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Branded Content: fortaleça sua marca no e-commerce

Por: Tiago Moraes

Bacharel em Análise de Sistemas, empreendedor e apaixonado por tudo que envolve o varejo digital, é fundador e CEO da agência e-Plus, E-commerce e Marketing Digital.

Branded Content é um termo da Língua Inglesa que significa “Conteúdo de Marca”. Trata-se de uma vertente do Marketing que tem como objetivo promover a identidade de uma marca e assim aumentar a sua notoriedade e credibilidade no mercado por meio da contação de histórias.

Esta contação de histórias, por sua vez, envolve trabalhar cada peça publicitária como uma atração. Isto é, a propaganda não deve soar como propaganda, mas como entretenimento. Além disso, cada história deve transmitir determinados valores com o intuito de fazer com que o público os relacione com a marca em questão.

Um exemplo de campanha desse tipo é o salto de Felix Baumgartner’s da estratosfera, o qual colocou em evidência a marca Red Bull. Também é possível citar a série de curtas-metragens “The Hire”, da BMW. E no mesmo caminho estão a campanha “Real Beleza”, da Dove, e o comercial da Intel com o ator Jim Parsons, o nerd Sheldon do seriado “The Big Bang Theory”.

O que essas campanhas tem em comum? Bem, como você mesmo(a) pode observar, o essencial é que elas não focam nos produtos e nem nos serviços das empresas envolvidas, mas nos valores das marcas. Esses valores são transmitidos nas entrelinhas das histórias e se fixam nas mentes e nos corações dos consumidores por um longo tempo.

Características do Branded Content

De acordo com a agência espanhola Cyberclick, as principais características do Branded Content são:

  • O foco nos valores da marca;
  • A contação de uma história com início, meio, fim e protagonistas;
  • O poder de gerar notoriedade e conversas em torno de uma marca;
  • A capacidade de oferecer entretenimento para o público;
  • O apelo às emoções para gerar conexões entre o público e os valores da marca;
  • A co-criação com cineastas, com o público e com outros contadores de histórias.

Seja como for, o ato de contar uma história por si só é suficiente para prender a atenção de muita gente. E hoje em dia, com tanto entretenimento disponível, prender a atenção do público é uma das coisas mais difíceis de se fazer no e-commerce, mas pode ficar mais fácil com o Brand Content.

Como aplicar o Branded Content no e-commerce?

Para aplicar o Branded Content e assim fortalecer a sua marca e-commerce, leve em conta as seguintes etapas de desenvolvimento:

Planejamento

Comece colocando as linhas gerais do projeto no papel. Estipule, por exemplo, quanta notoriedade deseja alcançar para a sua marca com uma campanha de Brand Content. Defina como será a produção, a distribuição, o monitoramento e a otimização dos resultados.

Criação

Decida como será a narrativa que terá os valores da sua marca como foco. Esta é também a hora de escolher o formato de apresentação, que poderá ser vídeo, texto, podcast, etc., ou todos os formatos. Se preciso for, contrate uma agência para lhe ajudar na produção.

Distribuição

Onde as suas histórias veicularão? É possível, por exemplo, trabalhar com vídeos para o YouTube. Ou, se preferir, com alguns comerciais de Rádio e TV. Você também poderá incluir sua marca em um filme, tal como a bola de vôlei Wilson em “O Náufrago”. Dê o seu jeito!

Acompanhamento

Depois de veicular as campanhas nos canais escolhidos, observe como o público reage ao material. Use ferramentas como as que captam as menções à sua marca na internet e também os softwares analíticos para verificar os resultados. Verifique se tudo saiu como planejado.

Otimização

Verificar os resultados não basta. Você precisa descobrir o que fazer para melhorar as próximas campanhas. Observe, então, os dados gerados pelos softwares analíticos e obtenha insights para criar campanhas melhores no futuro.

Vantagens do Branded Content

Ao aplicar o Brand Content no comércio eletrônico, você poderá aumentar a notoriedade da sua marca no mercado por meio do entretenimento. Assim, as pessoas se lembrarão da sua marca e dos seus valores por muito mais tempo. Bem, e um e-commerce que é lembrado pelos consumidores tem muito mais poder em longo prazo. Pense nisso!