Blockchain: porque todos os negócios terão que recomeçar

por Luiggi Senna Sexta-feira, 01 de dezembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Roubaram os dados de milhões de usuários! Justiça do trabalho dá ganho de causa a motoristas de aplicativos! Empresa processada por roubo de informações confidenciais!

As 3 manchetes se referem a apenas 1 empresa que vem transformando a relação entre clientes e fornecedores. Essa mesma transformação se vê em diversos segmentos: hotelaria, comunicação, restaurantes, logística, arquitetura, desenvolvimento de software, etc. Mas como uma empresa reconhecida pela inovação e por trazer o futuro mais rápido, conseguiu prosperar com tantos reveses?

A meu ver, a resposta é simples e a mesma para todas essas empresas que vem revolucionando a forma como fazemos as coisas. Elas aproximaram tecnologias existentes do dia a dia das pessoas comuns. E com isso, facilitam nossas vidas, barateiam os custos de transação, aumentam a competição, indicam os melhores forecedores etc.

Então estamos diante de empresas que farão o mundo melhor, ou não? Minha resposta é que esses negócios que estão surgindo e crescendo a velocidades assustadoras, ainda estão se acomodando a melhor forma para prosperarem no longo prazo. A velocidade com que inovações tecnológicas estão sendo entregues, está dando trabalho para os empreendedores e gestores encontrarem o melhor caminho.

E o que o Blockchain tem a ver com isso? Primeiramente, vamos revisar o conceito.

Blockchain é uma tecnologia que permite que dados sejam armazenados de forma mais eficiente e segura, usando criptografia. Os dados são armazenados em blocos (block) e encadeados, como em uma corrente (chain). Cada transação é realizada entre 2 participantes (peer-to-peer), obedecendo a regras pré-definidas em um algoritmo computacional, chamados de smart contracts. Os dados não são armazenados em um servidor e sim distribuídos em todos os computadores que participam da rede onde as transações estão sendo realizadas. Assim, para alterar qualquer dado da rede, os participantes devem validar a transação, através de um consenso.

Grifei palavras chaves para o blockchain e que eu acho mais essenciais ainda para o futuro dos negócios: criptografia, peer-to-peer, smart contracts, dados distribuidos e consenso. Essas palavras estão associadas aos seguintes temas importantes que vou falar: SEGURANÇA, CONFIANÇA e PEER-TO-PEER.

Cada vez mais buscamos soluções de indivíduos, especializados em seu ramo de atuação. Start-ups especializadas em alguma solução se multiplicam. Contratamos serviços de arquitetura, desenvolvimento de software, consultoria usando plataformas que permitem acessar profissionais com competências bem específicas e recomendados por outros clientes que utilizaram seus serviços.

Ganham mercado produtos saudáveis, orgânicos, produzidos por pequenos produtores. Podemos comprar pratos de alta qualidade e preços competitivos de micro restaurantes. Diversos aplicativos de logística, tanto para transporte de produtos como para o nosso próprio deslocamento, permitem que possamos contactar profissionais rapidamente e seleciona-los de acordo com a qualidade de atendimento desejada.

Resumindo, cada vez mais as transações peer-to-peer ganham espaço. E o que isso significa? Que intermediários estão perdendo espaço, permitindo o cliente final pagar menos e os fornecedores, especializados em suas soluções, ganharem margem.

Acredito realmente que essa tendência de relações diretas, sem intermediários irá se fortalecer. Carece de modelagem quantitativa, mas como tenho afirmado em outros artigos, acredito que através da utilização de plataformas, as transações peer-to-peer tendem a ser muito mais eficientes globalmente, do que o modelo atual, onde cada player do mercado possui sua própria solução verticalizada.

A outra palavra-chave é confiança. Atualmente há um custo muito alto para se poder transacionar com base em confiança. Diversas indústrias trabalham com esse objetivo: bancos, advogados e contratos, cartórios, sistemas de informações gerenciais, bancos de dados. Com o blockchain e a utilização dos smart contracts, esse custo reduz drasticamente, decretando o fim de muitos negócios que sobrevivem cobrando para gerar transações confiáveis.

O bitcoin tem entre os seus objetivos acabar com o custo de transação entre moedas. Já podemos enviar dinheiro para outros países sem pagar os altos custos bancários. Os smart contracts podem ser usados para garantir que qualquer transação ocorrerá dentro de parâmetros previamente definidos. É um algoritmo computacional.

Além disso, temos uma tendência muito forte na utilização de avaliações e recomendações. Avaliamos locais, produtos e serviços e cada vez mais estamos decidindo baseados nessas avaliações. Ainda há casos de avaliações manipuladas. No caso do blockchain, não há como fazê-lo. Sendo assim, temos uma solução completa para a questão da confiabilidade no processo de compra. Teremos certeza de estar escolhendo a qualidade e preço adequado e os negócios serão promovidos muito mais facilmente através da recomendação dos clientes.

Em relação à segurança da informação, o próprio conceito do blockchain que utiliza criptografia avançada e dados distribuidos, tem sido provado pelo menos desde a criação do Bitcoin, em 2008, com sucesso. É claro que a tecnologia ainda precisa de diversos ajustes e melhorias para poder ser adotada em grande escala. Mas a evolução tem sido rápida.

Diversos negócios já estão sendo criados utilizando blockchain, desde aqueles com o objetivo de melhorar a própria evolução dessa tecnologia, como também aqueles que buscam revolucionar a forma de fazer negócios. Lembram do exemplo do primeiro parágrafo? Já há um competidor direto funcionando em blockchain. Motoristas e clientes se relacionando diretamente, sem intermediários.

Já há também propostas de negócios incipientes, se propondo a mudar cada aspecto do nosso dia a dia. Inclusive o varejo. Portanto, estamos vivenciando a era onde fazer negócios terá mudado completamente e onde os custos de transação e de troca de marca terão se reduzido drasticamente.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.