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Como desenvolver uma análise da concorrência durante a Black Friday

Por: Jefferson Costa

Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Marketing. É gerente de Market Intelligence na Admatic e na Sieve, que fazem parte da B2W Services, grupo de empresas "best in class" em soluções de tecnologia e logística.

É claro que boa reputação e um site seguro são essenciais para garantir melhores resultados na Black Friday. Mas se você e seus concorrentes estão equiparados nestes pontos, o que será decisivo para o cliente é justamente o “motor” que movimenta a data: encontrar os melhores preços para comprar o produto.

Se o preço é que comanda os negócios, então seu e-commerce precisa ter total atenção para se manter com as melhores ofertas para os produtos que vende. Isso exige definição de objetivos, mineração e análise de dados, observar quando seus itens saírem de estoque ou você for o único varejista com estoque para ele. Tome decisões assertivas e analise resultados.

Algumas perguntas relevantes:

  • De todos os produtos que você tem hoje, quantos deles têm o melhor preço ou ofertas empatadas com outros lojistas?
  • De todas as ofertas que você tem hoje, em quantas delas há alguém mais (concorrentes) vendendo o mesmo produto?

Como ter percepção dos produtos e concorrentes na Black Friday?

1) Defina seus limites de preço

Se você quer entrar no jogo da precificação, é necessário entender até onde pode baixar o preço – e ser muito competitivo sem prejudicar as bases do negócio – e subí-lo – capturando margens mais altas, mas dentro de um valor realista que o consumidor ainda esteja disposto a pagar pelo produto.

2) Note se você está perdendo pelo preço – normal e com descontos à vista

Se estiver, vale fazer um reajuste. Às vezes, uma alteração de poucos centavos é o suficiente para os comparadores de preço apresentarem sua oferta com destaque. Só não vale perder tempo para fazer essa alteração porque agilidade é fundamental quando o assunto é precificação na Black Friday! Por isso, contar com a tecnologia e automatizar preços pode ser uma saída para manter a liderança em todos os cenários.

3) Conte com softwares de precificação inteligente

A tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos e hoje alguns softwares são fundamentais para quem pretende dominar o mercado na Black Friday. Essas ferramentas já são capazes de armazenar seus limites de preço, vinculá-los aos seus produtos e, ao mesmo tempo, monitorar produtos e preços de seus concorrentes.

Dentro da plataforma, você consegue criar regras automatizadas para readequar suas ofertas de acordo com ajustes aplicados por concorrentes. Na Black Friday, isso te permite, por exemplo, colocar um produto sempre um valor “x %” ou “x reais” abaixo da concorrência.

Mas como usar os softwares de precificação automatizada para monitorar concorrentes e sair na frente?

  • Vincule os produtos e preços de seu e-commerce;
  • Defina seus limites de preço máximo e mínimo para cada produto;
  • Defina os concorrentes e produtos que irá monitorar nessas ferramentas;
  • Analise sua diferença de preço para os concorrentes;
  • Caso esteja perdendo por preço e queira se posicionar com o valor mais barato, crie regras de precificação com base na concorrência. Você pode ajustar preços para que sejam, por exemplo, R$0,01 ou R$50 mais barato ou mais caro que a melhor oferta ou ter o preço 1% ou 10% abaixo ou acima do valor mais barato – todos os valores podem, claro, ser personalizados;
  • Caso esteja ganhando no preço e queira melhorar a margem, analise sua diferença para a segunda melhor oferta para entender quanto pode aumentar o preço e ainda ser a oferta mais barata, mas com uma margem maior;
  • Programe para receber alertas no seu e-mail sempre que estiver perdendo pelo preço ou adicione outros aspectos que desejar. Essa percepção te dá fôlego para cumprir todas as exigências do dia e ainda saber quando é hora de agir e alterar sua estratégia de precificação;

Seguindo essas dicas e com a ajuda de um software apropriado, dá não apenas para desenvolver uma boa análise da concorrência na data, mas ir muito além e manter a liderança! No mais, desejo sucesso para seu e-commerce durante a Black Friday e que você consiga fechar negócios expressivos a partir dessa percepção da sua e demais lojas!