Como capacitar seus vendedores para a Black Friday

por Cynthia Akao Segunda-feira, 06 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das datas mais esperadas no Brasil sem dúvidas, é a Black Friday. E se você é lojista, não pode ficar de fora e deve aproveitar o começo das vendas a todo vapor. Sim, porque tudo começa com a Black Friday, que nada mais é do que um esquenta das vendas de final de ano.

Mas para dar aquele up na data, nada melhor do que treinar e capacitar melhor seus vendedores, afinal vender mais, nunca é demais. Veja só o que eu separei para vocês:

Comunique-se

Para que tudo flua corretamente é muito importante mostrar o planejamento de como será a campanha para sua equipe de vendas. Ela deve estar alinhada em todas as etapas, portanto é imprescindível que além dos canais externos, existam canais internos de comunicação entre todos os departamentos ou pessoas envolvidas, afinal eles estarão no front de batalha.

Ferramentas a postos

Outro diferencial são as ferramentas e estrutura que deverão ficar à disposição para que a sua equipe de vendas consiga desenvolver seu potencial e trazer melhor resultado. Prepare seu site para não ter problemas com servidores ou hosts durante a data, bem como todas as outras ferramentas que deverãser usadas no grande dia.

Além disso não esqueça, se a equipe for nova, ela deverá entender como tudo funciona, portanto não negligencie um bom treinamento. Fica a dica!

Os Canais devem ser bem conhecidos

Os canais por onde as promoções serão divulgadas também devem ser bem conhecidos da sua equipe de vendas, primeiro para que o vendedor possa se situar quanto ao conteúdo e segundo para entender o que está trazendo mais resultado e relatar isso ao departamento de marketing para SOMAR na hora das vendas em campanhas futuras.

Sendo assim, mantenha a sua equipe ao tanto de tudo que está sendo divulgado, onde e como. Todo caminho sempre leva a uma oportunidade.

Whatsapp, um ponto fora da curva

Um dos canais de maior conversão é o Whatsapp, independentemente do tamanho da empresa, sendo possível também potencializar seus resultados fazendo vendas por este canal.

Praticamente todos os brasileiros têm acesso a esse aplicativo e certamente sua audiência ficará muito confortável tendo mais esse canal de comunicaçãopara tirar eventuais dúvidas que precedem o momento de compra.

Apenas um adendo, treine sua equipe de maneira diferenciada, uma vez que se trata de um forte relacionamento. Quando o consumidor entra em contato com você, significa que ele confia ou quer confiar. Então não decepcione. Este é um canal de relacionamento, proatividade, empatia e educação, devem ser fatores decisivos na escolha do atendente. Pense nisso!

Suporte 24 horas em tempo real

Quando se fala em Black Friday, se a sua proposta for realmente benéfica para seu cliente, tenha consciência de que o movimento em seu site deve ser maior do que o normal, portanto o tráfego também será, então deixe sempre uma equipe preparada para responder à audiência.

Tenha uma equipe 24 horas em tempo real para aproveitar o máximo e vender mais, lembre-se que se trata apenas de um dia, o seu lucro pode ser bom, mas se tiver uma boa equipe, poderá ser ótimo. Não esqueça também de dar vazão às redes sociais, como o Facebook e o Twitter, se a sua empresa utilizar, por eles também podem vir oportunidades.

Além disso, não esqueça de monitorar todos os movimentos como sugestões e reclamações dos usuários, pois identifica possíveis erros ou inconvenientes que a curto prazo você possa resolver. Fique atento!

o faça Black Fraude

Como todos sabem, ações feitas aqui no Brasil como o dobro da metade e por aí vai, já foram alvo dos consumidores mais críticos e inclusive do Procon, por isso para evitar esses problemas e ser alvo de piada antes de montar suas promoções saiba que há sites que monitoram os preços durante o ano todo, e que os consumidores podem usar para entender se há desconto mesmo ou se o desconto é forjado.

Portanto seja honesto com seus clientes e com quem está vendendo, uma equipe motivada e feliz traz muito mais retorno do que dor de cabeça, então ofereça descontos de verdade. Seja honesto com seu cliente e com seu colaborador. Lembre-se que um cliente satisfeito volta e vai além: expõe sua satisfação nas redes sociais, gerando prova social gratuita para seu negócio.

Seja um Costumer First

Entenda que sim, seu cliente vem em primeiro lugar e com um atendimento de primeira tudo pode acontecer. Você não é o único no mercado, existem centenas talvez milhares de concorrentes, portanto cuide do seu prato com muito carinho. Dê atenção às dúvidas do seu atendente, guie-o da melhor maneira possível para que ele entregue uma experiência realmente diferente para o cliente final.

Atenda sempre, senão tiver a resposta a uma questão no momento, explique isso, mas não deixe de dar um feedback. Fique atento à legislação e explique à sua equipe o que pode e não pode fazer. Isso se chama excelência. Traga isso para sua equipe e para seu público. Seja mais!

Explore seu potencial

Se você está começando agora, por exemplo com uma loja Facíleme, lembre-se que o seu diferencial com certeza é o atendimento, então seja prestativo e atencioso. Além disso utilize os recursos do sistema Helpdesk e nunca deixe de responder uma solicitação do seu cliente ou visitante. Se tiver dúvidas e quiser uma ajuda pode contar com o nosso suporte e consultoria. No Facíleme você não está só no Black Friday Também!

Se gostou, pode voltar

Tenha certeza de que se o seu cliente gostou ele vai voltar em breve, tipo no Natal! Então prepare seu CRM, planilha ou qualquer controle para que o seu atendente sinalize o status da venda ou grau de interesse, muitas vezes o cliente não está no momento da compra, mas já sinalizou que tem muito interesse no produto ou serviço. Então aproveite a Black Friday e seja um sucesso para sua equipe, seus clientes e para sua empresa!

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.