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BNPL e o aumento na conversão de e-commerces

Por: Lucas Gonzalez

Lucas Iván Gonzalez é Chief Strategy Office da Koin desde 2021 e lidera quatro áreas da companhia: Business Development ('BizDev'), Business Intelligence ('BI'), Revenue and Planning. Suas responsabilidades na empresa incluem, dentre outras, a prospecção e gestão de parcerias, expansão regional, prospecção de novos negócios e produtos, gestão de lucros e receitas dentre as diferentes áreas, e análise das informações financeiras com foco na tomada de decisão. Graduado pela Universidad de Buenos Aires em Economicas, tem um Mestrado em Finanças da Universidad del CEMA e um MBA da Universidad Torcuato Di Tella. Lucas trabalhou anteriormente em empresas como Despegar, Banco Santander e BBVA.

Que o comprar algo e só pagar depois existe, todo mundo já sabe. O que precisamos falar agora é que, cada vez mais, uma nova forma de pagamento tem ganhado destaque no mundo todo: o Buy Now Pay Later.

E, para relembrar, o BNPL é um tipo de financiamento de curto prazo e sem burocracia, que permite ao consumidor fazer compras e pagar por elas em uma data futura, sem necessidade de cartão de crédito. De acordo com o relatório da FTP (Financial Technology Partners), globalmente, até 2024, o BNPL saltará de 2,1% para 4,2% como meio de pagamento nas compras em e-commerce.

BNPL traz a facilidade no acesso ao crédito, pois é uma solução para quem precisa realizar uma compra e não pode pagar por ela de uma vez só.

Segundo a FT Partners, outra característica é a respeito da faixa etária. O BNPL tem se tornado muito popular entre os millennials (nascidos entre 1980 e 1994) nas lojas físicas. Para o comércio eletrônico, a tendência está se tornando impulsionada tanto pelos millennials quanto também pela geração Z (nascidos entre 1995 e 2015)

Facilidades do BNPL

Quando falamos de e-commerce e das características do público usuário, o BNPL traz a facilidade no acesso ao crédito, pois é uma solução de pagamentos para quem precisa realizar uma compra e não pode pagar por ela de uma vez só, sem comprometer sua renda ou o limite do seu cartão de crédito. Além disso, pode ser utilizado por quem não tem conta em banco. Já no quesito de conveniência, como a análise de crédito é instantânea, feita durante o checkout da compra, não há a necessidade de passar números de cartão e nem procurar documentos.

Além dessas facilidades para o cliente final, quando pensamos no BNPL do ponto de vista da empresa, a ideia é que quanto mais possibilidade de pagamento, mais atração há com o consumidor final. Em pesquisa da Opinion Box sobre os atributos mais importantes para a experiência de compra no e-commerce, “poder parcelar as compras” e “formas de pagamento variadas” são mais atrativos do que descontos à vista.

Fora a variedade de atrações na hora do pagamento, o BNPL também ajuda a aumentar o valor médio da compra no seu negócio. Afinal, seus clientes podem comprar e parcelar em até 24 vezes, muito mais do que as tradicionais 12 parcelas do cartão. É uma modalidade interessante tanto para quem não tem acesso ao crédito, por meio de bancos tradicionais, como também para quem não quer comprometer o limite do cartão de crédito – meio de pagamento mais utilizado ao redor do mundo.

Perspectivas para o BNPL

Falando de futuro, a perspectiva do modelo de BNPL é de franco crescimento. De acordo com Neotrust e Compre & Confie, a maioria dos consumidores online no Brasil tem até 35 anos (52,1%), e essa faixa etária é justamente a que tem maior demanda pelo BNPL. A explosão dos canais de e-commerce e o clima econômico turbulento levaram o BNPL a atingir novos patamares. A BusinessWire espera que os gastos digitais através do BNPL atinjam US$680 bilhões até 2025, o que equivale a um aumento de 92% em relação aos números de 2019.

Sendo assim, apesar do predomínio do cartão de crédito como meio de pagamento ao redor do mundo, tanto o consumidor quanto o mercado demandam novidades, demandam melhores experiências e fazem com que o setor de pagamento desenvolva novas frentes. Quanto mais opções, melhores condições e oportunidades de o consumidor ter acesso ao crédito.

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