Boleto no e-commerce funciona?

por Fábio Ricotta Quarta-feira, 17 de maio de 2017   Tempo de leitura: 8 minutos

Talvez você já tenha ouvido falar que o boleto é forma muito forte de pagamento aqui no Brasil. Estima-se que cerca de 50% das vendas geradas em e-commerce é feita por meio dele.

Um ponto que identificamos em vários clientes é que dependendo do segmento de mercado que ele atua, vendendo para classe A, classe B, classe C e classe D, é que quanto menor a classe, maior é a taxa de boleto emitida.

Estávamos ouvindo a história de uma pessoa que é de um grupo de empresários, em que ela trabalha com o público de baixa renda, e quase 80% das vendas do produto dela, que é um curso online, são desse meio. Ou seja, se você trabalha com e-commerce, se você trabalha com um produto digital, uma das principais coisas que você tem que ter é a recuperação de boleto.

O que é a recuperação de boleto?

Ela acontece no Brasil da seguinte forma: a gente acaba dando uma quantidade de tempo para a pessoa pagar aquela cobrança. Então, compramos um curso de R$800 ou compramos um produto de R$500 e que tem o vencimento para daqui 3 ou 4 dias.

O que acontece? Primeiro, algumas pessoas não vão achar a forma de imprimir o documento (talvez não tenham impressora em casa), podem esquecer de pagá-lo e, com tudo isso, você vai perder vendas.

Tem um caso de um cliente nosso que, há uns 4 anos atrás perguntamos, se o Analytics não estava refletindo o que ele colocava. Ele respondeu que não porque 25% das vendas dele eram por meio de boleto e que quase 70% delas eram perdidas. Ou seja, as pessoas falaram que querem comprar, fizeram aquele mega cadastro no e-commerce e, mesmo assim, o cliente está perdendo 70% dos boletos, eles não estão sendo pagos. É nesse momento que entra o processo de recuperação de boleto, que consiste em algumas etapas.

Conheça o passo a passo da recuperação de boletos para aplicar no seu e-commerce

Primeiro passo: você pode usar o fluxo de nutrição para pessoas que geram boleto. E o que seria esse fluxo de nutrição? Você recebe uma informação que a pessoa gerou boleto e envia para o e-mail dela “Oi, tudo bem? Olha, aqui tem um link para o seu boleto”. Porque se a pessoa fechou o navegador ou não conseguiu imprimir o boleto, ela vai pegá-lo através do link do próprio e-mail.

Segundo passo: você pode perguntar para a pessoa depois de um dia: “Você viu que o boleto foi gerado? Faltam apenas dois dias para o vencimento. Você teve alguma dúvida? Conseguiu pagar o boleto? Você conseguiu fazer a impressão? Deu tudo certo?” E a pessoa pode responder ou não.

Terceiro passo e o fulminante: você pode enviar “Oi, tudo bem? O seu boleto vence em poucas horas, ou em 24 horas. Eu gostaria de saber se você fez o pagamento. Se fez, mande o comprovante para mim que eu posso liberar a sua venda”. Se for um e-commerce pequeno, óbvio, você pode fazer isso, ou se você tiver produto digital é uma forma de já ativar a pessoa na sua plataforma.

Quarto passo: em plataformas digitais, eles liberam a entrada da pessoa mesmo com o boleto não pago, para pelo menos uma aula. Aquela pessoa se vê inserida, ela acessa a plataforma, faz uma aula de verdade com você, e pensa “Ele me deu uma aula, preciso pagar o boleto”.

Essas são algumas das etapas que fundamentais para você conseguir recuperar a pessoa que gerou o documento e não deixar dinheiro na mesa.

Dicas extras para usar o boleto no seu e-commerce

A utilização de Whatsapp ou de ligação de telefone maximizam muito a recuperação de boleto. Então, por exemplo, se você pegar a pessoa que gerou o boleto, fazer uma ligação para ela dizendo “Oi, fulano. Tudo bem? Você pagou o boleto? Tem alguma dúvida?”

Ou simplesmente pelo WhatsApp, você pode pedir para a pessoa te adicionar. Se ela aceitar, você pode mandar uma mensagem “Oi, tudo bem? Aqui é do atendimento tal. Eu vi que você gerou um boleto. Você chegou a pagá-lo? Ficou com alguma dúvida, conseguiu imprimir, precisa de mais tempo?”

Ou seja, precisa ser insistente e ficar em cima dessas pessoas que já geraram a intenção de compra.

E, o último ponto, que está voltando aos poucos, são os SMS, sistemas que automaticamente avisam a pessoa que o boleto foi gerado e dizem quanto tempo ela tem até o vencimento e, em alguns casos, vêm até com o código de barras na própria mensagem.

Essas são formas que você pode implementar no seu negócio, seja em um negócio digital, cursos, produtos digitais ou, ainda, um e-commerce que envolve essa questão de geração de boleto.

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