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Como a tecnologia blockchain irá revolucionar o marketplace?

por Stefan Rehm Quinta-feira, 19 de julho de 2018   Tempo de leitura: 10 minutos

A blockchain — ou cadeia de blocos, em português — pode ser definida como um grande banco de dados que permite o registro de diferentes tipos de informações. Sempre que algum dado é armazenado, cria-se uma assinatura digital única, formada por letras e números, o que atesta a legitimidade do que foi cadastrado. Isso porque os registros são gravados utilizando Distributed Ledger Tecnology (DLT) e assim, não podem ser alterados posteriormente, o que determina a confiabilidade dos dados.

A princípio, a blockchain foi desenvolvida para viabilizar transações de criptomoedas. Hoje, ela é utilizada para outros fins além de operações financeiras, e um dos mercados que está se beneficiando dessa tecnologia são os marketplaces.

O que são blockchain marketplaces?

A tecnologia blockchain permite a realização de transferências de ativos e outros arquivos por meio de transações totalmente seguras e transparentes. Ela dispensa o envolvimento e a supervisão de um intermediário, uma vez que o software já apresenta uma estrutura controlada, visível e aberta a todos os envolvidos.

No caso dos marketplaces, os compradores podem ter a confiança de que os produtos disponibilizados pelos vendedores são genuínos, além de ganhar com a oferta de preços mais atraentes — uma vez que a concorrência passa a ser aberta.

Assim, o mercado passa a ser descentralizado, caracterizado por uma cadeia peer-to-peer. Ela conecta diretamente produtores, vendedores e clientes, sem a necessidade do envolvimento de terceiros.

A forma de fazer negócio não muda: os vendedores disponibilizam seus produtos e oferecem informações sobre eles. Enquanto isso, os clientes procuram por esses itens e fazem as compras de acordo com a sua necessidade. Porém, existem diferenças substanciais entre marketplaces tradicionais e descentralizados.

Como a Blockchain impacta os marketplaces

A blockchain pode transformar o funcionamento dos marketplaces e atrair novas formas de fazer negócio para todos os envolvidos. Observe agora alguns pontos de diferenciação entre marketplaces tradicionais e aqueles baseados nessa tecnologia.

Smart contracts

Os smart contracts (contratos inteligentes) são softwares autoexecutáveis escritos em linguagem de programação. São capazes de processar as informações determinadas no acordo e seguir conforme as condições preestabelecidas no contrato. Em outras palavras, ele pode permitir que uma transação financeira seja feita automaticamente assim que as partes envolvidas assinam digitalmente um documento.

Hospedagem descentralizada

Como dito, os produtores e vendedores podem se conectar a seus clientes diretamente, sem a influência de um intermediador. Isso quer dizer que a hospedagem não ocorre de forma centralizada, sob supervisão, como nos marketplaces tradicionais. Cada um dos sellers teria que hospedar um pedaço deste marketplace comum.

Redução de tarifas e preços

Um impacto direto da descentralização é a diminuição dos custos em infraestrutura, o que reduz os preços significativamente. Sem a atuação de um intermediário, as taxas cobradas pelas transações também diminuem.

Flexibilidade nos termos e condições

Uma plataforma baseada em blockchain permite que os vendedores e consumidores negociem, sem as restrições impostas por intermediários, e criem suas próprias regras de acordo com as suas próprias necessidades.

Ambiente mais seguro

A remoção dos intermediários, existentes no marketplace tradicional, viabiliza transações que podem ser rastreadas dentro de um registro público. O alto nível de transparência e segurança reduz praticamente a zero a possibilidade de ocorrência de fraudes.

Maior transparência nas transações

Por falar em transparência, vale destacar que a tecnologia blockchain torna a plataforma auditável por todos os participantes. Além de contribuir assegurando preços mais justos, os clientes ainda podem fazer a escolha do vendedor que melhor atende às suas necessidades.

Oportunidades em marketplace

Marketplaces que utilizam blockchain conectam, sem intermediários, produtores, vendedores e consumidores. Assim, conclui-se que qualquer negócio que opere como intermediário hoje pode estar correndo o risco de tornar-se obsoleto.

Apresentamos aqui algumas das soluções possíveis para marketplaces, baseadas em blockchain.

Integridade e Propriedade

Para a afirmar a integridade e propriedade das informações inseridas, tanto para os varejistas quanto para os consumidores, existe a proof of ownership – funções criptográficas anexadas a um registro –, que impossibilita alterações de dados após a certificação. Caso algum conteúdo seja modificado, o certificado é invalidado.

Assim, quem detém a chave privada associada à assinatura consegue provar que é proprietário de determinada informação, garantindo o consenso entre as partes.

Pagamentos sem intermediários via Criptomoedas  

Marketplaces geralmente aceitam diferentes formas de pagamento, porém cada transação cobra uma taxa nominal e individual dos consumidores ou vendedores.

Com a blockchain, os pagamentos poderiam ser instantâneos, sem intermediários, e podem ser realizados por meio de tokens (criptomoedas como a BitCoin). Com isso, é possível oferecer taxas mais baixas que marketplaces como a Amazon e Ebay, que tem custos de pagamento entre 2% e 5%.

Alguns exemplos de blockchain marketplaces

OpenBazaar

O OpenBazzar é um dos primeiros marketplaces peer-to-peer. Qualquer pessoa pode realizar o download e utilizá-lo. Nele, todos os usuários têm um par de chaves que é utilizado para assinar transações e deixar os dados anônimos — visto que esse mercado se concentra na questão da privacidade. Interessante ressaltar que, diferente de sites como Amazon e Ebay, a transação acontece diretamente entre compradores e vendedores. Assim, fazem do OpenBazzar um e-commerce totalmente free.

Crafty

É o primeiro marketplace de serviços baseado em blockchain no Brasil. Teve origem na plataforma Diaríssima, focado no mercado de diaristas. Agora, a empresa Crafty pretende incluir outros profissionais, oferecendo não apenas serviços domésticos, mas também pequenos reparos, cuidados com idosos, mecânicos, entre outros tipos de serviços. Nessa plataforma, a reputação dos prestadores de serviços fica armazenada na blockchain, e as avaliações ficam disponíveis para consulta. Ela também utiliza uma criptomoeda própria (igualmente nomeada Crafty), e os valores contratados são livremente negociados entre as partes.

Ink Protocol

A natureza do Ink Protocol permite que os vendedores consigam “carregar” sua reputação para outros mercados e vender em todos eles, ou de trocar de um para o outro sem precisar reconstruir sua imagem — o que não ocorre em marketplaces tradicionais centralizados.

Isso também serve para pagamentos. Nesse caso, o cliente deixa um feedback sobre a transação concluída para o vendedor, que pode ser vista por qualquer pessoa que tenha acesso à plataforma, formando o histórico do vendedor. Sempre que é feita a confirmação de recebimento é gerada uma ordem para pagamento.

Blockchain e o futuro dos marketplaces

É muito provável que novos marketplaces baseados em tecnologia blockchain surjam, e que esse movimento obrigue os marketplaces tradicionais a repensarem as suas estratégias, se quiserem se manter competitivos no mercado.

O que fica cada vez mais claro, é que a blockchain vai revolucionar a realização dos negócios online, seja impactando a cadeia logística, ou transformando o funcionamento dos marketplaces.

 

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