. Além de tudo isso, um número gigantesco de pessoas interagiu com a Kleenex on-line para comentar a ação.

Um vídeo produzido pela smoyz relata a ação e seus resultados: https://www.youtube.com/watch?v=bGFflwe4mtI

Este exemplo é muito bom, pois ilustra vários pontos fundamentais de ações de marketing baseadas na internet: o público-alvo foi altamente focado; a empresa ofereceu um benefício aos fãs, agregando valor real à ação; a empresa mostrou que estava ativamente ouvindo seus fãs; houve um toque humano, mostrando que a Kleenex genuinamente se importa e acredita no seu produto; baixo custo, especialmente quando se leva em conta a quantidade de pessoas atingidas.

Todos esses itens podem ser implementados em ações de marketing para lojas virtuais com o auxílio de uma equipe preparada de analistas de mídias sociais.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.