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Otimizando a gestão multicanal durante a Black Friday

por Wendell Damato Quinta-feira, 04 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

A Black Friday exige um grande preparo para capturar as oportunidades com o aumento de vendas no e-commerce próprio e no marketplace. Nesse período, é importante que os lojistas estejam ainda mais atentos à qualidade e à eficiência operacional.

A experiência do consumidor durante a data pode ser um divisor de águas para muitas lojas. Ela é responsável por fidelizar ou afastar os clientes. É por isso que o gestor não pode se perder em meio aos pedidos que recebe de diferentes canais, nem com o estoque que possui.

Nesse sentido, da mesma forma que é importante definir uma estratégia de marketing, é fundamental fazer um planejamento para otimizar a gestão, considerando o aumento no fluxo de pedidos.

O que é preciso considerar na gestão operacional durante a Black Friday?

Canais de venda

Você pode ter uma loja virtual própria e vender seus produtos em mais alguns canais de marketplace. Isso será útil na hora de aumentar suas oportunidades de negócios e, consequentemente, o faturamento de sua loja.

Por outro lado, é importante ter comprometimento com os clientes de todos os canais. Isso exige manter o controle e a visibilidade de tudo o que acontece na sua operação durante a Black Friday para garantir uma gestão eficiente.

Estoque

O estoque de produtos também é essencial para atender à demanda do consumidor. Durante datas como a Black Friday, é preciso analisar bem a quantidade de itens que será comprada de cada SKU.

Além disso, no caso da gestão multicanal, é importante centralizar informações de produtos e estoque. Pois, assim, evita-se perder vendas por falta de estoque quando há unidades disponíveis do item em outro canal.

Aumento do fluxo de pedidos

Durante a Black Friday, sua loja irá receber mais pedidos. Assim, precisará atualizar os status de separação do produto, emissão de nota e informações de envio em todos os canais de venda.

O grande volume de informações de pedidos sinaliza que sua loja está no caminho certo. Além de estar aproveitando as oportunidades de vender na Black Friday. É importante manter o controle desses dados e notificar todos os clientes sobre o andamento do processo de compra.

Experiência do cliente

O controle da operação afeta diretamente a experiência de compra e percepção do cliente sobre sua loja. Por isso, quando planejar ações para otimizar sua gestão multicanal, sempre questione o quanto elas irão contribuir para o aumento da eficiência dos processos operacionais.

Se a gestão demandar menos tempo em processos repetitivos, sobrará mais tempo para olhar os resultados e a experiência do consumidor.

Como otimizar todos esses pontos na gestão multicanal?

Depois de conhecer os pontos mais sensíveis da gestão multicanal na Black Friday, é preciso rever seus processos operacionais para que eles supram todas as necessidades de melhoria do negócio para a data.

O primeiro passo é considerar quais aspectos são uma prioridade para o seu negócio. E, então, o que é preciso modificar em seu atual modelo de gestão e quanto tempo você possui para fazer essas melhorias e deixar tudo funcionando antes de a Black Friday começar. Essa percepção é crucial. Pois evitará o adiamento de ações importantes para controlar o aumento do fluxo de informações durante a data.

Além disso, é válido considerar a utilização de um integrador de marketplaces. Ele centralizará as informações de seus canais de venda, incluindo estoque e pedidos. Com isso, será mais fácil fazer ações em massa. Dessa forma, o negócio ganhará tempo para fazer atualização de status, emitir notas, etiquetas de envio e controlar toda a operação.

Os processos integrados ficam muito mais rápidos, eficazes e auxiliam na hora de manter a administração do negócio dentro do esperado. Além de respeitar todos os prazos e contribuir para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Publicado originalmente na edição 46 da Revista E-commerce Brasil.

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