Brand Lovers: como criar fãs para sua marca por meio da logística

por Juca Oliveira Sexta-feira, 26 de abril de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Em uma estratégia de branding bem desenvolvida, o intuito é ir além de um relacionamento comum de compra e venda, deixando que os consumidores se identifiquem com a marca pela interação positiva. Esse conceito de trabalho visando o sucesso do cliente é conhecido como Brand Lovers.

A prática acontece quando uma empresa foca em ações com o objetivo de se tornar mais próximo ao público. Na logística, por exemplo, a metodologia é importante para que seja oferecida uma experiência única na entrega de produtos.

Para ajudar a sua organização a se consolidar na criação de Brand Lovers, apresentaremos ótimas dicas de como desenvolver uma estratégia de branding por meio da logística. No final, mostraremos um exemplo de case de sucesso.

Concentre-se no mercado-alvo

Para que uma estratégia de branding seja bem-sucedida é essencial que a empresa defina o seu mercado-alvo. Sem isso, é praticamente impossível iniciar a construção de um planejamento. Isso significa trabalhar em cima da direção que mais oferece oportunidades para o seu negócio. Assim, você consegue definir um posicionamento e qual o tipo de atuação que a sua marca terá no mercado.

Como o Brand Lovers se trata, de uma maneira geral, do estreitamento de relacionamento com o cliente, é factível afirmar que a estratégia só funcionará se houver um conhecimento prévio e aprofundando sobre essas pessoas.

Alinhe os serviços com as expectativas do cliente

O alinhamento dos serviços da empresa com as expectativas do cliente é um dos maiores desafios do setor logístico. Muito disso se deve ao isolamento que a logística sofreu no passado referente à criação de estratégias de marketing e relacionamento com o cliente.

Muitos gestores não viam como importante a participação do setor nesse tipo de planejamento. Aqueles que pensavam fora da caixa e trabalhavam a logística com uma das etapas essenciais na jornada do cliente conseguiam se destacar e chamar a atenção do mercado.

Hoje, com o acesso à informação facilitado ao máximo, esse tipo de ideia é vista como ultrapassada e ineficaz. Afinal, você não pode aperfeiçoar um relacionamento que não existe.

Supere expectativas através da entrega

Com o entendimento completo do seu público-alvo e um trabalho inteligente para superar as expectativas dos clientes, o próximo passo para consolidar o cenário de Brand Lovers com a logística da sua empresa é realizar entregas de maneira otimizada.

Como explicado, não é mais possível oferecer o básico e esperar que o cliente se torne fiel a sua marca. O conceito de “sucesso do cliente” (Customer Success, em inglês) está em voga no mundo corporativo.

Essa metodologia reforça a importância de trazer sucesso para o seu consumidor, oferecendo produtos ou serviços de valor, bem como itens diferenciados e especiais. Embora a ideia gire em torno do sucesso do usuário, a consequência direta é o aumento das vendas e do lucro da empresa.

Você deve se basear nessa realidade para desenvolver estratégias de entregas diferenciadas. Com o estudo do cliente, a sua empresa tem informações suficientes para surpreender positivamente o consumidor e fidelizá-lo por meio de serviços únicos.

Monitore a percepção que os clientes têm da marca

Não adianta planejar e executar estratégias e acreditar que já fez o suficiente. Essa parte é o básico para atrair e conquistar os clientes. É preciso um acompanhamento sobre a percepção que o consumidor tem da sua marca a fim de ter sucesso na taxa de retenção.

Com o passar do tempo, os clientes formam opiniões próprias sobre a sua marca. Muitas vezes são influenciados por experiências de outras pessoas. E para garantir uma relação duradoura, é necessário acompanhar tudo de perto.

Além de monitorar as redes sociais e interagir de forma inteligente com os usuários, é interessante trabalhar com feedbacks. Por exemplo, depois de pedidos feitos ou entregas realizadas: peça ao cliente para responder um formulário simples de 3 perguntas.

Case de branding de sucesso: Amazon

Sem dúvida, existem muitos casos de empresas que conseguiram bons resultados com estratégias de branding. A Amazon é a melhor referência quando falamos de sucesso de branding com apoio logístico.

A empresa de Jeff Bezos iniciou suas operações em 1999, como uma livraria virtual. Hoje, duas décadas depois, a Amazon já vale US$ 356 bilhões no mercado.

O sucesso da marca se dá pelo trabalho diferenciado de entrega rápida das encomendas e uma aproximação com o cliente, garantindo uma experiência diferenciada.

Com essa estratégia, a Amazon conquistou um quantidade imensurável de Brand Lovers. Atualmente, os seus serviços correspondem a 43% de todas as vendas online realizadas nos EUA.

Enfim, esses foram alguns passos essenciais para você construir uma estratégia de branding de sucesso. E focando na logística, é importante também uma eficiente gestão de transporte, que envolva o time operacional e os parceiros do e-commerce. Então, analise as dicas apresentadas e comece agora mesmo a extrair todas as vantagens dessa estratégia.

 

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