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Cadastro Positivo: o que é e como pode ajudar o e-commerce

Por: Leonardo Parreira

Formado em Ciência da Computação, com mais de 20 anos de experiência no setor. Há 2 anos atua como Product Owner do Data Engine, solução de compliance da Cedro Tecnologies. Especialista em na construção de parcerias internas e na interface entre a área de Negócios e TI, otimizando a comunicação, atendendo às necessidades e garantindo a satisfação nos projetos realizados.

O Cadastro Positivo reúne informações financeiras relacionadas a determinado CPF ou CNPJ. No Cadastro Positivo, é possível encontrar informações referentes à contratação de crédito, empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo.

Com o Cadastro Positivo, empresas e e-commerces podem avaliar pessoas físicas e jurídicas.

Para as pessoas físicas, manter um bom score no Cadastro Positivo ajuda na obtenção de novos créditos. Para as pessoas jurídicas, por outro lado, traz uma visão sobre com quem a empresa está negociando em relação à probabilidade de pagamento.

Veja neste artigo como o Cadastro Positivo pode ajudar no seu e-commerce.

Score de crédito no cadastro positivo

A partir do Cadastro Positivo, é possível calcular um score de crédito, tanto de pessoa física quanto jurídica.

Esse Score de Crédito é calculado a partir dos históricos financeiros, avaliando se foram pagas as concessões de crédito, pontualidade de pagamento, atrasos, juros etc.

Sendo assim, fica fácil para uma empresa avaliar com quem está iniciando novos negócios, no sentido de conhecer o histórico de pagamentos.

Outros históricos de pagamentos relacionados a contas de consumo, como água, luz e telefone também são avaliados pelo mercado.

Benefícios do Cadastro Positivo para o e-commerce

O Cadastro Positivo permite que empresas como e-commerces avaliem tanto pessoa física quanto pessoa jurídica. Dessa forma, é possível avaliar também fornecedores de seus produtos e outros prestadores de serviços.

Markeplaces, que se relacionam com muitas empresas, podem avaliar esses fornecedores com o Cadastro Positivo e identificar o score de crédito deles. Isso traz mais segurança para negociar prazos, formas de pagamento e, além disso, leva mais segurança para os clientes finais.

Para e-commerces que vendem B2B, é importante também avaliar o histórico financeiro das empresas para negociar descontos e formas de pagamento.

Além de garantir mais segurança em negociações, outros benefícios são:

  • Credibilidade perante o mercado e clientes;
  • Poder oferecer garantias aos clientes;
  • Maior facilidade de encontrar parceiros corretos;
  • Maior poder de barganha perante fornecedores.

Como automatizar sua consulta ao Cadastro Positivo

A consulta ao Cadastro Positivo pode ser automatizada para facilitar o processo de validação. Existem plataformas de análise de crédito que possuem o Cadastro Positivo como fonte de dados.

Dessa forma, basta sua empresa entrar nessa plataforma e buscar pelo CPF ou CNPJ que do qual quer informações e assim conseguirá todo o histórico de pagamentos dele.

Essa automatização permite melhora na produtividade e também reduz riscos para o negócio.

Além da análise de crédito, essas plataformas permitem outras consultas, como validação cadastral, que validam as informações fornecidas por empresas e/ou clientes.

Além disso, fazem checagem de antecedentes, o que garante que seus clientes ou fornecedores não estão envolvidos com nenhum ato ilícito.

Essa automação e consulta de crédito, como já foi dito, representa mais segurança para a empresa e também para os clientes finais. Além disso, representa credibilidade perante o mercado e que estamos lidando com empresas idôneas.

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