Branded content: por que ele é tão interessante para as marcas digitais?

por Rodrigo Martucci Quarta-feira, 28 de outubro de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

O branded content (ou conteúdo de marca, na tradução) é mais uma forma das marcas transmitirem suas mensagens aos consumidores e uma resposta eficaz a um mercado cada vez mais saturado.

Essa técnica de marketing surge como um refresco da publicidade tradicional, que valoriza mais o anúncio do que a informação, e que ao longo dos anos sobrecarregou os usuários.

O que é branded content?

No branded content, a informação de qualidade e relevante para a persona toma lugar dos anúncios, como uma forma de gerar valor e criar uma conexão com o público-alvo.

O foco não está nos produtos ou serviços, e sim nos valores da marca. A comunicação é construída levando em consideração as qualidades intangíveis da empresa e busca impactar o público e gerar conversas — mais do que efetivar uma venda.

O conteúdo usa emoções para se conectar com o público e o teor é pensado nos interesses do usuário, no que ele gostaria de ler e assistir.

Vantagens do branded content

É um marketing não invasivo, pois não utiliza banners ou pop-ups, que muitas vezes atrapalham a navegação e resultam em rejeição dos usuários. Em vez disso, o conteúdo de marca atrai as pessoas naturalmente, fazendo com que elas queiram se aproximar da marca.

Os conteúdos podem ser apresentados em formatos variados, como texto, áudio e imagem, que são facilmente compartilháveis, o que permite a disseminação da mensagem para atingir novos públicos.

Entre as vantagens do branded content, uma se sobressai: o potencial de gerar engajamento e lealdade. Isso acontece porque o conteúdo não é consumido passivamente, pelo contrário, ele estimula reações das pessoas. Dessa forma, o público tem a chance de se envolver com a marca em um patamar mais profundo e emocional.

A campanha pode ser utilizada para diversos objetivos, com destaque para branding, tráfego para o site e captação de leads, e, a partir daí, começar a guiar os usuários pelo funil de vendas. A mensagem pode despertar o interesse do público em conhecer mais a marca (tráfego) ou entregar um conteúdo rico e completo (captação de leads) sobre um tema que a audiência procura.

Importante ressaltar que a construção do conteúdo não precisa estar totalmente desvinculada do item ou serviço vendido. O produto pode fazer parte da mensagem, mas não precisa estar no centro dela, ao contrário do que se pratica no marketing tradicional.

Como usar o branded content na comunicação digital

Quais aspectos considerar para trabalhar com campanhas digitais de conteúdo de marca? Listei alguns:

Definição de metas

Comece definindo quais pessoas você quer atingir e qual será a meta: aumentar vendas, fortalecer a marca, captar leads, entre outras.

Desenvolvimento da ideia

Depois das metas, o trabalho se concentra em desenvolver o conceito da mensagem. Faça um brainstorm com os envolvidos no projeto para coletar ideias e chegar a uma definição.

Produção e divulgação

Com o orçamento estabelecido, é o momento de produzir o conteúdo, seja em texto, áudio ou imagem. Finalizada a etapa, pense em como fazer a distribuição para atingir as pessoas certas no melhor momento.

O branded content é uma forma eficaz de atingir seu público, que nem mesmo um anúncio bem elaborado é capaz de conseguir. Sua marca já teve bons resultados com essa técnica de marketing? Conte sua experiência nos comentários!

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