Carrinhos abandonados: por que seu cliente desistiu de comprar?

por Marcelo Terrazzan Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020   Tempo de leitura: 9 minutos

Se você realiza vendas online, talvez já tenha enfrentado alguns desafios relacionados ao comportamento dos consumidores. Um dos dos problemas mais frequentes é o que aborda os infelizes carrinhos abandonados. Afinal, o que significa esse problema?

No vasto universo dos e-commerces, um carrinho abandonado ocorre quando o cliente coloca um ou mais produtos no carrinho e, por algum motivo, não finaliza a compra. E os motivos para isso acontecer são diversos. Acredite, a lista é longa. Mas as vezes o problema pode estar nos desafios não cumpridos em seu negócio online.

Não se preocupe, abordaremos os principais aqui e vamos apresentar soluções muito eficazes para minimizar esse problema.
Vamos lá!

Carrinhos abandonados

Por que não consegui vender? Ou melhor, por que meu cliente desistiu de comprar?

Normalmente, um dos motivos é o preço. Se sua loja online não estiver praticando um preço agressivo, o produto pode estar dentro ou fora do carrinho, isso não vai importar muito: o seu cliente não vai comprar se continuar achando o produto caro.

Não tem como falar de valores sem falar do frete. O frete pode acabar sendo outra razão bem expressiva para que o cliente não finalize a compra. É crucial diversificar as formas de entregar produtos e buscar os serviços mais confiáveis e baratos para tornar o frete atraente.

Fuja dos altos valores de frete

Sabemos que muitos carrinhos são abandonados pelos chamados “consumidores por impulso”. Trata-se daquelas pessoas que de modo rápido veem um produto e, num momento de impulso, já adicionam o produto (ou até mais de um) no carrinho.

Seu e-commerce pode não estar preparado para “convencer o cliente”, ou até mesmo lembrá-lo, de que aquela é uma compra essencial para ele.

De modo mais amplo, um dos motivos dos carrinhos abandonados pode ocorrer devido à falta de investimento em peças fundamentais de marketing, como engajamento e relacionamento com o cliente. Somente “ter um e-commerce” não é o suficiente; é necessário sempre estreitar o contato com os clientes e buscar resolver os problemas deles sempre que possível.

Alto nível de engajamento

É essencial que você, como lojista, busque qualidade em todos os aspectos de sua loja virtual, desde a página de um produto até a última tela na qual aparece a mensagem de “compra finalizada”.

O cliente é quem manda e precisa se sentir engajado em absolutamente todas interações que ele realizar com sua loja virtual.

Dessa forma, busque manter o seu e-commerce sempre atualizado e a sua plataforma rápida, ou seja, sempre com uma velocidade rápida de acesso em qualquer etapa da compra. Além disso, você precisa buscar sempre pelo oferecimento do melhor preço possível e as formas
mais práticas de pagamento, é claro.

Outra dica importante, é deixar todos os processos simples: cadastro no site, visibilidade de produtos (assim como ofertas e promoções relacionadas), inserção de produtos no carrinho, consulta de frete e realização do pagamento.

O checkout, ou seja, a finalização da compra, não pode ser complicado, jamais!

Relacionamento com timing e qualidade

O investimento em canais de atendimento e relacionamento com o cliente nunca vai ser o bastante. Se você não responde o seu cliente a tempo, deixa de responder ou responde de uma maneira que não é agradável, pode aumentar a ocorrência de carrinhos abandonados em
seu e-commerce.

Diante disso, tente monitorar a frequência com a qual esse “fenômeno” ocorre e busque entrar em contato com o seu cliente assim que possível, visando descobrir o motivo pelo qual ele desistiu da compra e oferecendo algum valor agregado como tentativa de convencê-lo a
finalizar a compra.

Seja por telefone, chatbots ou outro caminho, acelere o contato com esses clientes desistentes e aproveite o timing. Outra prática interessante chama-se “remarketing”, que é uma questão de timing. Você pode utilizar ferramentas para identificar visitantes do site (possíveis consumidores) e, a partir disso, exibir anúncios na loja, nas redes sociais ou em outros canais para lembrar o cliente da compra
abandonada.

E-mail marketing

Uma estratégia bastante utilizada como tática para recuperar o cliente de carrinho abandonado é estabelecer uma campanha de e-mail marketing com base somente nessa tentativa de recuperação. O e-mail ainda é uma ótima forma de fidelizar clientes e estreitar
relacionamentos entre lojistas e consumidores.

Caso o seu cliente tenha desistido de comprar no meio do processo, você pode realizar o contato via e-mail para lembrar do produto “abandonado” no carrinho. Quando for esse o caso, dependendo dos produtos abordados, você pode ainda oferecer:

  • Cupom de desconto (com base na categoria de produtos que o carrinho foi abandonado);
  • Frete grátis — quando for possível;
  • Sugestões de produtos relacionados àquela compra.

Logística para driblar Carrinhos Abandonados em sua Loja Virtual

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro com serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete, segurança e prazos.

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fullfilment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.

Picking & Packing:

Todo o processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing é possível atender o que o seu produto precisar.

Transporte:

Pelo grande volume de vendas feito pelos clientes, é possível criar condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final.

WMS:

Parcerias com diversas Plataformas de ERP, permitem integrar seus pedidos de forma simples e automatizada.

Segurança:

É importante trabalhar somente com produtos com NF e Seguro.

100% Online:

A ferramenta de gestão 100% online permite acompanhar todas as etapas do seu processo.

Essas são apenas algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas. Você pode reduzir os custos no processo de entrega. Entretanto, não se esqueça que os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Nos falamos em breve!


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