Acesso rápido

O futuro do boleto bancário no e-commerce

por Bianca Lopez Sexta-feira, 06 de julho de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

O boleto bancário, que completa um quarto de século em 2018, é um “velho” conhecido do brasileiro. Sua utilização é muito abrangente, atendendo desde pagamentos de serviços nos segmentos B2B e B2C, compra de produtos, inclusive na modalidade crediário, na qual o consumidor parcela as compras no boleto, pagamentos de assinaturas e até mensalidades de universidades. 

A Febraban estima o pagamento de 3,7 bilhões de boletos bancários por ano no Brasil, ou seja, mais de 10 milhões são pagos diariamente. Apesar de sua popularidade, o sistema do boleto permaneceu inalterado desde seu lançamento em 1993, excluindo a recente – e ainda em andamento – adequação à Nova Plataforma de Cobrança, que tornará obrigatório o uso do boleto registrado. Por isso, com a evolução do comércio para o ambiente online, na qual o boleto bancário representa aproximadamente 25% de todas as transações de pagamento, ficou evidente a defasagem deste método de pagamento.

O boleto bancário no e-commerce

O e-commerce transformou hábitos de compra no país, facilitando o acesso a determinados produtos para aqueles consumidores que não moram em grandes centros urbanos e dando ao comprador um leque mais amplo de opções. Apesar desta mudança de comportamento de compra, o boleto bancário continua sobrevivendo neste ambiente e é a segunda opção de pagamento mais popular no meio online.

A popularidade do boleto no e-commerce se deve a dois elementos-chave: por um lado, democratiza o acesso ao comércio eletrônico, possibilitando que os consumidores não bancarizados ou que não possuam crédito para serem portadores de um cartão de crédito paguem por suas compras. Por outro lado, o boleto tem um excelente apelo junto aos consumidores receosos, que temem serem vítimas de fraude online ao pagar com cartão. Medo este justificado pelos altos índices de tentativa de fraude no país, que somente perde para o México em termos de golpe com cartão de crédito.

As lojas online estão conscientes da importância do boleto e, segundo estudo realizado pelo Sebrae, 75% dos e-commerces nacionais oferecem o método de pagamento para seus compradores. Mas, se o boleto bancário é tão popular, porque ainda há lojistas relutantes em oferecê-lo?

A taxa de conversão do boleto bancário

O  relatório E-commerce Radar, da Neoatlas, mostra que somente 49% dos boletos gerados no comércio eletrônico são pagos. Dependendo do segmento de atuação do negócio, o número pode ser ainda menor, rondando os 30%. Ou seja, em média, um a cada dois boletos gerados são pagos. Para o lojista, isto acarreta um impacto negativo, visto que cada boleto que não é pago significa uma venda perdida e redução nas margens de lucro da loja.

Com intuito de atrair clientes para o site, os lojistas fazem significativos investimentos em marketing de conteúdo, publicidade, SEO e outras táticas de marketing digital. Portanto, é extremamente importante obter as melhores conversões de pagamento daqueles usuários que chegaram ao site, adicionaram um produto ao carrinho e se propuseram a fazer o pagamento gerando um boleto.

Existe alguma explicação para a baixa taxa de conversão do boleto? Sim! De fato, existem dois fatores principais que justificam este cenário: o layout não responsivo do boleto e a demora na confirmação do pagamento.

O e-commerce, amplamente impulsionado pelo uso de celulares, se caracteriza pelo imediatismo. Por isso, o layout estático e a demora para que o pagamento seja confirmado são pecados mortais.

Como melhorar a conversão dos boletos?

Solucionar as questões do layout não adaptável e da longa espera de compensação pode ser o caminho para o sucesso. Atualmente, existem players no mercado trabalhando para acelerar a confirmação do pagamento, permitindo a redução do prazo de 3 a 5 dias úteis para 24 horas. A PagBrasil, por exemplo, resolveu inovar e atacou os dois problemas ao mesmo tempo. Com isso, nasceu o Boleto Flash®, que além de ser completamente responsivo, também oferece a confirmação de pagamento em menos de duas horas. Acelerar este processo permitirá melhorar as conversões e agilizar a logística, já que o produto pode ser liberado mais rapidamente.

Além disso,  é possível otimizar a conversão dos pagamentos com boleto implementando soluções para envio de lembretes por e-mail, SMS e até mesmo WhatsApp. Ou, ainda, escolhendo um boleto que permita ampliar o prazo de vencimento de um boleto, inclusive após o vencimento.

Vale destacar que a otimização nas conversões possui relação direta com o aumento da receita final da empresa. Por exemplo,  dados da PagBrasil apontam que o Boleto Flash® é capaz de aumentar entre 10% e 20% a receita bruta da empresa ao proporcionar melhores taxas de conversão.  

Mesmo o boleto possuindo a preferência do consumidor brasileiro e sobrevivendo à evolução dos meios pagamentos, ao contrário do cheque, que praticamente completou seu ciclo de vida, é crucial sua adaptação às novas necessidades do mercado.  O e-commerce, certamente, não esperará outros 25 anos para ter um método de pagamento adequado para o setor, o que torna essencial que cada vez mais as empresas invistam em melhores opções de pagamento. Soluções como o Boleto Flash®, da PagBrasil, estão em constante aprimoramento, observando as demandas do mercado. No cenário competitivo atual, a dificuldade de se adaptar às novas tecnologias pode ser um empecilho para o crescimento de uma empresa, o que torna a evolução contínua fundamental para o sucesso dos negócios.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.