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Business Intelligence (BI): como a inteligência de negócios pode melhorar os seus resultados?

Por: Laís Pinheiro

Publicitária formada na Univali, atualmente faz Pós-Graduação em Design Thinking e Criatividade nas Organizações. Atua no marketing digital desde novembro de 2017 e na área de comunicação há 6 anos.

BI é a sigla para Business Intelligence. Essa estratégia é focada para tomar decisões inteligentes diante da coletar dados, organização, exploração e monitoramento dos mesmos. É a partir dela que tomamos as decisões mais assertivas para cada negócio e analisamos se os investimentos estão trazendo bons resultados.

Mas, afinal, como usar o BI para melhorar os resultados da minha empresa? Continue a leitura para saber como gerar os melhores insights.

Business Intelligence e o seu principal objetivo

O principal objetivo é analisar dados. Por conta disso, é fundamental ter a visão analítica aflorada para aproveitar as melhores oportunidades.

Muitas empresas em expansão avaliam o Business Intelligence como uma forma de manter-se em vantagem diante de mercados desafiadores e saturados. Um exemplo disso é o crescimento do e-commerce. A margem para 2020 já era alta, mas com a pandemia isso aumentou de uma maneira considerável. Segundo o Compre&Confie, o aumento foi de 81% em abril e fatura R$ 9,4 bilhões. A previsão é que nos próximos meses esse número aumente ainda mais, muito por conta da Black Friday se aproximando (27 de novembro).

Enquanto muitas empresas desperdiçam investimentos com processo falhos, o BI é especialista em destacar oportunidades. Quando analisamos pela perspectiva do consumidor, falta afinidade e proximidade — os produtos não conectam sozinhos. É necessário “conversar” com os futuros consumidores da sua marca, e é nesse momento que o BI entra em ação. Isso porque com ele é possível observar os números, criar estratégias personalizadas e processos eficazes.

Por que o seu negócio precisa de um BI?

Abaixo, listei os principais tópicos para você implantar ainda hoje o BI no processo do seu time.

Gerenciamento e otimização de informações

Se tem uma coisa que a sua empresa precisa ter sempre no radar são os KPIs. Porém, não basta entender apenas de métricas, é importante analisar esses números e extrair oportunidades. É nesse momento que o BI entra em ação para auxiliar na tomada de decisão para estratégicas relevantes.

Diagnóstico de falhas e prevenção de riscos

Quando analisamos as falhas o quanto antes, é mais simples para ajustar e precaver os futuros riscos. A função do BI é justamente alertar esses deslizes e pensar em soluções o mais rápido possível.

Identificação de oportunidades

Partindo do mesmo princípio das falhas, quanto mais o BI ficar imerso no processo, mais rápido ele consegue extrair oportunidades para alavancar o seu negócio.

Reconhecimento do mercado

Para ser referência no mercado, você precisa conhecer os seus concorrentes, analisar as ameaças e atualizar-se das tendências. O BI contribui com a visão panorâmica do mercado e auxilia nas demais informações para tornar sua empresa sempre à frente da concorrência.

Contudo, já adiantamos que não basta escolher a melhor ferramenta e o profissional mais capacitado. É necessário ser uma junção das duas coisas para alcançar o objetivo esperado. Se você ainda está pensando se a função do Business Intelligence é importante para o seu negócio, nós frisamos que sim. Essa é mais uma das profissões do futuro e merece ser implementada o quanto antes.

Espero que esse texto tenha ajudado com informações úteis e insights para sua empresa.