Ganho e perda de Buybox: monitore com agilidade sua posição no Marketplace

por Gabriela Giacomini Terça-feira, 22 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Como você monitora o buybox que quer conquistar no marketplace? Você costuma saber quando um produto seu ganha ou perde essa posição? Trazer esses questionamentos pode parecer algo bastante provocativo, mas é justamente essa a ideia. Para você que acompanhar este artigo até o fim.

Ter o controle sobre as vitórias e derrotas da sua loja no topo desse modelo de negócios é essencial para compreender esse mercado tão concorrido, principalmente se você busca analisar os seus próprios resultados em meio à concorrência e assim conseguir prover ações para melhorar suas vendas.

Falando em competição, não é nenhuma novidade de que o marketplace tem ganhado cada vez mais relevância e aderência dos e-commerces brasileiros, basta olhar os números.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) revelam que o percentual de sellers presentes em marketplaces aumentou 15,3% no primeiro trimestre de 2017, e a tendência é: os lojistas que ainda não adaptaram seus negócios a esse modelo venham a fazer isso em breve.

A importância de acompanhar o buybox

Considerando essa perspectiva, a migração dos e-commerces para o marketplace significa mais concorrentes disputando uma única posição: o destaque no buybox, o qual coloca em evidência o mesmo produto vendido por sua loja, atingindo a atenção do consumidor que está a poucos cliques de realizar a compra.

Conquistar esse topo em meio a tantas outras lojas já revela um ótimo caminho para que sua possibilidade de venda tenha maior visibilidade e seja convertida, porém, mais importante do que atingir essa notoriedade é manter-se nessa posição. Daí a importância de monitorar o seu desempenho e saber quando você ganhou ou perdeu o destaque.

Em primeiro lugar, o ideal é comprrender com quais produtos seu e-commerce está ocupando o espaço do buybox. Ao saber quais itens estão ou não em evidência em relação a concorrência, pode-se entender melhor como as suas estratégias de precificação estão funcionando.

Portanto, o indicado é sempre ficar de olho no ranking dos seus produtos para verificar se eles já atingiram a meta esperada ou para estar ciente sobre alguma perda de buybox.

Acompanhar toda a demanda de diferentes produtos vendidos por seu e-commerce em relação ao topo que precisa ser conquistado e mantido é uma tarefa que toma tempo e pode atrasar novos planos, mas essa é uma realidade que tem a chance de ser revertida com algumas ferramentas específicas que estão presentes no mercado.

No final das contas, ao ficar sabendo sobre alguma alteração de preço, sua loja ganha tempo e agilidade para cumprir as metas. Em meio ao mar de concorrentes que buscam o mesmo objetivo que você, atingir essa visão privilegiada te dá condições de respirar com mais eficiência e aproveitar a onda do marketplace.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.