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Qual a relação entre brandformance e Dia dos Namorados?

Por: Talita Antunes Bieliauskas

Martech & Strategy Director na GhFly, possui 11 anos de experiência em Comunicação & Marketing, sendo 9 anos com foco em Marketing Digital, destes, 6 anos integrando o quadro societário da NewBlue (Agência de Performance) e ocupando uma cadeira de Gestão, já tendo gerido uma equipe com mais de 30 profissionais simultâneos de diferentes faixas hierárquicas no departamento e há 2 anos tendo um olhar mais focado na Administração do Negócio. Diretora da área de Planejamento Estratégico Digital, composto por equipes multidisciplinares estruturado por até 4 vertentes: Planejamento de Mídia e Comunicação, Atendimento, Tráfego e Gerenciamento de Projetos. Como principais funções do departamento, a análise mercadológica e de concorrência, avaliação do potencial de resultados através de métricas digitais, elaboração do Business Plan até o plano de mídia, acompanhamento de resultados e principais kpis, gerenciamento da execução e tráfego, acompanhamento de implementação de MarTechs, sendo linha de frente com o cliente, veículos e parceiros de mídia e tecnologia. Clientes já trabalhados: NET, Claro, 99, Cia Hering, Avianca, Raia Drogasil, Editora Globo, Telefônica, entre muitos outros.

A data mais romântica do ano e uma das mais lucrativas para o varejo é o Dia dos Namorados, comemorada aqui no Brasil no dia 12 de junho. Ano passado, por exemplo, foi a sazonalidade mais importante para o comércio eletrônico, com faturamento total de R$4,1 bilhões, segundo a 43ª edição da Webshoppers.

Apesar de ter um dia diferente para o feriado nos Estados Unidos, os brasileiros também demonstram interesse em conteúdos e presentes referentes ao Valentine’s Day (dia de São Valentim), que ocorre dia 14 de fevereiro. Porém, vamos focar especificamente na celebração brasileira do Dia dos Namorados.

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É possível notar o início da procura por produtos e serviços relacionados à sazonalidade já em meados de abril, que se intensifica ao longo do tempo, ganhando mais força por volta da segunda semana de maio. O Google Trends aponta um pico de pesquisas em períodos anteriores à data, o que indica a transformação do hábito de compra de última hora, para compras antecipadas. De acordo com o estudo, 26% das pessoas dizem ter planejado melhor a compra devido ao coronavírus.

Mas, qual a relevância desses dados para a sua campanha de marketing? É simples, as sazonalidades representam uma grande alavancagem de vendas dentro do calendário varejista, quando aliada à estratégias mais avançadas de marketing digital, é possível atingir o auge de oportunidades comerciais.

O que é Brandformance?

Primeiro, é preciso destrinchar os dois termos que compõem a palavra: Branding e Performance. Branding é a disciplina do marketing responsável pelo storytelling da marca, ou seja, que conta a história do negócio e cria um relacionamento com os clientes. É também uma forma de comunicar o propósito da empresa, apresentando valores que se comuniquem com os valores e aspirações dos potenciais consumidores.

São diferentes esforços colocados em prática em conjunto que fazem com que a sua marca ou empresa ganhe identidade e seja reconhecida pelo mercado.

Performance é a estratégia de conversão aplicada às plataformas digitais, como ranqueamento orgânico, anúncios pagos, relacionamento com o cliente, entre outros. As ações feitas com essa metodologia são pagas com base no desempenho dos anúncios ou na taxa de conversão, que pode ser uma venda, geração de leads ou outros. A utilização de diferentes mídias tem o objetivo de obter dados mensuráveis para otimização das campanhas. Cada tipo de mídia digital possui métricas diferentes e fornece resultados importantes para, por exemplo, aumentar o ROI do seu negócio.

Brandformance é o termo que engloba os esforços de branding e performance em uma só estratégia com técnicas que visam aproveitar toda a demanda gerada pelas campanhas de branding para serem trabalhadas em performance. Dessa maneira, sua empresa pode obter ótimos resultados em todo o funil de conversão do usuário trabalhando a jornada de ponta a ponta.

Como aplicar Brandformance à minha campanha de Dia dos Namorados?

Primeiramente, você precisa definir se esta sazonalidade tem afinidade com o seu produto, de acordo com a sua demanda. Você pode entender isso por meio de análises de buscas online ou entender a adesão do seu público-alvo ao tema. Se antecipar é crucial, até porque, como já foi mencionado, a procura por produtos está começando cada vez mais cedo, assim como sendo mais minuciosa.

Caso você já tenha realizado uma campanha de Dia dos Namorados no ano passado, pode resgatar os leads e compradores que estejam na sua base de contatos e impacta-los, porque são um público mais propenso a ter interesse. Estratégias como CRM são ótimas para manter o contato com esses leads no meio-tempo entre as datas. O estímulo ao engajamento é positivo e ajuda a manter a vendas aquecidas.

Para conquistar novos clientes ou consumidores, é uma prática muito comum apostar em convites para conhecer a marca por meio de promoções, brindes ou comunicações direcionadas. Por meio de mídia programática, você consegue antecipar o momento em que seu cliente está pronto para efetuar uma compra, simplesmente pela análise do comportamento dos demais.

Um exemplo simples para o Dia dos Namorados é saber quem tem um relacionamento, se está namorando há pouco tempo ou casado por 50 anos. Por meio da análise de dados e tecnologia avançada, você pode saber onde essas pessoas estão, qual a faixa etária, qual o tipo de presente mais frequente entre casais juntos há mais tempo, se gostam de inovar ou simplesmente sair para jantar. Na pandemia, por exemplo, o número de buscas por receitas de jantares para fazer em casa cresceram muito nessa época. Assim, você consegue fazer parte do contexto atual dos usuários e oferecer maior assertividade nos resultados que eles procuram.

Tão importante quanto o desenvolvimento da estratégia, é a utilização da tecnologia correta para mensuração e predição de dados. Ferramentas como o Google Trends auxiliam, e muito, na previsibilidade básica de demandas de buscas. Além disso, é uma opção gratuita que pode ser utilizada por pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento sobre análise de dados.

Nesse contexto, é importante não ter medo de alterar a rota no meio do caminho, pois com a mensuração em tempo real sendo feita da maneira correta, pode apontar erros e acertos quase instantaneamente. Fazendo as alterações necessárias, você vai alcançar melhores resultados no Dia dos Namorados e garantir uma melhor experiência para seus clientes.