Logo E-Commerce Brasil

Black Friday e Natal: uma estratégia de afiliados que vá além da conversão

Por: Luiz Tanisho

Formado em contabilidade pela FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e finanças pela FGV, além de formação técnica em telecomunicações pela ETEP (Escola Técnica Professor Everardo Passos), o atual vice-presidente global e country manager Brasil da Rakuten Advertising Luiz Tanisho, possui uma longa trajetória profissional no mercado financeiro, com passagens por grandes empresas multinacionais. Após uma passagem de dois anos pela Ericsson, como técnico e analista de Telecomunicações, Tanisho assumiu a posição de pesquisador na GVcepe, Centro de Estudos de Private Equity e Capital Venture da Fundação Getúlio Vargas. Após pouco mais de 1 ano migrou para a ERSA Investments como analista financeiro. A próxima etapa da sua carreira foi na Trindade Investimentos como associado. Por lá ficou quase três anos quando recebeu o chamado da Callix para se tornar diretor financeiro. Após um período de 2 anos e meio, em julho de 2013, foi convidado para virar gerente de finanças da então Rakuten Marketing. E desde então, tem construído uma sólida carreira dentro do grupo Rakuten. Em um período de 1 ano já se tornava head de administração e finanças para depois ser promovido a country manager e head de expansão Latam. Com a fusão de três empresas do grupo e a chegada da Rakuten Advertising no mercado brasileiro, foi alçado ao cargo de vp global, mas ainda com as atribuições de country manager Brasil da companhia.

Um dos períodos mais movimentados do ano para o comércio se aproxima. E muitas marcas já começaram a traçar suas estratégias para uma maior conversão em vendas. Planejar o aumento do ticket médio é a cereja do bolo para datas como a Black Friday e o Natal. Mas elas também trazem ótimas oportunidades para um trabalho de fortalecimento de marca. Isso pode resultar em engajamento, fidelização e, consequentemente, conversões futuras. Para alcançar esse objetivo, os recursos oferecidos pelo marketing de afiliados podem fazer a diferença.

Em 2020, como já era esperado por causa da pandemia de Covid-19, as vendas online dominaram a Black Friday. Segundo dados da consultoria Ebit|Nielsen, o e-commerce movimentou R$ 3,1 bilhões somente no dia 27 de novembro. O valor representou aumento de 24,8% em relação à mesma data em 2019. Movimento parecido foi observado durante o período que antecede a data: o faturamento cresceu 30% uma semana antes entre os varejistas.

Com maior interesse do consumidor por essa modalidade de compra, aumentam também as oportunidades para as marcas. O comportamento de consumo segue vertiginosamente para o online. Por isso, considerar uma estratégia de afiliados, mais do que representar um canal adicional de vendas para o varejo, pode significar a chance de as marcas aumentarem seu awareness.

Atualmente, o mercado conta com recursos que permitem recompensar um afiliado em diferentes momentos da jornada de compra. É possível pagar comissionamento pelo primeiro clique, pelo último clique que levará à conversão ou até mesmo pelo redirecionamento do tráfego. Alguns protocolos, processos e tecnologia já existentes podem, por exemplo, garantir a qualidade nesse tipo de transação. Em outras palavras, um afiliado pode gerar leads mais qualificados para um site ou e-commerce.

São usuários que, caso não cheguem até a conversão por meio de ofertas e descontos lançados em datas comerciais, continuarão cativos às redes sociais das marcas. Isso aumenta consideravelmente as chances de que a venda aconteça em um momento de maior sentido para jornada de compra desses consumidores.

Uma audiência engajada não vai realizar compras apenas nos picos de venda, mas sim de forma recorrente, porque se identifica com a proposta de valor e com a oferta de serviços das marcas. Por isso, uma estratégia de afiliados vai além das vendas em um determinado período. Uma empresa que esteja em busca de maior reconhecimento de marca pode, por exemplo, decidir comissionar a mais por afiliados que levem tráfego com o primeiro clique até seu ambiente digital.

A partir desse passo, é necessário segmentar e nutrir os leads gerados por meio de um trabalho de personalização de ofertas e conteúdos. Com isso, o marketing de afiliados pode ajudar sua marca não apenas a aumentar o ticket médio em datas específicas, mas também a gerar receita contínua no longo prazo. Pensar a Black Friday e o Natal para além da conversão é a garantia de retorno recorrente com a certeza de um investimento que renderá resultados no presente e no futuro.