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Black Friday chegou: sua loja está preparada?

Chegou! Na próxima sexta-feira vamos, mais uma vez, vivenciar a “Copa do Mundo” do e-commerce, só que durante a Black Friday, todo mundo pode ganhar. É a chance de, em único dia, faturar igual ou mais que em outros períodos importantes.

Como muitos lojistas, você também deve estar se preparando para essa data que, no último ano, movimentou, segundo dados do E-bit, R$ 1,64 bi.

Neste artigo não vamos apresentar táticas incríveis ou ferramentas “indispensáveis” para aumentar sua conversão. Você precisa agora respirar e pensar nos planos que já desenvolveu para a data.

O melhor caminho aqui é realizar um checklist com todos os pontos que precisam de atenção e uma possível revisão antes da principal data do varejo no Brasil.

Listamos os principais pontos de atenção que sua loja precisa “dar um check” pré Black Friday. Claro, dependendo do seu projeto podem existir outros, mas separamos aqui os principais:

(  ) Infraestrutura

Na Black Friday seu site tende a receber mais acessos que em outros períodos. Isso se deve ao apelo comercial da data, divulgação na mídia e ainda temos a injeção do 13º salário na economia, o que reforça o desejo e intenção de compra do consumidor.

Não é a melhor data para seu site se sobrecarregar e sair do ar. Por isso, verifique com seu TI ou fornecedor de tecnologia se tudo vai estar preparado para o dia 25 e, se preciso, realize testes.

Plataformas e ERPs também se preparam para o período, mas vale verificar se eles possuem algum contato para eventuais emergências que possam ocorrer em horários críticos, principalmente entre quinta feira (24) e sexta-Feira (25), que é quando os clientes buscam pelas melhores condições. Isso vale também para quem utiliza integradores com marketplace.

(  ) Suas ofertas já foram definidas?

O consumidor busca por preços diferenciados na Black Friday, mas para garantir a sustentabilidade do negócio, muitos lojistas não podem aplicar descontos em todos os produtos, nem mesmos gigantes do varejo fazem esse tipo de ação.

Esse fato cria a necessidade de selecionar os itens que serão ofertados e de destacá-los em seu site. Se ainda não fez essa separação, é importante correr com isso. Para ter uma base sobre o que vender na Black Friday, você pode fazer o download do Guia para vender mais na Black Friday, que foi lançado pela B2W Services. Nele existem dicas e números das edições anteriores da Black Friday.

Vale lembrar que os produtos selecionados devem ter um preço menor do que o ofertado nos últimos 60 dias.

(  ) Estoque

Definidos os produtos que serão comercializados, verifique sua disponibilidade no estoque. Se sua tecnologia permitir, insira um contador de peças no produto, assim, o cliente entende que o item é limitado e que precisa realizar a compra o mais rápido possível.

Vale também entender quais produtos em seu estoque podem se tornar “promoções surpresas” durante a data. Motivo? Imagine que você esteja performando muito bem durante o período e deseja aproveitar a visibilidade que a loja está recebendo.

E aí, vai perder esses consumidores por não ter promoções? É sempre bom entender quais produtos podem ter suas margens reduzidas para que você não perca oportunidades.

(  ) Budget e execução de planos de marketing

Para vender, o cliente precisa chegar até sua loja. Por isso, você precisa fazer algum tipo de divulgação, principalmente para os produtos com condições diferenciadas de preço. Se ainda não fez, dá tempo.

Nesse momento, um disparo para sua base de clientes, informando que você irá oferecer produtos com 10, 20, 30% de desconto ou qualquer outra ação que for realizar, já ajuda a atrair público para sua loja. Vale também impactar seus fãs no Facebook (e os fãs de seus concorrentes).

Se seus preços são competitivos com relação ao mercado, comparadores de preços e shoppings virtuais são outra estratégia a ser adotada. Todas essas ações podem ser desenvolvidas, mas é preciso correr. Se você já está com o plano de divulgação planejado, vale fazer aquela checagem nas segmentações e conferir se não existem pontas soltas.

(  ) Logística

Já conversou com seu parceiro logístico? Se não, faça isso agora. Entre em contato, entenda se ele terá um plano diferenciado para atender as demandas de vendas no período. Eles costumam atender mais que um e-commerce, por isso, é importante entender se, por exemplo, o SLA padrão será alterado. Lembre-se que uma data não cumprida pode significar a perda de um cliente.

(  ) Time interno preparado e motivado

Independentemente do tamanho de sua operação de e-commerce, seu time deve estar preparado e motivado para a data, entendendo sua importância para o negócio. Essa importância não é apenas pela receita que a Black Friday pode gerar, mas também pelos clientes que irão descobrir sua loja.

Por isso, reúna os colaboradores, divida seus planos com eles e mostre como cada um tem papel importante, seja no recebimento dos pedidos, embalagem e separação do produto, até mesmo o suporte ao cliente que está comprando e principalmente o pós-venda. Toda a empresa precisa estar em sintonia e disposta.

Essas são algumas dicas do que checar antes antes da próxima sexta-feira. Como disse no início do texto, seu negócio pode exigir outros pontos de atenção. Faça uma lista com todos eles e esteja preparado e motivado para fazer dessa Black Friday a melhor para seu negócio.

Boas vendas!