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Blog para empresas: o que será importante em 2014

Estamos em 2014 e muitas perguntas surgem sobre o seu negócio, especialmente no que se trata de marketing online. E aí entra o seu blog: o blog da sua empresa é antigo e experiente? Você aprendeu com seus erros em 2013? Qual será seu foco em 2014 para fazer com que seu blog seja eficaz e incrível como você deseja?

Nesse artigo eu vou dividir com você quatro lições que aprendi em 2013 e que acredito que sejam as mais importantes para um recomeço de um novo ano.

Temas abordados:

– Destacando seu blog sobre os demais

– Como conseguir os melhores resultados a partir do seu conteúdo

– A queda do SEO e o surgimento do SMO

– A nova melhor maneira de promover o seu blog

1. Destacando seu blog dos demais

O seu blog é diferente? Você oferece informações novas e surpreendentes de uma maneira totalmente diferente? Por que não? Gerenciar um blog é, no fundo, um exercício criativo (mesmo em blog para empresas). Então seja criativo!

Em 2014, eleve seu blog a um outro nível. Coloque sua própria personalidade – ou a personalidade de sua empresa – no seu blog.

A personalidade do blog é algo que fará a diferença em relação aos seus concorrentes. Ela pode estar no tom das suas publicações, nas características informais (ou formais) que as pessoas reconheçam a sua personalidade única. Teste um tema recorrente em seus títulos, ou a forma que você apresenta as suas opiniões, fatos e ideias.

Uma outra dica que dou, mas que eu ainda vou testar, é adotar um mascote para o blog – eu estou super animada com isso. Criar um mascote para o blog é uma outra maneira de aumentar a fidelidade dos leitores, pois as pessoas vão sempre se lembrar mais do seu blog do que de outros. Se você está se perguntando do que eu estou falando, confira a mascote “Vovó Mary” do blog de Andrea Vahl, o boneco do explorador do SocialMediaExaminer ou o robô do Moz, etc. Seja criativo com mascote e teste se ele funcionará para o seu negócio.

Se você já criou ou leu sobre anúncios do Facebook ou landing pages você deve conhecer o termo UVP (Proposta Única de Valor). Isso é o que a sua empresa oferece que a destaca da concorrência, podendo ser um desconto ou uma oferta, uma nova tecnologia ou um modo especial de fazer negócios.

O seu blog precisa de seu próprio UVP.

Você está atualizado sobre os principais acontecimentos do seu setor? Os seus leitores vão até você para obter informações que eles não conseguiriam em nenhum outro lugar? Nesse ano abrace essa ideia. Lance uma #novidade publicada toda quarta-feira, fazendo com que os seus leitores saibam que toda quarta eles podem visitar o seu blog para checar a novidade.

Ah, e não esqueça de criar uma hashtag perfeita para seu nicho para espalhar a “viralidade” em mídias sociais e (agora) nas buscas do Google.

2.  Como conseguir os melhores resultados a partir do seu conteúdo

Pense no artigo do seu blog como uma ceia de Natal. Você vai conseguir tantas sobras dela que vai ficar difícil achar espaço na geladeira.

A pesquisa que você faz para escrever um ótimo artigo é valiosa, então não a faça somente uma vez. Pense nas estatísticas que você junta, elas são ótimas fontes para um infográfico. Os pontos principais do seu artigo podem ser resumidos e, uma simples apresentação do SlideShare.

Outras ideias:

– Escreva cinco artigos sobre o mesmo tema e faça um e-book;

– Use seus principais dados e estatísticas para comentar em blogs de outras pessoas;

– Reutilize sua pesquisa em artigos futuros;

– Aproveite os resultados de pesquisa mais intrigantes em posts no Twitter, Facebook e Google+.

Balancear o seu conteúdo de maneira inteligente é a melhor forma de usar seu tempo e energia. O nível de fidelidade dos leitores vai crescer crescer uma vez que você estará fornecendo conteúdo relevante e tópicos intrigantes. Pense nisso, se você dedica muitas horas fazendo pesquisas para os seus artigos, você realmente quer usar todas essas informações somente uma vez?

Quanto e com que frequência escrever:

Por conta do crescimento do conteúdo visual, veremos uma queda em artigos longos e factuais. Os leitores querem informação rápida e fácil de digerir. O blog da sua empresa deve refletir isso. Foque no balanceamento do seu conteúdo. Escreva artigos claros e curtos, faça infográficos atraentes e apresentações do SlideShare.

Você deve publicar diariamente. Colabore com outros blogs, aceitando publicações de outros bloggers e também escrevendo como convidado nesses blogs. Essa relação beneficia ambos, já que alivia a tensão quando você recebe um guestblog e ajuda a espalhar o seu conteúdo quando você escreve para outra pessoa.

3. O Surgimento do SMO

Otimização de mídia social está mudando a forma que nós entendemos SEO. Desde a chegada do algoritmo Hummingbird do Google em agosto de 2013 nós estamos focando mais em networking em redes sociais e menos em link-building, que representava grande parcela de SEO para bloggers.

A editora-chefe do blog ChamberofCommerce.com, Megan Totka diz: “O algoritmo Humminbird valoriza conteúdo que seja relevante e com potencial de compartilhamento. Quanto mais compartilhado nas redes sociais, mais alta é a qualidade concebida e melhor será o posicionamento no ranking do Google”.

O algoritmo original do Google considerava links para sua página. Quanto mais links você recebia na web (link-building), mais exposição online sua marca ganhava. Hoje, no entanto, o Google começou a valorizar compartilhamentos em redes sociais tanto quanto a inserção de links – nesse caso o Google+ é ainda mais valorizado.

Como você pode otimizar o seu blog para compartilhamento em redes sociais?

– Certifique-se de que as imagens dos seus artigos são apelativas e chamam a atenção, isso fará com que elas fiquem ótimas nos posts.

– Encurte os links que serão compartilhados com o bit.ly para deixa o conteúdo otimizado para redes sociais.

– Participe de comunidades no Google+ para direcionar membros ativos do seu nicho (cuidado para fazer spam, os moderadores dos grupos não terão problemas em te expulsar).

– Se você ainda não possui, precisa incluir uma barra de ferramentas para compartilhamento em redes sociais no seu blog. Isso pode aumentar a “viralidade” do seu conteúdo em até 700%.

4. A melhor maneira de promover o seu blog

Marketing de Influência será a prática de marketing dominante nesse ano. Agora você dever estar se perguntando o que é isso exatamente. Eu te explico.

Marketing de Influência é a estratégia de criar relacionamento com um influenciador no seu setor – e através dele aumentar a influência do seu negócio.

Veja este exemplo. Em outubro de 2013, Cleyton Torres tweetou um link para um dos nossos e-books pelo perfil de seu blog, @midia8. Para melhor compreender esse exemplo você precisa saber que o blog possui cerca de 260.000 seguidores no Twitter. Naquele período, o nosso e-book recebeu centenas e centenas de downloads, de usuários vindos do Twitter. Por que será?

LEITORES-FIEIS

A qualidade do e-book fez o resto e a frequência de leitura nunca mais voltou ao que era antes da metade de outubro.

Por exemplo, vamos supor que você tenha desenvolvido um plug-in incrível para WordPress, mas o alcance está muito ruim. Com Marketing de Influência você pode fazer contato com as pessoas mais poderosas que dedicam suas vidas a encontrar o plug-in mais quente para o WordPress.

Quais serão os efeitos no sucesso do seu pequeno plug-in se ele estive na lista “10 plugins  para WordPress mais necessários de 2013 que todo blogger deveria conhecer” escrita (em inlês) por Jeff Bullas?  Tenha em mente que Jeff Bullas possui 210.000 seguidores no Twitter e 25.000 fãs no Facebook. Consegue imaginar?

Você precisar acompanhar as pessoas mais influentes do seu setor.

Encontre seus influenciadores:

– Confira quem são seus possíveis influenciadores em um dos três sites mais populares de métricas: Klout, Kred e PeerIndex. Esses sites determinam o alcance da presença de cada indivíduo online.

– Dê uma olhada nos seguidores destes possíveis influenciadores (não somente no números). Quantos seguidores em comum vocês possuem? Os seus concorrentes seguem os mesmos influenciadores?

– Eles compartilham o conteúdo de outras pessoas? Ou somente os deles? Eles tem uma tendência a trabalhar com ou promover outras pessoas?

Como fortalecer/criar um relacionamento:

– Escreva uma artigo mensal “O melhor de” incluindo os influenciadores. Lembre-se de @mencioná-los quando publicar no Twitter.

– Faça uma lista de fontes incríveis para o seu setor, incluindo o website ou a ferramenta do influenciador.

– Comente no blog de um influenciador. Seja perspicaz e inteligente, não faça somente elogios.

– Use Google Hangouts para entrevistar um influenciador – faça perguntas pertinentes e inteligentes e promova o produtos final.

– Faça um artigo no seu blog resumindo um artigo, descoberta ou estudo escrito pelo influenciador. Não esqueça de creditar a fonte no final.

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a ter uma melhor ideia sobre qual dever ser o foco neste novo ano. Lembre-se de focar em compartilhamentos em redes sociais e pesquisar sobre as mudanças que o Humminbird fez em SEO. Seja criativo com os formatos dos artigos de seu blog e teste um tema semanal (e me conte como foi!)

Você já usa qualquer uma das estratégias citadas neste artigo? Compartilhe aqui !