Acesso rápido

Boleto bancário é a forma preferida de pagamento dos brasileiros

por Patrick Negri Segunda-feira, 12 de março de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

No Brasil, a maioria das pessoas e empresas não têm muito acesso ao crédito. Isso torna o dinheiro muito mais forte no mercado e se reflete na escolha do boleto bancário como uma das formas preferidas de pagamento. Mas a dúvida de muitas empresas é: como facilitar todo esse processo?

Antes de responder essa pergunta, temos que entender que, se por um lado o boleto se tornou “o queridinho” nas formas de pagamento dos consumidores, por outro, o problema é a demora na confirmação do pagamento e o processo de envio do comprovante da transação.

Um alento é que a FEBRABAN, Federação Brasileira dos Bancos, tem desenvolvido projetos para tentar eliminar esses efeitos do boleto. Isso deve fazer com que essa modalidade de pagamento se torne ainda mais forte no Brasil.

Uma pesquisa da FintechLab, uma iniciativa da Clay Innovation, revelou ainda que o movimento das startups de tecnologia financeira se desenvolveu bastante nos últimos meses. O número de empresas atuando na área passou de 244 para 332, um crescimento de 36%. Em números, as fintechs de pagamentos equivalem a 27% (90 empresas) das startups brasileiras.

Diante desse cenário, a fim de realizar transações financeiras de forma centralizada, já existem empresas que oferecem serviços completos para pagamento, dispõem de soluções que isentam o empreendedor de todos os processos burocráticos, seguindo as exigências do Banco Central do Brasil.

Hoje, mais da metade dos pagamentos realizados por nossa empresa são feitos por meio do boleto bancário. Muita gente acredita que essa forma irá se extinguir. Mas não acredito nisso. Ele é um padrão de pagamento brasileiro e vai continuar existindo durante bastante tempo. A modernização do sistema de pagamento via boleto está aí. A plataforma de nova cobrança deve trazer diversas melhorias que irão perpetuar a existência do boleto.

Além disso, os sistemas de pagamento com o cartão de débito ainda são bem precários, então, o consumidor briga muito com a ferramenta para conseguir efetuar o pagamento e realizar a compra. Ele prefere muito mais digitar o boleto e resolver rapidamente o processo.

Outro fator que contribui para a preferência dos brasileiros em utilizar o boleto, é a falta de acesso ao crédito. O brasileiro ainda tem muita dificuldade em lidar com as finanças, então, a maioria não possui cartão de crédito.

Apesar disso, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias endividadas recuou para 61,3% em janeiro de 2018, apresentando queda em relação a dezembro passado (62,2%).

Na comparação anual, no entanto, houve alta de 2,6 pontos percentuais. Diante disso, devemos parar com a ideia de que o boleto irá sumir. O que deve acontecer é uma modernização do processo como um todo, para que ele se adeque às necessidades do novo consumidor.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.