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Black Friday – Os E-commerces menores também entram nessa?

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Black Friday é o nome dado ao dia seguinte ao “Dia de Ação de Graças”, celebrado nos EUA, data comemorativa mais importante para o varejo americano, que antecipa as compras natalinas com uma série de promoções e queima de estoque.

A tradição americana cresceu e rompeu fronteiras, ficando conhecida mundialmente como uma excelente oportunidade para fazer compras nos mais variados segmentos. Em 2010 a ideia chegou a terras brasileiras, por iniciativa de uma empresa especializada em descontos na Web. Assim, o primeiro Black Friday do Brasil aconteceu, oficialmente, no dia 26 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

Desde então a data se repete todos os anos e, no Brasil, ganhou a particularidade de ser muito mais forte no Comércio Eletrônico do que no varejo tradicional.

Em 2012, foram movimentamos mais de R$ 217 milhões durante a data. No entanto, alguns E-commerces de renome nacional foram notificados por veicularem ofertas incoerentes. Atentos ao fato, a organização da Black Friday no Brasil firmou uma parceria com a Camara-e.net, responsável pelo Código de Ética para o Black Friday.

Além disso, a parceria criou o selo Black Friday Legal. Para participar é preciso ler e respeitar o Código de Ética do evento, preencher um cadastro e aguardar a aprovação dos organizadores. Segundo a equipe de Comunicação e Marketing da Camara-e.net ainda dá tempo de se inscrever e receber o Selo do Black Friday Legal para inserir em seu E-commerce.

Lojistas menores e ou que não queiram aderir ao Selo, também podem participar, mas é preciso estar atento: o consumidor hoje é bem informado e amparado legalmente para questionar ofertas que não sejam coerentes. Além disso, essa é uma excelente oportunidade para ganhar clientes de primeira compra e oferecer uma experiência positiva, que é a peça-chave para fidelizá-los.

Pense em aproveitar essa oportunidade, já que as perspectivas para a Black Friday 2013 são extremamente positivas. De acordo com a Associação Brasileira do Comercio Eletrônico, a data deve movimentar aproximadamente R$ 340 milhões. Um crescimento de 56% comparado ao ano passado.

O conselho é: Usem a data para buscar novos clientes, mas que só façam isso com planejamento e somente se puderem oferecer promoções reais e vantajosas para o comprador. Assim, todos ganham!