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Por que capacitar profissionais de vendas?

por Rodrigo Ribeiro Quinta-feira, 17 de Maio de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Pare tudo o que está fazendo. Neste momento eu o convido a fazer uma reflexão e pensar nesta afirmação: “eu sou vendedor”. Sinceramente, quantas vezes você já ouviu esta expressão?

Ser vendedor em nosso país é uma casualidade. Na maioria das vezes, por causa de uma necessidade financeira ou por alguma oportunidade até mesmo inesperada. A verdade é: quando menos esperar já estará vendendo alguma coisa.

Diferente de outros profissionais que estudam, se formam e depois começam a exercerem suas atividades por formação. Exemplo: médicos, advogados, engenheiros, etc. Vendedor não se forma, vendedor se torna.

Infelizmente, em nosso país – e até em alguns outros que conheço – vendedor é obra do acaso, do destino ou, como alguns acreditam, vocação. Não são profissionais por capacitação. São por necessidade momentânea. Porém, muitos não se dão conta e se apaixonam por vendas e desenvolvem suas carreiras na nobre arte de vender.

Capacitação profissional

Que pena! Na verdade, que perigo para todas as empresas que existem. Vendas é uma arte. Vender requer preparação.

Poucos empresários se dão conta que as vendas são o coração da empresa. São as vendas que impulsionam todo o sangue que percorre pelo corpo organizacional. Sem elas não existe empresa. Eu sei, parece clichê, mas é pura verdade. Vamos imaginar que a partir de amanhã sua empresa pare totalmente de vender. O que acontece? Falência múltipla de órgãos. O negócio morre.

Faturamento

Algumas empresas percebem isso tarde demais. Quando se dão conta, enchem seus setores comerciais com pessoas sem capacitação, sem propósito e principalmente sem compromisso com a principal meta que toda organização possui: faturamento.

O faturamento é construído pelos profissionais de suas áreas comerciais. Ao longo dos anos eu os vi serem batizados por vários nomes: consultores, facilitadores, apoiadores, representantes etc. Mas por de trás de todos estes nomes que os gênios do marketing desenvolveram, existe apenas um para defini-los: vendedores!

Então, reforçando o título desta importante pauta, porque capacitar os profissionais de vendas?

A resposta é o mais simples possível, porém lógica: ou você possui uma equipe de vendas treinada e capacitada para cumprir seu verdadeiro papel – que é superar todos os dias as metas de faturamento de sua empresa – ou prepare-se para conhecer os trâmites jurídicos de uma empresa que caminha para a falência.

São palavras fortes, mas preciso dizer isso de maneira bem clara. Afinal de contas, empresas com vendedores DDD – despreparados, desmotivados e descomprometidos – só tem um caminho, e na maioria das vezes sem volta. A ruína.

Relação com o cliente

Um profissional de vendas não pode mais usar aquelas antigas técnicas do passado, ou simplesmente falar muito e ouvir pouco. Na atualidade, o cliente possui uma gama de informações muito grandes. Sendo assim, um vendedor precisa sempre estar um passo a frente do cliente, com atualizações constantes e uma prestação de serviço exclusiva para cada atendimento que realiza.

Desta maneira ele vai fazer o cliente vivenciar uma das expressões mais citadas no cotidiano do mundo corporativo, uma experiência única.

No entanto, o mesmo vendedor que causa experiências positivas também gera experiências negativas. Por causa disso que o tema deste artigo é muito oportuno. Treine sua equipe de vendas para gerar para o seu cliente uma experiência positivamente inesquecível.

Dica

Capacite sua equipe de vendas, faça deles verdadeiros profissionais na arte de vender. Eles precisam realmente entender as características, vantagens e benefícios dos produtos ou serviços que vendem. Desta forma, você terá uma empresa forte, bem sucedida e principalmente com metas superadas mensalmente.

Vendas são a locomotiva de toda a empresa e precisa de profissionais que sejam peritos na arte de vender e encantar as pessoas.

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