Black Friday: seu site é seguro?

por Patrick Negri Segunda-feira, 18 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Chegou o momento mais esperado para o varejo. Na última semana de novembro, acontece a edição de 2019 da Black Friday, que já funciona como um esquenta para as compras de Natal.

Para conquistar a satisfação do cliente  é preciso proporcionar a ele uma experiência encantadora. Afinal, quando o consumidor escolhe comprar em um ambiente online, ele quer conforto, praticidade e, acima de tudo, segurança em seu pagamento.

Site seguro

Sempre é tempo de deixar seu site seguro. No entanto, com o mercado aquecido, é preciso tomar muito mais cuidado com as fraudes. Para se ter uma ideia, o Brasil é o segundo país com a maior tentativa de fraudes no mundo, ficando atrás apenas do México.

De acordo com um dado que temos em mãos e que foram cedidos pela Konduto, nossa parceira na iugu, no primeiro semestre deste ano, esse índice chegou a 2,88%. Nesse mesmo período, as lojas on-line brasileiras tiveram 132 milhões de pedidos.

Ou seja, se aplicarmos a taxa (2,88%), seriam mais de três milhões de transações de origem fraudulentas. O que significa uma tentativa a cada 35 pedidos ou uma tentativa a cada quatro segundos.

São números alarmantes e é por isso que precisamos falar mais sobre. Você sabia que as operadoras de cartões de crédito não permitem que as tentativas de fraudes nas lojas virtuais atinjam mais que 1% do faturamento bruto?

Caso contrário, a empresa está sujeita a advertências, multas e descredenciamento. Além de ter a operação prejudicada, a reputação da sua marca também será impactada. Essa modalidade de pagamento corresponde a 70% do market share no e-commerce. Vamos tomar bastante cuidado!

Como se preparar?

Muitos me perguntam como se preparar para este período. Por isso, minha primeira dica é tomar cuidado no cadastro de clientes.

Isso porque a facilidade de obter informações promove a ação criminosa na tentativa e erro para finalizar as aquisições em nome de terceiros. É fundamental aplicar uma triangulação de dados, que tem como objetivo coletar e cruzar informações.

O consumidor da atualidade é antenado, exigente e gosta de pesquisar bastante antes de comprar, especialmente em época de Black Friday.

Dessa forma, é possível rastrear seus desejos e intenções e, assim, entender o seu comportamento. Fique alerta se um potencial cliente não fizer tanta busca ou se fizer pausa antes da finalização.

Atenção redobrada também se houver várias pequenas compras em períodos muito curtos. Esse comportamento pode indicar uma tentativa de fraude por meio dos famosos “testadores de cartão”.

Esse golpe acontece quando encontram uma loja virtual vulnerável, pois realizam diversas transações até conseguirem um alto volume de compras.

Black Friday

Para participar da Black Friday de forma intensa e competitiva, o seu site precisa oferecer um suporte que garanta uma experiência positiva, pois o número de pessoas que visita e-commerces nesse período é bem superior, o que pode acarretar falhas sistêmicas, dando brecha para pessoas mal-intencionadas.

Por isso, é preciso cuidar da infraestrutura visando minimizar as tentativas de fraudes, garantir maior permanência no site, gerar boas conversões e, de quebra, aumentar o ticket médio.

Um bom sistema de cobrança será seu grande aliado durante a Black Friday, pois ele oferece segurança para realizar as transações dentro do ambiente virtual. Para isso, você pode contratar um serviço que poderá contar com uma ferramenta que contemple um checkout transparente e ágil.

Nesse contexto, aplicar um  sistema de cobrança recorrente que disponibilize meios de pagamento – boleto, cartão de crédito, transferência e depósito bancário – pode fazer toda a diferença.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.