Acesso rápido

O blog empresarial como um aliado do e-commerce

por Dayana Paro Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Um blog empresarial pode ser a ponte que faltava entre a sua marca e o público-alvo. Um canal que dá voz ao negócio pode fortalecer a relação com os clientes, atuando inclusive como uma estratégia importante de vendas. Viabilizar a ferramenta não é difícil e está longe de ser caro. Mas requer alguma dedicação.

Existem diversas plataformas gratuitas para lançar um blog. Mas é a frequência de publicações de conteúdos relevantes e que tragam respostas à necessidade de prospects e clientes que pode garantir o seu número de acessos. Em resumo, a atenção a alguns fatores básicos na fase de planejamento pode fazer com que o blog se torne uma ferramenta de marketing digital que traz resultados para a empresa, independente de qual seja a sua área de atuação.

Neste contexto, um blog corporativo pode ser um grande aliado do e-commerce, desde que siga alguns passos básicos a partir do seu lançamento:

Garanta regularidade nas publicações

Depois da implementação do blog, é preciso garantir um fluxo contínuo de publicação dos conteúdos. De início, publicar um artigo por semana pode ser o suficiente para consolidar a plataforma diante dos clientes e do público-alvo.

À medida que os conteúdos forem sendo publicados, o blog deve ganhar escala de produção. Isso ajuda a atrair mais clientes em potencial e melhora o posicionamento do site nos buscadores da internet, como o Google. Na prática, a chance de um site ou blog com muitos conteúdos publicados aparecer para os usuários de modo orgânico é maior.

Torne o blog um canal de comunicação com os clientes

Além de publicar com frequência, analise periodicamente temas e assuntos que mais tiveram acesso. Leve em conta também como os visitantes chegaram ao seu site, verificando os canais e palavras-chave mais buscadas. Esses dados sinalizam o que atrai a atenção do público, e dão pistas importantes para a produção de novos textos. Essas informações podem ajudar, inclusive, a gerar insights e delimitar outras estratégias para a empresa atingir, de maneira geral, um público maior.

Embora o blog seja uma boa ferramenta de propaganda, evite textos voltados só para a autopromoção da marca. Lembre-se de que informações úteis e que impactam a rotina dos seus clientes e prospects é que podem garantir mais acessos e creditar autoridade à empresa. Escrever sobre questões relacionadas ao seu mercado de atuação contribui para que sua marca seja referência de pesquisa sobre aquele tema.

Os comentários dos posts também são importantes. Por eles é possível interagir mais diretamente com o público, recebendo e dando feedbacks. De maneira geral, quanto mais canais de atendimento e relacionamento com os clientes, maiores são as chances da empresa conquistar seu público e passar uma imagem de confiança. Essa relação pode trazer, inclusive, ideias de novas e futuras abordagens para o blog.

Adote boas práticas de produção de conteúdo na web

Ser objetivo, claro e direto é a melhor maneira de transmitir uma mensagem. Na web, evite blocos de textos muito longos, que tornam a leitura cansativa. Imagens e gráficos também facilitam a compreensão e deixam o texto mais leve. Além disso, pesquise termos que os usuários buscam na internet para encontrar soluções ou produtos que serão oferecidos no e-commerce.

Utilizar essas palavras-chave ao longo dos textos do blog contribui com o ranqueamento do site nas buscas feitas no Google e na geração de tráfego orgânico para o e-commerce.

Outro ponto importante: antes de publicar o texto, certifique-se de corrigir possíveis erros de ortografia ou concordância. O ideal é que outra pessoa também revise o conteúdo para minimizar a chance de erros.

De tempos em tempos, é necessário realizar otimizações e melhorias nos conteúdos já publicados. O cuidado para manter informações atualizadas é o que vai conferir credibilidade à empresa e manter o fluxo de acessos à página.

Em sua essência, um blog corporativo tende a ser um meio de promoção da marca e de aproximação com o público, mas contribui até mesmo na geração de vendas. Através de análises de métricas e indicadores, identificamos que o blog é um importante canal para a empresa, capaz de gerar mensalmente vendas diretas e assistidas no site por conta do conteúdo publicado.

Considere o valor dessa ferramenta para um e-commerce e siga as dicas acima para garantir que o blog da sua empresa tenha qualidade e traga resultados.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.