Diferencie-se!
No atual cenário comercial, com um número imenso de marcas surgindo a cada dia, fica clara a importância de diferenciar a sua marca das outras e de fixá-la na mente do público. Para isso, uma das estratégias mais efetivas é o branding.
A prática de definir uma identidade para marcas e produtos é muito antiga, mas foi estabelecida definitivamente na revolução industrial, quando pela primeira vez se comercializou em massa com mercados distantes, que só eram habituados a produtos locais.
Os consumidores costumavam preferir produtos com as quais eles já eram familiarizados, o que representava vendas insatisfatórias para quem comercializava sua produção em mercados distantes. Em reação a isso, os fabricantes decidiram usar artifícios para fixar sua identidade. Dessa situação nasceram os recursos clássicos de marketing às quais estamos todos acostumados: Logos interessantes; Slogans memoráveis; mascotes simpáticas, etc.
Pensando na situação do e-commerce é fácil encontrar muitas similaridades com o caso acima: trata-se de um novo mercado, onde a maioria dos comerciantes é desconhecida do grande público, o que dificulta suas vendas. A conclusão é óbvia: É imprescindível fixar sua marca junto aos clientes.
Para começar o projeto de branding da sua marca é preciso definir em primeiro lugar a sua própria identidade – Quem é você? O que você faz? – Após esse primeiro questionamento, identifique os seus maiores concorrentes e liste seus diferenciais em relação a eles, desde os menores, como localização geográfica, até os maiores, como serviços ou preços. Tenha esses diferenciais sempre em mente e use-os como os princípios que vão definir a sua identidade.
Depois dessa autoanálise, estude a sua clientela a fundo. Defina sua faixa etária, idade, renda, localização, gostos e preferências, ou seja, seu perfil completo. Essa fase é muito importante, pois é em relação aos seus clientes que a sua mensagem deve ser definida.
Com uma análise cuidadosa, você poderá tomar os passos necessários para a criação da sua mensagem, suaidentidade. Escolha tudo relacionado à apresentação da sua marca baseando-se nisso: cores, logotipos, logomarcas, fontes, formas, slogans, jingles. Todos os elementos devem procurar criar uma impressão em seus clientes que remeta à sua loja, pois uma mensagem clara e definida é memorável e, caso ela seja bem direcionada, será relevante para o seu público. Isso criará confiança e familiaridade, o que garante negócios repetidos (várias transações com os mesmos clientes) e recomendações para novos clientes do mesmo perfil, que procuram o que se encaixa às suas preferências.
Vale a pena observar exemplos de sucesso de branding para se inspirar. Por exemplo: a rede de restaurantes McDonald’s. Em todas os seus aspectos, o McDonald’s busca transmitir um sentimento de familiaridade e conforto. Observando-se um restaurante deles, nota-se que as mesmas cores estão presentes desde a fachada até as embalagens de guardanapos. Todos os empregados são treinados para atender aos clientes de forma simpática e prestativa. Até as formas usadas são padronizadas – note como o envelope onde são servidas as batatas-fritas têm um formato de que remete ao símbolo da rede, os Arcos Dourados (Golden Arches, originalmente).
Ter em mente um branding forte desde o início do planejamento da sua loja é das melhores formas de garantir a maximização dos seus resultados. Como em todos os aspectos de seu negócio, pense sempre sobre os seus clientes e como melhor agradá-los. Tudo se somará para resultar em muito mais vendas para a sua loja!