Carrinhos abandonados: como usar o começo do ano para minimizar esse problema?

por Daniel Palis Segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

O final do ano sempre é muito cansativo para quem trabalha no e-commerce. A sequência “Black Friday + Natal” exige muito de todos os envolvidos nessa área. É muito tortuoso, a concorrência só aumenta, mas, no fim, os frutos vêm. No entanto, não é só dessas datas que um e-commerce vive. Por isso, é preciso continuar a batalhar pela atenção de seu cliente, aproveitando todos os ganchos possíveis. Uma das possibilidades é converter aquele cliente que entrou no seu site, quase comprou, mas, por algum motivo, desistiu da conversão.

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa recente, o E-Commerce Radar constatou que em 2018, cerca de 82,3% dos carrinhos gerados nos comércios eletrônicos brasileiros são abandonados. É um número muito alto, que mostra que existe algum momento da compra em que simplesmente o cliente para.

Claro que ele pode ter desistido por decisão própria, mas é plausível considerar que preço do produto, o valor do frete, dificuldade no processo de compra, entre outros motivos diretamente ligados ao seu negócio, tenham potencializado a desistência. Fato é que o problema de abandono de carrinho é real. Mas a boa notícia é que essa dificuldade pode ser uma oportunidade.

Conheça seu cliente

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que fez com que seu cliente tenha ido embora do site. Ele saiu, mas pode voltar. Para que isso ocorra, é preciso elaborar uma estratégia para que o cliente continue visitando o e-commerce, siga recebendo suas novidades, tenha interesse pelo seu produto. Claro que não existe fórmula única para isso, mas existem caminhos que permitem entender melhor o comportamento do cliente e aumentar o potencial de conversão.

Uma medida para entender os motivos que fizeram o cliente sair da loja eletrônica – e consequentemente evitar que isso ocorra novamente – é a inserção de tags. Elas permitem verificar com bastante precisão qual foi o momento da compra que fez o cliente desistir. É possível checar precisamente quando ele saiu da loja, se foi o valor total que o afastou, o custo do frete, dificuldade em encontrar uma informação, etc.

Converse com o cliente

Feito isso, uma maneira eficiente de estabelecer um novo contato com o cliente é o e-mail marketing. O ideal é apresentar uma promoção, como um cupom de desconto relâmpago. Uma forma de fazer isso é dar um desconto de 10% na venda para as próximas duas horas, por exemplo.

Vale lembrar, porém, que abordagem só deve ser feita se sua loja tiver algo novo para falar. Nada de e-mails invasivos e sem conteúdo. O efeito desse tipo de ação costuma ser péssimo. Por isso, seja preciso.

Remarketing

Outra ação que se mostra muito positiva é o remarketing. Trata-se de uma funcionalidade das plataformas de anúncios pagos, como Facebook Ads e Google Ads, que identifica os clientes que visitaram seu site, permitindo que sejam direcionadas campanhas para essas pessoas. Com um bom banco de dados, é possível oferecer aquele produto que o cliente tanto quer por um preço que cabe no bolso. Ela vai perceber que a abordagem está sendo feita de forma personalizada.Esse mecanismo é muito bom para aumentar as conversões.

Enfim, reverter a venda perdida é muito importante e é preciso entender quais são as dores do cliente. Estamos em começo do ano e agora o e-commerce tem uma boa oportunidade para rever as estratégias e começar a arrumar a casa.

O processo de buscar de volta os clientes que não realizaram a compra é uma grande oportunidade para o e-commerce aprender sobre o comportamento do seu cliente e, assim, ser mais eficiente ao longo do ano – que ao que tudo indica será bom para as vendas. Seja inteligente e use o momento a seu favor. Uma venda perdida sempre pode ser revertida, mas é preciso trabalhar para isso.

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