As ferramentas de Business Intelligence que impactam no marketing digital

por Murilo Borrelli Sexta-feira, 16 de julho de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

Em tempos de verbas reduzidas, cada decisão impacta diretamente no sucesso das campanhas de marketing digital, aumentando ou diminuindo o retorno sobre o capital investido. Nesse sentido, o Business Intelligence (BI) voltado à coleta de dados e ao acompanhamento das métricas é fundamental para a definição das estratégias. Afinal, ele entrega as percepções dos consumidores, do mercado e da marca em si, reunindo uma série de informações relevantes para o negócio.

Imagem com diversos gráficos digitais

Com o crescimento das vendas virtuais e a migração de muitos negócios físicos para essas plataformas, não há margem para a coleta de dados amadora. Para isso, existem algumas ferramentas e softwares que auxiliam nesse processo. Nesse caso, mapeiam em tempo real, por exemplo, publicações em redes sociais que apresentam mais engajamento; palavras-chave que direcionam para seu site; tipos de conteúdo que permitem melhor ranqueamento; e o público interessado em seus produtos e serviços.

Benefícios do Business Intelligence com a análise de dados

Em outras palavras, uma boa coleta e análise de dados ajuda nos seguintes pontos:

  • experiência do cliente-usuário;
  • otimização das estratégias;
  • revela quem é seu consumidor, suas preferências, expectativas, opiniões;
  • monitora os acessos e atividades em sites e e-commerces;
  • analisa reações e interações nas mídias sociais;
  • e, por fim, transforma tudo isso em informações estratégicas, que ao serem aplicadas aumentam o potencial de conversão de vendas.

Vale destacar que essa prática não deve ser feita de forma esporádica e, sim, incorporada às atividades rotineiras da sua equipe de marketing. Isso porque, ao acompanhar diariamente o ambiente digital, é possível pensar à frente, ter insights para campanhas mais assertivas e encontrar os pontos que podem ser ajustados. Da mesma forma, monitorar e manter esses dados em dia, impactam na atualização dos KPIs estratégicos. Neste caso, entenda como indicadores que mensuram, por exemplo, o número de leads adquiridos e o ticket médio das suas vendas. Sabendo disso, portando, é possível entender o que dá mais retorno financeiro ao negócio e onde é melhor investir.

Ferramentas de coletas para o Business Intelligence

Entre as soluções disponíveis para a coleta e análise de dados (automatizando e otimizando essa operação), posso falar das mais simples, como a utilização de formulários, até as mais completas como o Google Analytics, principal ferramenta a nível mundial e o Power BI. Os formulários podem ser utilizados para pesquisas de satisfação e o entendimento de suas percepções. Por meio deles é possível avaliar as experiências em seu site, a satisfação do consumidor ao receber o produto ou serviço adquirido, além das expectativas sobre lançamentos e promoções.

Já o Google Analytics faz uma análise mais ampla e profunda, em tempo real, e de forma gratuita. Ele cria um painel de indicadores com as informações consideradas mais relevantes para o negócio. Ou seja, traz de forma simples todas as métricas já calculadas, envolvendo e-commerce, sites, redes sociais, entre outros canais.

Portanto, minha dica é: seja qual for o market share do seu negócio, tenha conhecimento dessas informações de Business Intelligence. Isso porque te permitirá definir suas próximas ações e campanhas de maneira direcionada e econômica, baseadas em dados reais e resultados mensuráveis.

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