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Entenda porque acompanhar o relatório de carrinhos abandonados

por Guilherme Lunardi Segunda-feira, 06 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 10 minutos

Os carrinhos abandonados são uma das principais dores de cabeça de quem trabalha com e-commerce. Pesquisas recentes afirmam que 97,9% dos consumidores já deixaram produtos nos carrinhos virtuais. Em contrapartida, apenas 2,1% que nunca realizaram tal ação. Diante de tal cenário, é muito importante desenvolver estratégias para diminuir a taxa de abandono do seu comércio virtual.

Nesse contexto, o relatório de carrinhos abandonados é uma ferramenta para que o gestor ou proprietário de um e-commerce saiba como agir frente a esse problema muito frequente, que causa transtornos para quem atua no varejo virtual.

No artigo de hoje, mostraremos a importância desses relatórios. Além disso, indicaremos alguns pontos que podem causar a desistência da compra e apresentaremos alternativas para que esse tipo de problema seja revertido em vendas para o seu e-commerce. Acompanhe!

A importância do relatório de carrinhos abandonados

O abandono de carrinho é um problema que ocorre com um cliente em potencial no final do processo de compras. Geralmente, a pessoa tem interesse nos produtos, dinheiro ou cartão disponível para compra. No entanto, no momento de finalização e pagamento do pedido, o cliente desiste.

Isso ocorre por vários motivos. Essa atitude do cliente pode ser motivada por problemas de usabilidade do portal, formulários extensos e muitos complexos, omissões ou falta de informações importantes e até mesmo falhas com o site ou dispositivo de acesso do cliente.

Esse é um tipo de ocorrência que causa muitos transtornos para um e-commerce. Isso porque o cliente que abandonou o carrinho, independentemente do motivo, tinha real intenção em adquirir algum produto com a sua empresa. Só não o fez porque foi surpreendido com algum problema no momento de concretizar a compra. Em suma: estamos falando de vendas em potencial que deixam de ser realizadas. Ou seja, receitas que poderiam ser geradas, mas não acontecem.

Assim, o relatório de carrinhos abandonados é uma ferramenta imprescindível para quem deseja recuperar essas vendas perdidas. Pois traz o cliente novamente ao site, mostrando a ele a possibilidade de retornar de onde parou, ou editar o seu pedido.

Com um relatório eficiente e bem detalhado, é possível falar diretamente com o cliente que desistiu da compra. Dessa forma, focam-se os esforços para fazê-lo voltar à loja virtual e concretizar a compra.

Além disso, esse relatório possibilita uma noção mais clara sobre o comportamento dos seus clientes. Ele possibilita a tomada de decisões mais precisas, focadas e, principalmente, direcionadas às pessoas certas. Ele auxilia também o seu negócio a não perder vendas.  Consequentemente, auxilia a aumentar o faturamento e a rotatividade de produtos no seu e-commerce.

O porquê do abandono de carrinho

Especialistas no mercado de e-commerce afirmam a importância de um trabalho constante para minorar os números de pedidos cancelados e convertê-los em vendas. Esse entendimento somente reforça a importância de se utilizar o relatório de carrinhos abandonados.

É importante entender que diversos fatores podem determinar o abandono do carrinho de compras. Uma boa experiência do usuário ao navegar pelo site é fundamental. Entretanto, há mais variáveis envolvidas. Veja o que aponta os dados da pesquisa E-commerce Trends 2017:

  • Avaliar a necessidade da compra;
  • Prazo para entrega;
  • Insegurança quanto ao pagamento;
  • Desejo de apenas descobrir o valor do frete;
  • Falta de opção do meio pagamento desejado;
  • Frete muito caro.

Portanto, analisando cada item separadamente, conclui-se que alguns dos fatores de abandono podem ser facilmente solucionados. Basta ter acesso aos dados do relatório para direcionar as ações adequadas.

Por exemplo, quando o pedido é abandonado no momento do cadastro. Isso pode ser o resultado de uma página muito complexa, solicitando informações em excesso. Dados como o endereço de entrega e formas de pagamento podem ser solicitados de outras formas, demonstrando mais dinamismo, segurança e confiabilidade para o cliente.

Afinal, mesmo com milhares de pessoas fazendo compras diariamente e com todo o crescimento que o mercado de e-commerce teve no Brasil, ainda é muito comum encontrarmos consumidores que se sentem inseguros no momento de deixarem o seu endereço residencial e o número do cartão de crédito. Por esse motivo, acabam abandonando o carrinho.

A página que pede esse tipo de informação deve ser muito bem elaborada para passar uma sensação de segurança. Além de deixar claro que se trata de um site confiável, que aborda com seriedade os processos de coleta de dados, pagamento e envio de mercadorias.

As vantagens de uma campanha de marketing bem elaborada para esses casos

Quando a campanha de marketing, direcionada aos clientes que abandonaram o carrinho de compra, é feita da forma correta, o resultado não pode ser outro: um aumento do número de vendas que estariam praticamente perdidas.

Entretanto, é necessário obedecer a algumas regras de marketing. Inicialmente, é preciso ter certeza de que as mensagens enviadas chegarão exclusivamente aos consumidores que deixaram de efetuar a compra e abandonaram o carrinho.

Para tanto, existem ferramentas de automação que armazenam informações no dispositivo do usuário e que podem ser utilizadas em campanhas de remarketing.

Em seguida, também é de extrema importância que a sua comunicação seja voltada a mostrar os benefícios que o seu cliente deixará de obter ao não retornar e efetuar a compra. Feito isso, também é importante identificar os motivos do abandono e mostrar para ele que tal problema pode ser solucionado seguindo determinados passos.

Além disso, você também pode oferecer promoções temporárias para que o cliente volte e conclua a compra. Ou ainda oferecer condições de pagamento diferenciadas para quem retornar ao site e efetivar um pedido que havia deixado para trás.

Outra questão importante: esse tipo de trabalho de marketing aumenta a sua credibilidade perante os seus clientes. Eles perceberão que a sua empresa está preocupada em oferecer sempre a melhor solução.

Por fim, você ensinará ao seu cliente como ele poderá retornar a sua loja e concluir a compra que, por algum motivo, deixou de ser realizada. Entretanto, isso só será possível se você tiver acesso a um detalhado relatório de carrinhos abandonados.

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